Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'LILITH'

Sinopse: Lilith é criada por Deus para ser a mulher de Adão, mas não aceita a posição de inferioridade em relação ao homem.  

Se pegarmos para lermos a bíblia passo a passo nos damos conta que o papel da mulher se torna uma espécie de catalizador para desmembrar os planos de Deus. Uma mulher, por exemplo, cortou o cabelo de Sansão, assim como uma pediu a Herodes a cabeça de João Batista e fazendo da mulher algo vilanesco e que não se pode cair em suas tentações sombrias. "Lilith" (2022), por sua vez, vem para jogar mais fogo nesta fogueira e nos revelando uma nova faceta sobre a origem da vida a partir dos conhecimentos da bíblia.

Dirigido por Bruno Safadi, o filme conta a história mitológica da primeira mulher na Terra, que veio antes de Eva. Ela é criada por Deus para ser a mulher de Adão. Entretanto, Lilith não aceita posição de inferioridade em relação ao homem, rebela-se e vai para o deserto. Lilith reaparece como um duplo de Eva, come o fruto proibido, se vinga de Adão, de Deus, e torna-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante.

Em tempos atuais em que uma Extrema Direita usa a religião como cortina de fumaça para ocultar as suas reais ambições, o filme vem em um momento em que as mulheres do Brasil e do mundo enfrentam retrocessos a cada dia e fazendo que uma luta vencida se torne um fio de esperança. De forma experimental, o longa nos convida sem nenhum compromisso de imaginarmos como seria o outro lado da história sobre Adão e Eva e da qual, mesmo eu sendo católico, sempre achei uma forma de simplificar a origem da vida vinda por parte da igreja. Com um único cenário, além de alguns recursos visuais, o filme se sustenta mais graças ao seu elenco e do qual nos transmite uma atuação mais teatral do que qualquer outra coisa cinematograficamente falando.

Claro que atriz portuguesa Isabél Zuaa dá o seu verdadeiro show de atuação como Lilith. Desde o filme "Joaquim" (2017) ela tem nos surpreendido com uma presença forte, contante e da qual nos transmite uma peculiaridade enigmática em quase todos os seus personagens. Aqui não é diferente, o que acaba sendo positivo para ela, já que é preciso ser algo mais além para se criar uma personagem que desafie as ordens de Deus e que ao mesmo tempo sintetize aquele ar de revolta perante uma realidade patriarcado que é sempre tão pregada desde o início dos tempos. Por conta disso, não é um filme para todos, principalmente para os fanáticos que enxergam tudo somente no preto e no branco, mas é um longa que será mais bem degustado por aqueles que não são facilmente persuadidos por falsos pastores que anseiam pelo poder político.

"Lilith" é um pequeno filme que se for descoberto aos poucos irá incomodar muita gente, principalmente por aqueles que usam a bíblia como ferramenta principal para chegar no poder e persuadir a maioria do povo.  


Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: