Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Cine Dica: Premiado longa TROPYKAOS estreia no CineBancários dia 24 de maio na sessão das 17h



Longa com elementos de realismo fantástico, “Tropykaos”, conta a história de Guima (Gabriel Pardal), um jovem poeta em crise, que não consegue escrever seu livro de poesias e luta contra uma doença desconhecida causada pelo sol escaldante de sua cidade, Salvador. No filme, o sol é a metáfora da opressão que está por toda parte: no ar-condicionado, nos topos dos prédios que sufocam as ruas, no suor das praias lotadas e nas estruturas de poder. O filme se passa em uma cidade em pleno verão, com ruas lotadas em véspera de carnaval, onde o poeta enfermo não consegue mais se encaixar e conviver com o que chama de “ultraviolência solar”.

Mesmo impregnada de contradições a cidade aguarda ansiosa o próximo carnaval. O sol não é um problema para ela, nem para os que nela vivem, pelo contrário, todos estão a caminho da praia para desfrutar o caloroso verão. A tal “ultraviolência solar” é uma criação do desespero, do desencaixe, do jovem poeta. O sol de Guima nasce dentro de seu peito por isso é insuportável.

O elenco é formado por Gabriel Pardal, Manu Santiago, Edgar Navarro, Dellani Lima, Bertrand Duarte e tem ainda a participação especial de Fabrício Boliveira.

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site www.ingresso.com/porto-alegre/home/cinemas/cinebancarios .

Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados e pessoas com deficiencia pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.



HISTÓRIA DO FILME

Tropykaos é o primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Daniel Lisboa, um dos principais expoentes do cinema baiano. Filmado em 2013 e lançado em 2015 pela Cavalo do Cão Filmes, produtora que desde sua fundação em 2002 vem acumulando boas críticas e prêmios, tendo todas as cenas gravadas em Salvador, principalmente no centro da cidade, Comércio e Cidade Baixa.

O filme foi contemplado em diversos espaços internacionais e editais ainda em processo de produção como no Produire au sud (2011), no Laboratório de Roteiros do Festival de Havana, no Curso de Cinema da Funciona Carolina, na Casa de América de Madrid (2012), e no Prêmio do Concurso de Desenvolvimento de Projetos do Ibermedia (2013).

Financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia e pela Petrobras, o filme participou de diversos festivais, ganhando o prêmio Transições na “19ª Mostra de Cinema de Tiradentes”.

“Acreditamos no potencial de ”Tropykaos” como uma obra que difere em sua proposta estética e temática da maioria dos filmes produzidos neste momento no país. Apostamos na realidade fantástica para abordar as questões de uma cidade complexa como Salvador, apontando para a existência de diversas cidades dentro de uma só”, conclui Daniel Lisboa.
Ficha Técnica:

Duração – 82 minutos

Ano – 2015

Direção – Daniel Lisboa

Produção Executiva – Tenille Bezerra

Roteiro – Daniel Lisboa e Guilherme Sarmiento

Fotografia – Pedro Urano

Montagem – Eva Randolph e Daniel Lisboa

Direção de arte – Luís Parras

Elenco - Gabriel Pardal, Manu Santiago, Dellani Lima,Edgard Navarro, Bertrand Duarte, Júlio Cesar Mello, Fabricio Boliveira

Trilha - Lucas Santtana e Gilberto Monte



Prêmios e Festivais:

39ª MOSTRA INT. DE CINEMA DE SÃOPAULO

XI PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA

15º JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE

VII SEMANA DOS REALIZADORES RJ

19ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

15º MOSTRA DO FILME LIVRE

FECIBA 6 - FESTIVAL DE CINEMA BAIANO

Melhor filme Mostra Transições | 19ª Mostra de

Cinema de Tiradentes



Grade de horários:

* Não abrimos segundas-feiras



24 de maio (quinta-feira)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



25 de maio (sexta-feira)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



26 de maio (sábado)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



27 de maio (domingo)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



29 de maio (terça-feira)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



30 de maio (quarta-feira)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



C i n e B a n c á r i o s

Rua General Câmara, 424, Centro

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230

Fone: (51) 34331204

Nenhum comentário: