Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 12 de maio de 2019

Cine Dica: Sessão Accirs #5 - A Vida Útil, de Federico Veiroj


Filmes com olhares diversificados para o cinema dão continuidade à Sessão ACCIRS, que realiza o segundo ciclo entre abril e julho de 2019. O programa de exibições de filmes com debate, iniciado no ano passado, é um dos eventos em comemoração aos 10 anos da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. As sessões comentadas com periodicidade bimestral e itinerância no circuito exibidor do Estado tem curadoria do associado da Accirs, crítico e programador da Cinemateca Capitólio, Leonardo Bomfim.

A programação do segundo ciclo tem sequência com a exibição da co-produção entre Uruguai e Espanha: A Vida Útil, de Federico Veiroj.

Sinopse: Empregado da cinemateca em Montevidéo, Jorge (Jorge Jellinek) cuida da programação da casa, assim como da projeção e das contas. Aficionado por cinema, o funcionário se desespera quando descobre  que a instituição vai fechar por causa das dificuldades financeiras. Realizado em preto e branco, escrito e dirigido por Federico Veiroj, o filme é uma ode ao cinema e à cinefilia. São feitas várias referências a filmes, inclusive aparece uma sucessão de fotogramas ampliados de um cavalo galopando, que é uma citação ao fotógrafo Muybridge, um dos precursores da arte cinematográfica. Participações de Paola Venditto e Manuel Martinez Carril, falecido em 2014, jornalista que dedicou sua vida profissional à Cinemateca Uruguaia.

A sessão ocorre na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) dia 14 de maio, a partir das 20h. Após a projeção o filme será comentado por Carla Oliveira e Paulo Casa Nova. Ingressos à venda no local. Valor R$ 10,00.

Atenciosamente,
Carlos Eduardo Lersch.

-------------------------------------------------------------------------

Antonio A. B. Boaretto 
E-mail principal: boaretto@gmail.com
Skype / E-mail alternativo: boaretto@outlook.com
Cel:.. (51) 99987.3632 (Claro) Telegram e Whatssapp
Flickr: www.flickr.com/photos/boaretto/sets/

Nenhum comentário: