Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'De Lembranças a Todos' - Uma Melodia da Música Clássica Brasileira

Sinopse: Em 94 anos de vida, Dorival Caymmi cantou, compôs, escreveu e pensou a Bahia, mesmo quando longe dela. Junto com Jorge Amado, ele é considerado um dos responsáveis pelo imaginário baiano.  

Enquanto a internet valoriza as músicas vindas de pessoas que se dizem ter talento, ao menos, o cinema procura resgatar aqueles que fizeram música através da poesia e que falava um pouco sobre a nossa cultura brasileira.  Dorival Caymmi foi de tudo um pouco, desde músico, poeta, pintor, mas que, acima de tudo, falava sobre o melhor de nosso Brasil. "De Lembranças a Todos" é uma pequena declaração de amor a um dos grandes músicos do país e falando sobre como ele influenciou futuros talentos que foram surgindo ao longo dos anos.
Dirigido pelos irmãos Fábio e Thiago Di Fiore e produzido pela Contém Conteúdo, o documentário possui depoimentos marcantes de familiares - como seus filhos Nana, Dori e Danilo Caymmi, e sua irmã Dinahir Caymmi, amigos e grandes artistas do cenário brasileiro, como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ângela Maria, Bibi Ferreira, Paulo Jobim, Hermínio Bello de Carvalho, pesquisadores da música brasileira como Ricardo Cravo Albin, Jairo Severiano, Sergio Cabral - antigas entrevistas, fotografias e imagens de época constroem o cenário e as histórias vividas por Caymmi. Com imagens atuais de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o filme procura mostrar a influência da natureza e das “pequenas coisas da vida" na construção de suas canções. Seja em “O Mar”, “O Vento”, “Maracangalha” ou em “O que é que a baiana tem”, sua obra é a expressão de um artista como poucos, com a maestria para fazer algo simples, mas ao mesmo tempo sofisticado.
Aliás, a música "O que é que a Baiana tem" me surpreendeu por ser dele e de ter feito parceria com a atriz e cantora Carmen Miranda na época. Percebesse que Dorival Caymmi tinha carisma suficiente para conquistar o público em um primeiro olhar e fazer com que as pessoas de fora se surpreendesse com o seu talento e se encantando pelo Brasil. Bom exemplo disso é a expressão de estupefação de ninguém menos que Orson Welles, cineasta do clássico "Cidadão Kane" (1941), que havia vindo para filmar no Brasil e e teve o prazer de conhecer um pouco da beleza da nossa música nacional através do cantor.
Já o documentário em si, não só presta homenagem ao artista, como também fala um pouco sobre o próprio Brasil de tempos distantes. É surpreendente, por exemplo, testemunharmos a cidade de Salvador e do Rio de Janeiro de outros tempos e fazendo um paralelo com as imagens de tempos contemporâneos. Embora todos tenham o desejo de visitar essas cidades atualmente, o documentário nos cria a vontade de entrar em uma máquina do tempo e de visitarmos essas cidades de tempos mais dourados.
Como era também um grande pintor, os realizadores fizeram questão de destacar isso na tela, pois as suas pinturas remetiam sobre suas poesias e letras musicais das quais ele escrevia. Portanto, não deixa de ser marcante o momento em que a tela transborda com os cenários animados do artista gráfico Eloar Guazzelli Filho, compondo visualmente a música História de Pescadores, grande clássico de Dorival Caymmi. Um momento curto, mas de grande conteúdo e que sintetiza o talento do cantor como um todo.
"De Lembranças a Todos", não é somente um documentário sobre um grande talento, como também uma declaração de amor a todo universo cultural brasileiro. 


Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: