Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Cine Dica: Mostra Ira Sachs e Raros David Hockney (25 de setembro a 03 de outubro)

MOSTRA O CINEMA DE IRA SACHS E EDIÇÃO ESPECIAL DO PROJETO RAROS COM FILME SOBRE O ARTISTA INGLÊS DAVID HOCKNEYSÃO DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
  

A partir de terça-feira, 25 de setembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra O Cinema de Ira Sachs, com exibições de três filmes do realizador norte-americano e de obras clássicas que o influenciaram.
A programação reúne os três longas-metragens mais recentes de Sachs, Deixe a Luz Acesa (2012), O Amor é Estranho (2014) e Melhores Amigos (2016) e filmes memoráveis da história do cinema que inspiraram a criação de cada um deles: A Bigger Splash, de Jack Hazan (Projeto Raros)A Cruz dos Anos, de Leo McCarey Bom Dia, de Yasujiro Ozu.
Com entrada franca, a sessão de Deixe a Luz Acesa da terça-feira, 02 de outubro, às 19h40, será comentada por Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, realizadores dos longas Beira-Mar e Tinta Bruta. Os dois são integrantes da produtora Avante Filmes, idealizadora dos festivais CLOSE – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual e Diálogo de Cinema.
Na sexta-feira, 28 de setembro,às 20h,o Projeto Raros apresenta uma sessão especial com o filme A Bigger Splash (1974, 106 minutos), dirigido por Jack Hazan e protagonizado pelo artista britânico David Hockney. Após a exibição, acontece um debate com a pesquisadora Paula Trusz. Com projeção em HD e legendas em português, a sessão tem entrada franca. Ira Sachs cita A Bigger Splash como um dos modelos para a realização de Deixe a Luz Acesa, destacando o modo como a atmosfera pode revelar mais sobre a separação de um casal do que as intrigas bem delineadas de uma trama convencional.

INGRESSOS
O Amor é Estranho, Melhores Amigos (R$ 16,00)
A Cruz dos Anos e Bom Dia (R$ 10,00)
Deixe a Luz Acesa e A Bigger Splash (entrada franca)
  
Ira Sachs é um dos principais nomes do cinema político contemporâneo dos Estados Unidos. Intimistas e repletas de elipses delicadas, suas obras lidam com questões privadas e públicas relacionadas à homossexualidade masculina na sociedade norte-americana, em diferentes gerações e contextos econômicos. Temas atuais como a crise financeira global e a gentrificação dos bairros populares de Nova York fazem parte do painel construído pelo diretor, sempre baseado em roteiros co-escritos com o brasileiro Mauricio Zacharias.

Sachs é um cineasta radicado em Nova York. Seu último lançamento, Melhores Amigos (Little Men), com Greg Kinnear, Jennifer Ehle e Paulina Garcia, estreou no Brasil em 2016. Sua filmografia anterior conta com filmes como O Amor é Estranho, Deixe a Luz Acesa e Forty Shades of Blue, vencedor do Grande Prêmio do Juri no Festival de Sundance de 2005. Seu curta Last Address, que homenageou um grupo de artistas de Nova York que morreram em decorrência de complicações causadas pela AIDS, foi incluído nas coleções permanentes do Museu Whitney e do MoMA. Gachgenheim, Sachs é também fundador e diretor executivo da Queer/Art, uma organização de artes sem fins lucrativos com sede em Nova York, que fornece suporte para artistas LGBTQ em várias disciplinas e faixas etárias. Atualmente está produzindo o longa A Family Vacation, rodado em Portugal, com Isabelle Huppert e Marisa Tomei no elenco.

FILMES

DEIXE A LUZ ACESA
(Keep the Lights On)
Estados Unidos, 2012, 100 minutos
HD
Direção: Ira Sachs

A trajetória emocional e sexual percorrida por dois homens que vivem experiências de amor, dependência e amizade. O documentarista Erik (Thure Lindhardt) e o enrustido advogado Paul (Zachary Booth) se conhecem casualmente em Nova Iorque. Oque a princípio poderia ser apenas um encontro sexual fortuito, torna-se um relacionamento sério.

O AMOR É ESTRANHO
(Love is Strange)
Estados Unidos, 2014, 95 minutos
HD
Direção: Ira Sachs

Ben (John Lithgow) e George (Alfred Molina) formam um casal há quatro décadas. Quando finalmente decidem se casar, a cerimônia é aprovada por amigos e familiares, mas acaba levando George a perder o seu emprego. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver separadamente até conseguirem vender a casa e comprar outra, mais barata. A nova vida em lares provisórios torna-se bastante desgastante para o casal e para os amigos envolvidos.

MELHORES AMIGOS
(Little Men)
Estados Unidos, 2017, 85 minutos
HD
Direção: Ira Sachs

Jake está de mudança junto com a sua família para a casa onde vivia o seu avô, que faleceu recentemente. No novo bairro, ele faz amizade com Tony e os dois se tornam grandes amigos com o passar do tempo. Mas junto com a fraternidade dos dois, as suas família também se aproximam, mas de maneira negativa, em uma discussão sobre o aluguel da loja localizada no térreo da casa.

A CRUZ DOS ANOS
(Make Way for Tomorrow)
Estados Unidos, 1937, 91 minutos
Exibição digital
Direção: Leo McCarey

Quando perde sua casa, um casal de idosos é obrigado a se separar temporariamente e se dividir nas casas de seus filhos

BOM DIA
(Ohayô)
Japão, 1959, 93 minutos
HD
Direção: Yasujiro Ozu

Num pequeno bairro do Japão dos anos 50, uma novidade vem abalar a tranquilidade habitual. Um jovem casal compra uma televisão, e as crianças do bairro rumam religiosamente à sua casa para assistir às lutas de sumo, em vez de estudarem. Isamu e Minoru, duas das crianças fascinadas pela caixinha mágica, reclamam uma televisão só para eles.

GRADE DE HORÁRIOS
25 de setembro a 3 de outubro de 2018

25 de setembro (terça)
14h - Histórias Que o Nosso Cinema (Não) Contava
16h - Yonlu
18h – A Cruz dos Anos
20h – O Amor é Estranho

26 de setembro (quarta)
14h - Takara - A noite em que nadei
16h - Yonlu
18h – Bom Dia
20h – Melhores Amigos

27 de setembro (quinta)
14h – Yonlu
16h – Melhores Amigos
18h – Nico 1988
20h – A Cruz dos Anos

28 de setembro (sexta)
14h – Yonlu
16h – O Amor é Estranho
18h – Nico 1988
20h – Projeto Raros (A Bigger Splash, de Jack Hazan)

29 de setembro (sábado)
14h – Yonlu
16h – Bom Dia
18h – Nico 1988
20h – Melhores Amigos

30 de setembro (domingo)
14h – Yonlu
16h – A Cruz dos Anos
18h – Nico 1988
20h – O Amor é Estranho

2 de outubro (terça)
14h – Yonlu
16h – O Amor é Estranho
18h – Nico 1988
19h40 – Deixe a Luz Acesa + debate com Filipe Matzembacher e Márcio Reolon

3 de outubro (quarta)
14h – Yonlu
16h – Melhores Amigos
18h – Nico 1988
20h – O Amor é Estranho

Nenhum comentário: