Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: Privatizações: a Distopia do Capital

Sinopse: Privatizações: a Distopia do Capital é um documentário com a duração de 56 min., lançado em 2014 e dirigido por Silvio Tendler. O filme trata da história da venda de ativos públicos no Brasil desde a Era Vargas.

O filme de Silvio Tendler (Dedo na Ferida) dá uma luz e explica a  lógica da política em tempos marcados pelo pelo enorme desmontamento do Estado brasileiro. O olhar do Estado mínimo; a venda de ativos públicos ao setor privado; o ônus decorrente das políticas de desestatização traduzidos em fatos e imagens que nos quebra emocionalmente e se constituem em uma verdadeira aula sobre a história recente do país. Assim é Privatizações: a Distopia do Capital. Realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), com o apoio da CUT Nacional, o filme traz a assinatura da produtora Caliban e a força da filmografia de um dos mais respeitados nomes do cinema brasileiro.
Em menos de uma hora, intelectuais, políticos, técnicos e educadores relembram, desde a era Vargas, uma linha do tempo de sentimentos e momentos terriveis da vida nacional. A perspectiva da produtora e dos realizadores é promover um diálogo em todas as regiões do país como forma de seguir em frente “na construção da consciência política e denunciar as verdades que se escondem por trás dos discursos hegemônicos”, afirma Silvio Tendler.
Vale como nota, o fato dos patrocinadores deste trabalho, fruto de ampla pesquisa, serem as entidades de classe dos engenheiros. Movido pelo permanente combate à perda da soberania em espaços estratégicos da economia, o movimento sindical tem a clareza de que “o processo de privatizações da década de 90 é a negação das premissas do projeto de desenvolvimento que sempre defendemos”.
É um documentário esclarecedor, que mostra como o Brasil foi roubado em bilhões de dólares pelos golpistas da história. Muitos deles são os mesmos que continuam hoje o avanço da destruição que não conseguiram realizar no passado.  Vale uma conferida no documentário que se encontra logo abaixo. 


Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

Nenhum comentário: