Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Cine Dica: Cursos de Cinema e TV na Unisinos


Inscrições abertas para os Minicursos sobre Cinema e Televisão da Unisinos

Estas atividades antecipam a chegada da Graduação em Realização Audiovisual da Unisinos a Porto Alegre em 2019. Para dar uma ideia de como será o bacharelado, a Universidade promoverá um conjunto de Minicursos abertos ao público, o CINEMALAB.
As atividades farão os participantes refletirem sobre a prática de ver e pensar Cinema e Televisão. Serão oito encontros, dois a cada sábado, a partir de 15 de setembro. Que cursar todos ainda ganhará um desconto no valor total dos Minicursos.

Confira as opções:


Ideias para filmes: do chuveiro para o roteiro
15/Setembro - das 9h às 12h
Algumas ideias viram roteiros, alguns roteiros viram filmes e séries, alguns filmes e séries funcionam muito bem. Mas, se as ideias forem bem trabalhadas, problematizadas e postas em xeque, a chance de os bons filmes e séries acontecerem é maior. Nesse curso o aluno vai entender o que é um story line e praticar a construção de ideias para o cinema.


Adaptações literárias para cinema: problemas e soluções
15/Setembro - das 13h30 às 16h30
Dividido em uma lista de dez pontos e com exemplos comparativos, o curso apresenta soluções para os problemas mais recorrentes em adaptações de obras literárias para o cinema.


Pixar X Studio Ghibli: caracterização de personagens
22/Setembro - das 9h às 12h
Apresenta estratégias fundamentais na criação de personagens animados. Mostra como desenhos famosos dos Estúdios Pixar e Studio Ghibli organizam-se diante da tradição de criação ocidental, sobretudo com os princípios fundamentais estabelecidos pelos guardiões da época de ouro da Disney.


Da película à realidade virtual: o segredo é a câmera
22/Setembro - das 13h30 às 16h30
Faz uma síntese da evolução dos meios de fixação da imagem no cinema pelo ponto de vista de quem trabalha com a câmera, o diretor de fotografia.


Nós, os gaúchos: o cinema feito no Rio Grande do Sul
29/Setembro - das 9h às 12h
Traça um panorama da história do cinema gaúcho, do primeiro filme de ficção, Os Óculos do Vovô, ao cinema indie de longa-metragem.


O montador no cinema: o que ele faz e como é representado
29/Setembro - das 13h30 às 16h30
Discute o papel do montador e como essa função aparece nos próprios filmes, representada em documentários e ficções autorreflexivas sobre o processo de realização audiovisual.


Cinema francês: da nouvelle vague aos dias atuais
06/Outubro - das 9h às 12h
Apresenta um panorama histórico do cinema feito na França, um dos mais ricos e diversos do mundo. Por meio de exemplos, traça paralelos entre diferentes filmes e épocas.


Como analisar filmes
06/Outubro - das 13h30 às 16h30
Aborda o método de interpretação de obras audiovisuais com base na distinção entre os significados evidentes e ocultos no discursos fílmico. Analisa um curta-metragem como exemplo para demonstrar como identificar elementos e construir hipóteses interpretativas. Desenvolve o conceito de crítica e análise como ato de criação do espectador e ampliação do conhecimento e do prazer de ver filmes.


Confira mais informações sobre os Minicursos do CINEMALAB da Unisinos no site.


Realização
UNISINOS

Parceria

Cine UM

Cine UM
Produtora Cultural

Nenhum comentário: