Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de março de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - '20 Dias em Mariupol'

Sinopse: Uma equipe de jornalistas fica presa dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa. Eles lutarão para continuar o trabalho de documentação das atrocidades do conflito. 

Quando olhamos para trás para entender os motivos que levam ao surgimento de uma grande guerra a resposta não é imediata, pois o horror causado por ela se torna tão gigantesco que nenhum motivo irá justificar tamanha tragédia causada. Em tempos de ódio e desinformação a situação ainda piora, principalmente quando os causadores da tragédia tentam ocultar a verdade através de falso testemunho vindo da própria grande potência. Portanto, "20 Dias em Mariupol" (2023) foi um ato de coragem de jornalistas que optaram em registrar um verdadeiro inferno na terra.

Dirigido por Mstyslav Chernov, o documentário nos joga junto com a equipe de jornalistas que se vê encurralada na cidade de Mariupol - enquanto lutam para continuar cobrindo a invasão russa do território. Graças ao grupo, foram capturadas imagens da destruição causada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Porém, Vladimir Putin nega que as imagens sejam verdadeiras e acusando que seja fake news.

Com uma abertura que se entrelaça com os momentos finais da obra, Mstyslav Chernov procura nos passar ao máximo a mudança radial que a cidade Mariupol passou do início até o seu final com a invasão Russa. Através de sua câmera testemunhamos depoimentos de pessoas desesperadas ao perderem tudo, além de familiares que morreram ou simplesmente desapareceram em meio aos bombardeiros constantes ao longo dos dias de terror. Tudo embalado com uma câmera nervosa, sempre em movimento e nos passando a sensação de insegurança a todo momento.

Não há como não se emocionar nas cenas em que vemos pessoas sendo socorridas pelos médicos que ainda lutam pela vida em meio ao inferno, ou quando testemunhamos os seus esforços, porém, em vão para salvar vidas que foram estilhaçadas em poucos segundos. As cenas por si só já nos causam choque, ao vermos pessoas mutiladas por fragmentos, perdas de membros do corpo ou até mesmo de mães que estavam prestes a dar à luz e terem sido mortas covardemente. Quando vemos, por exemplo, um bebê sendo reanimado por um grupo de médicos acaba se tornando um sopro de esperança, mesmo quando ela dura pouco tempo na tela.

O documentário cria em nós uma grande angústia, pois o cineasta e sua equipe tentam de todas as maneiras em fugir da cidade e para assim enviar todas as imagens para que o mundo possa ver o genocídio sendo provocado naquele local. Infelizmente mais dois anos já se passaram e o conflito entre as potências ainda continua e fazendo a gente somente desanimar perante a desumanidade da raça humana. Ao menos ainda existe pessoas que se arriscam para registrar os verdadeiros fatos e que assim a história julgue de forma correta e sem remorso.

Indicado ao Oscar de melhor Longa Documentário de 2024, "20 Dias em Mariupol" é o registro nu e cru sobre os horrores de uma guerra sem sentido e cuja origem do conflito já não faz o menor sentido uma vez que a tragédia já extrapolou todos os sentidos. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: