Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Caminhos Cruzados'

Sinopse: Lia, uma professora aposentada da Geórgia, fica sabendo que sua sobrinha transgênero desaparecida cruzou a fronteira e foi para a Turquia. Em busca da moça, Lia viaja para Istambul e explora as profundezas ocultas da cidade. 

Até então eu não tinha certo conhecimento sobre o cineasta sueco Levan Akin. Porém, basta assistir aos primeiros minutos do seu "Caminhos Cruzados" (2024) para constatarmos sua predileção em contar a trama através do olhar da sua câmera. Nota-se, por exemplo, um giro de 360ª graus no primeiro cenário para termos uma noção das motivações que levam um dos protagonistas em querer obter uma nova vida, mesmo correndo o risco de esquecer da vida antiga e das pessoas dentro dela.

Na trama, conhecemos Lia (Mzia Arabuli), uma professora aposentada e moradora de Georgia que, após decidir procurar a sua sobrinha, Tekla, uma mulher trans, Lia recebe a informação do jovem Achi (Lucas Kankava), seu vizinho, que Tekla cruzou a fronteira e está morando na Turquia. Com a intenção de procurar a sobrinha e trazê-la de volta para casa, Lia junta-se a Achi e ambos viajam para Istambul, onde lá se cruzam com a advogada trans Evrim (Deniz Dumanli), que oferece ajuda na busca.

Inspirado em relatos que ouviu no decorrer das filmagens do seu filme anterior,  Levan Akin procura fazer uma análise delicada das motivações que levam as pessoas a saírem de seu país de origem e embarcarem em um novo território. Se por um lado há sempre a questão de as pessoas fugirem dos conflitos políticos, aqui a questão é mais profunda com relação a não aceitação do seu próximo. Tekla foge para a Turquia em busca de liberdade para ser o que ela é, nem que para isso desapareça aos olhos daqueles que buscam pelo seu paradeiro.

Lia, por sua vez, é uma personagem complexa em cena, já que decide rever a sua sobrinha, mas não escondendo o contragosto dessa cruzada, pois ainda não sabe ao certo o que sente com relação a essa história. Já Achi é alguém perdido na vida, mas que vê nas ruas da Turquia uma oportunidade de começar do zero, mesmo tendo que ainda depender de Lia por alguns momentos. Ambos os casos se complementam ao revelarem um para o outro as suas reais personalidades perante os dilemas do mundo.

Mas se na Turquia eles agem como estranhos no ninho, a personagem Evrim sabe muito bem onde está pisando. Com o sonho de ser muito além do que é, a personagem caminha pelas ruas de uma Istambul até acolhedora em certo ponto, mas não escondendo em determinados becos algum perigo, seja vindo da violência ou do próprio preconceito. É através do seu olhar, por exemplo, que sabemos que ela já é uma veterana em saber como se defender, sendo fisicamente ou verbalmente e muito se deve ao ótimo desempenho da atriz Deniz Dumanli.

Ao constatamos que os personagens vistos na tela são pessoas em busca de suas redenções particulares, mas que ao mesmo tempo fogem de algo além do que os seus sentimentos tenham a dizer. Ao final, Levan Akin consegue extrair ao máximo os desejos e as frustrações dos personagens em uma sequência que nós mesmos tiramos as nossas próprias conclusões sobre os destinos deles. Pode soar algo similar ao que foi visto no coreano "Parasita" (2019), mas tendo um fio maior de esperança.

"Caminhos Cruzados" é sobre a busca pelo seu próximo, mas ao mesmo tempo uma cruzada para se encontrar em mundo menos altruísta e mais desumano. 

Onde Assistir: Amazon Prime Video, Apple Tv e Youtube. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: