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segunda-feira, 29 de abril de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Até o Cair da Noite'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 28/04/24 

Sinopse: O filme combina elementos de tramas policiais com drama romântico para contar a história do investigador Robert e Leni, sua namorada trans. Eles têm uma relação complicada, mas precisam se unir para prender Victor, um traficante perigoso.  

O subgênero "noir", iniciado no final dos anos trinta no cinema norte-americano,  ainda gera até hoje interesse dos cineastas em buscar uma forma de homenagear esses filmes que mesclam elementos do gênero policial, luz, sombras e damas fatais. O problema está entre fazer uma homenagem e tentar buscar uma tentativa de nos transmitir algo de novo no enredo para não ficar repetitivo. "Até o Cair da Noite" (2023) transita entre a criatividade ao desiquilíbrio e cujo resultado irá dividir muitos.

Dirigido por Christoph Hochhäusler, o filme conta a história de Robert (Timocin Ziegler) um agente secreto da polícia que tem como objetivo prender um determinado traficante. Para este trabalho, ele finge ser o companheiro de uma mulher trans chamada Leni (Thea Ehrlich) e ambos procuram fazer amizade com o determinado suspeito através de uma escola de dança. O problema que Robert e Leni já tinham um relacionamento no passado e se tornando uma relação mais complexa do que nós imaginamos.

Se formos resumir a trama ela nos soa até mesmo simples e sem nenhuma novidade dentro do subgênero. Porém, Christoph Hochhäusler procura nos passar certo frescor de novidade através da sua forma de dirigir a história ao pegarmos, por exemplo, a cena de abertura, onde há uma transformação no ambiente de um determinado apartamento e do qual será uma peça central da trama como um todo. Essa metamorfose visual se liga aos dois personagens principais, sendo que ambos tiveram uma vida cheia de reviravoltas e todas girando em meio a mudanças que revelaram o verdadeiro caráter de cada um em cena.

Robert, por exemplo, nos passa um certo conflito interno com relação a Leni, sendo que ele gosta dela, porém, esse sentimento surgiu em um passado em que Leni ainda se encontrava em transformação e cujo resultado faz com que Robert não saiba ao certo o que realmente ele quer com ela. Esse conflito sentimental acaba se tornando uma tensão muito maior do que a própria investigação que ambos estão envolvidos e o que faz do filme ficar um tanto quanto aquém do esperado.

Diante disso, Christoph Hochhäusler faz com que essa relação conflituosa seja a válvula de escape da história, ao ponto que os movimentos de sua câmera geram certa tensão em nós sobre o que irá acontecer em seguida. Em uma determinada cena, por exemplo, o casal central está pronto para fazer sexo, mas a câmera vai se afastando de lado, como se não quisesse que nós testemunhássemos os próximos passos desse ato. Curiosamente, a câmera retorna umas quatro vezes ao menos, para que só então nos déssemos conta do resultado desastroso provocado pelos impulsos de Robert.

O filme joga em nosso colo a tese que a vida de infiltrado em uma investigação faz com que o profissional corra o certo risco de se transformar e obter um caminho sem volta durante o percurso. Neste último caso isso até visto na tela como um todo, já que Robert cada vez mais vai caindo em um buraco sem fundo, mas não somente pelo fato de estar correndo perigo, como também possuir um conflito interno sobre leni que o está estilhaçando por dentro. Porém, Leni nos passa certa segurança em alguns momentos, como se nos dissesse que sabe o que realmente quer para ela, mesmo sofrendo também o conflito dessa relação complicada.

Ao final, existe um certo jogo de gato e rato que fará com que todos os personagens se colidem em um único ato e fazendo com que as máscaras caiam de forma repentina. E quando achamos que o filme terminará de forma até mesmo previsível, eis que uma surpresa acontece no minuto final, mas que contradiz com tudo o que nós vimos até aqui. Talvez uma forma de Christoph Hochhäusler nos dizer que criou algo de novo, mas nos deixando com uma sensação conflituosa por dentro e nos questionando sobre o que realmente havíamos assistido.

"Até o Cair da Noite' é um filme policial curioso dentro do subgênero noir, mas que nos dá a impressão que faltou uma peça primordial neste jogo de xadrez de paixão e medo. 

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