De 25 a 28 de março, a Sala Redenção recebe a mostra “Documentário e Militância na Ditadura Militar”. Com curadoria de Duda Ribeiro, a programação apresenta documentários sobre diferentes movimentos sociais, produzidos na época da ditadura. Apresentando sessões às 16h e às 19h, a mostra permite tecer um mosaico de lutas dos cidadãos, organizando uma perspectiva histórica da militância brasileira.
A mostra de cinema é fruto da tese de doutorado de Duda Ribeiro, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS. Em seu estudo, Duda aborda as obras audiovisuais brasileiras que atuam como ferramenta de denúncia e de intervenção em conflitos. A programação apresentada na Sala Redenção reúne os filmes mais instigantes encontrados em sua pesquisa.
As exibições dos filmes estão organizadas em 3 eixos temáticos de lutas sociais. O eixo “Reforma Agrária” aborda a luta por terras, enquanto “O Operariado Paulista” reúne filmes que clamam por melhores condições de trabalho. Por fim, “O Indizível” apresenta documentários que abordam diferentes pautas, como as crianças em situação de rua ou a denúncia às torturas e assassinatos da ditadura. A fim de aprofundar a reflexão sobre as lutas sociais, as projeções são acompanhadas de uma contextualização das obras, além de uma conversa com estudiosos da área de comunicação e cinema.
Como um de seus principais objetivos, a mostra busca dar visibilidade aos 11 filmes que compõem a sua programação. São obras que, devido à repressão da ditadura, sempre correram “à margem”, sem receberem o devido reconhecimento.
Todas as sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário