Segue a programação do Clube de Cinema para o próximo sábado, na Cinemateca Capitólio às 10h15. O premiado filme belga "Here", de Bas Devos, é um convite a mergulhar nas delicadezas do cotidiano. Entre o sonho e a realidade, o filme nos guia pelos pequenos gestos e sutilezas que só se revelam a quem está disposto a apreciá-lo. "Here" foi vencedor do principal prêmio da seção Encontros do Festival de Berlim de 2023 e eleito o melhor filme da mostra pelo júri da FIPRESCI. Veja mais informações abaixo!
SESSÃO CLUBE DE CINEMA
Local: Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro)
Data: 12/10/2024, sábado, às 10:15 da manhã
"Here"
Bélgica, 2023, 82 min, 10 anos
Direção: Bas Devos
Elenco: Stefan Gota, Liyo Gong, Cédric Luvuezo
Sinopse: Stefan, um imigrante romeno trabalhando em Bruxelas, está prestes a partir para passar as férias em seu país natal, sem saber se voltará. Preparando-se para a despedida, ele faz uma sopa com os últimos vegetais de sua geladeira, como um presente para amigos e familiares. No entanto, uma jovem belga-chinesa, Shuxiu, que trabalha em um pequeno restaurante enquanto realiza um doutorado sobre musgos, cruza seu caminho. A atenção dela ao invisível faz Stefan questionar sua jornada e seu destino, em um filme que celebra o respeito pelo tempo e pelo presente.
Sobre o Filme: Dois filmes com o mesmo tempo de projeção podem se diferenciar um do outro de acordo com o seu ritmo e do seu modo de ter sido filmado. Dependendo do diretor, há casos de o cinema ser mais contemplativo e fazendo com que determinada cena nos passes a sensação que o tempo acabe se deslocando e fazendo com que adentremos em um outro espaço e tempo. "Here" (2024) é um desses casos que a sua curta duração se difere dos filmes convencionais e fazendo para nós uma experiência incomum sobre o tempo que escorre ao nosso redor.
Dirigido por Bas Devos, de "Ghost Tropic" (2019), acompanhamos a história de Stefan (Stefan Gota), trabalhador da construção civil romeno que mora em Bruxelas e está prestes a voltar para casa. Durante sua despedida, ele prepara uma grande panela de sopa como presente para distribuir entre seus amigos e parentes. Durante o percurso ele conhece Shuxiu (Liyo Gong), uma estudante de doutorado belga-chinesa especializada em musgos que está realizando uma pesquisa na região.
Confira a minha crítica completa já publicada clicando aqui.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário