Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Cine Dica: "O Processo" estreia dia 17 de maio no CineBancários



Premiado em Berlim e Suíça, documentário O PROCESSO estreia dia 17 de maio no CineBancários
 
“O Processo”, de Maria Augusta Ramos, venceu no dia 20 de abril o prêmio de Melhor Longa Metragem da Competição Internacional do Festival Internacional de Documentários Visions du Reel em Nyon, na Suíça, e participou do Hot Docs - Festival Internacional de Documentários de Toronto, dias 29 de abril e 1º e 6 de maio, no Canadá. Também esteve no Festival Indie Lisboa, em Portugal, dias 1º e 6 de maio, e no Documenta Madri – XV Festival Internacional de Cinema Documental, dias 4 e 9 de maio, na Espanha. Depois, participa dos festivais de Munique, na Alemanha, e Sheffield, na Inglaterra.
 
O longa, que estreou mundialmente em fevereiro, no Festival de Berlim e foi escolhido pelo público como o terceiro melhor documentário da mostra Panorama, retrata o processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff,  em 31 de agosto de 2016.
Diretora dos longas premiados "Futuro Junho" (2015), "Seca" (2015), "Morro dos Prazeres" (2013), "Juízo" (2007), "Justiça" (2004) e "Desi" (2000), em seu novo trabalho, Maria Augusta Ramos busca compreender e refletir sobre o atual momento histórico brasileiro. A diretora dá continuidade às abordagens desenvolvidas a partir do sistema judiciário do país na trilogia formada por "Justiça", "Juízo" e "Morro dos Prazeres".
 Para realizar "O Processo", Maria Augusta passou vários meses em Brasília, sua cidade natal, acompanhando cada passo do processo de impeachment, somando 450 horas de material filmado. Sem fazer entrevistas ou intervir nos acontecimentos, ela e sua equipe circularam por corredores do Congresso Nacional, filmaram coletivas de imprensa, registraram as votações na Câmara dos Deputados e no Senado e testemunharam bastidores nunca mostrados em noticiários.
O longa é produzido por NoFoco Filmes, coproduzido pelo Canal Brasil, pela produtora alemã Autentika Films e pela holandesa Conijn Film e tem distribuição da Vitrine Filmes. A estreia nos cinemas está marcada para 17 de maio.

Sinopse: "O Processo" oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país.

 Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site www.ingresso.com/porto-alegre/home/cinemas/cinebancarios .
Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados e pessoas com deficiencia pagam R$ 6,00.


Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Maria Augusta Ramos
Direção de Fotografia: Alan Schvarsberg
Duração: 2h17min
Som: Marta Lopes
Montagem: Karen Akerman
Edição de Som: Bernardo Uzeda
Mixagem: Gustavo Loureiro
Direção de Produção: Paula Alves
Produção Executiva: Maria Augusta Ramos
Uma Produção de: Nofoco Filmes
Uma Coprodução de: Autentika Films, Conjin Film e Canal Brasil
Ditribuição: Vitrine Filmes

Grade de horários:
* Não abrimos segundas-feiras
 
17 de maio (quinta-feira)
15h - Todos os Paulos do Mundo
17h - Guarnieri
19h - O Processo

18 de maio (sexta-feira)
15h - Todos os Paulos do Mundo
17h - Guarnieri
19h - O Processo

19 de maio (sábado)
15h - Todos os Paulos do Mundo
17h - Guarnieri
19h - O Processo

20 de maio (domingo)
15h - Todos os Paulos do Mundo
17h - Guarnieri
19h - O Processo

22 de maio (terça-feira)
15h - Todos os Paulos do Mundo
17h - Guarnieri
19h - O Processo

23 de maio (quarta-feira)
15h - Todos os Paulos do Mundo
17h - Guarnieri
19h - O Processo

Sobre a Diretora / Maria Augusta Ramos
Maria Augusta Ramos é uma diretora de cinema premiada internacionalmente. Em 2014, recebeu o Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pela sua obra. Formou-se em música na Universidade de Brasília e cinema na Netherlands Film and Television Academy, em Amsterdã. Seus documentários foram exibidos nos mais importantes festivais de cinema e documentário do mundo, incluindo retrospectivas.

Seu filme "Desi" (2000) recebeu o ‘Bezerro de Ouro’, prêmio mais importante do cinema holandês. Foi também vencedor do Prêmio de Público no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) em 2000, festival considerado a Cannes do cinema não-ficcional.

"Justiça" (2004) foi exibido em mais de 50 festivais internacionais e recebeu 9 prêmios, entre eles: o Grand Prix, prêmio de melhor filme, no Festival Internacional de Cinema ‘Visions du Réel’, na Suiça; Grand Prize no Festival Int. de Documentários de Taiwan; La Vague d'Or de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Bordeaux, França; Prêmio da Anistia Internacional no CPH Dok - Festival Int. de Documentários de Copenhagen, e o Prêmio de Melhor Filme no Play-Doc - Festival Internacional de Documentários de Tui, Espanha.

"Juízo" (2013), foi exibido na competição oficial do Festival internacional de Locarno, assim como no Festival de Rotterdam, na Viennale, no IDFA. Recebeu o Prêmio FIPRESCI (da Crítica) de melhor filme no DOK Leipzig -Festival Int. de Documentário na Alemanha e os Prêmios de Melhor Filme no One World Int. Documentary Festival em Praga e no Watch Docs Int. Film Festival em Varsóvia.

"Morro dos Prazeres" (2013) estreou no Festival de Rotterdam e recebeu os prêmios de melhor direção, melhor fotografia e melhor som no 46o. Festival de Cinema de Brasília.
"Futuro Junho" (2015) recebeu o Prêmio de Melhor Filme no VIII Janela Int. De Cinema de Recife e o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cinema do Rio.

"Seca" (2015), seu sétimo longa, foi exibido na Competição Internacional do Festival Int. “Visions du Reel’ na Suiça e recebeu o ‘Merit Prize’ – Prêmio especial do Júri no Festival Int. de Doc. de Taiwan.

Em 2017, dirigiu o curta "Alvo" para a série “A Olimpíada passou por aqui”, produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre e pelo canal SPORTV.
 
Sobre a produtora / NoFoco Filmes
Nofoco Filmes, criada por Maria Augusta Ramos em 2006, produziu quatro longas-metragens documentais: "Seca" (2015), "Futuro Junho" (2015) e "Morro dos Prazeres" (2013) em coprodução com a TV Holandesa VPRO, "Juízo" (2006) com a Diler Produções. Os quatro filmes foram exibidos e premiados no Brasil e no exterior. Em 2015, também produziu o curta "Ritos" em coprodução com a Casa de Cinema e o SPORTV. "O Processo" é o projeto mais recente da Nofoco Filmes e é feito em coprodução com o Canal Brasil.
 
Sobre a coprodutora / Canal Brasil
O Canal Brasil tem um papel fundamental na produção e coprodução de longas-metragens, história que começou em 2008 com “Lóki – Arnaldo Baptista”, de Paulo Henrique Fontenelle, que mostrou a vida do eterno mutante. Agora em 2017, o canal atinge a marca de 250 filmes. Sair do campo da exibição e partir também para feitura fez com que o Canal Brasil atingisse em poucos anos uma importância imensurável dentro do cenário do cinema brasileiro recente. Entre os longas recém coproduzidos estão “Animal Cordial” de Gabriela Almeida; “Divinas Divas”, de Leandra Leal; “Não Devore o Meu Coração” de Felipe Bragança e “Pendular” de Julia Murat.
 
Sobre a distribuidora / Vitrine Filmes
Em oito anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 120 filmes. Entre seus maiores sucessos estão "Aquarius" e "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro e o americano "Frances Ha", dirigido por Noah Baumbach, indicado ao Globo de Ouro em 2014. Em 2017, a Vitrine lançou "O Filme da Minha Vida", terceiro longa do ator e diretor Selton Mello, e "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, o documentário mais visto no ano. Neste ano, os principais lançamentos da distribuidora serão "Benzinho", exibido em nos festivais de Sundance e Rotterdam, dirigido por Gustavo Pizzi e protagonizado por Karine Teles, "Paraiso Perdido", de Monique Gardenberg e “O Processo”, de Maria Augusta Ramos.

C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230
Fone: (51) 34331204

Nenhum comentário: