Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Cine Dica: Retrospectiva Jean-Pierre Melville



FILMES RESTAURADOS DE JEAN-PIERRE MELVILLE NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
Técnica de de Delator 

Entre os dias 03 e 20 de outubro, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a Retrospectiva Jean-Pierre Melville, com sete filmes restaurados de um dos mestres do cinema moderno francês. A programação é uma parceria entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

RETROSPECTIVA JEAN-PIERRE MELVILLE

Comemorando os cem anos do nascimento de Jean-Pierre Melville, e em coordenação com a Fundação Jean-Pierre Melville – recentemente criada pelos sobrinhos do cineasta, Rémy Grumbach e Laurent Grousset  – o Institut français produziu e está promovendo no mundo todo uma retrospectiva dos filmes do cineasta, restaurados digitalmente. Um panorama composto por 7 obras, de seu  primeiro filme praticamente inédito 24 Horas na Vida de um Palhaço (1946) aO Círculo Vermelho (1970), passando por O Silêncio do Mar (1949), Bob o Jogador (1955), Léon Morin, Padre (1961),Técnica de um Delador (1962), e O Exército das Sombras (1969).
Sempre associado ao film noir na cinematografia mundial, Melville continua a exercer uma influencia inegável sobre cineastas contemporâneos como Quentin Tarantino, Jim Jarmusch, Johnnie To, Michael Mann, John Woo e Masahiro Kobayashi. Reconhecido ainda por Bertrand Tavernier e Philippe Labro, com quem conviveu, ele é homenageado no documentário Sob o nome de Melville, de Olivier Bohler, que acompanha este programa.
Diretor e precursor da Nouvelle Vague, Melville era também roteirista, produtor e ator, tendo trabalhado com os maiores astros e estrelas francesas: Alain Delon, Jean-Paul Belmondo, Catherine Deneuve, Lino Ventura, Juliette Gréco.

FILMES

O CÍRCULO VERMELHO
Le Cercle Rouge (França/Itália, 1970)
De Jean-Pierre Melville. Com Alain Delon, Bourvil, Gian Maria Volonte. Gênero Policial. 150´.
Corey é um charmoso ladrão que deixou a prisão no mesmo dia que o assassino Vogel escapou da custódia do superintendente de polícia Mattei. Assim começa a parceria entre os dois bandidos, que juntos com um ex-policial planejam um roubo de jóias. Exibição em DCP com legendas em espanhol.

O EXÉRCITO DAS SOMBRAS
L’Armée des Ombres (França/Itália, 1969)
De Jean-Pierre Melville. Com Lino Ventura, Simone Signoret, Paul Crauchet. Drama. 140´.
Em 1942, as tropas alemãs invadem e ocupam todo o território da França. A investida nazista faz com que diversos grupos formem batalhões de resistência à invasão. No entanto, por causa da ação de um traidor, Philippe Gerbier, um dos chefes das forças de resistência, é capturado e preso. Exibição em DCP com legendas em espanhol.

TÉCNICA DE UM DELATOR
Le Doulos (Itália/França, 1962)
De Jean-Pierre Melville. Com Jean-Paul Belmondo, Serge Reggiani, Michel Piccoli. Policial. 108´.
Quando o assaltante Maurice Faugel sai da cadeia, não perde tempo: ele mata Gilbert Vanovre, um antigo amigo seu e receptor, e rouba o dinheiro de um arrombador de cofres. Logo, Maurice trama um plano ainda mais ousado: ele planeja invadir e roubar a casa de um homem milionário. Exibição em DCP.

LÉON MORIN, PADRE
Léon Morin, prêtre (Itália/França,  1961)
De Jean-Pierre Melville. Com Jean-Paul Belmondo, Emmanuelle Riva, Irène Tunc. Drama. 104´.
Durante a Segunda Grande Guerra a viúva Barny, ateia, manda sua filha meio judia para viver em uma fazenda antes que os alemães invadissem a cidade. Quando ela descobre que o irmão de seu chefe fora mandado a um campo de concentração por ser judeu, decide batizar a filha na religião católica e assim se aproxima do padre Léon, por quem acaba sentindo uma grande atração. Exibição em DCP.

BOB O JOGADOR
Bob le flambeur (França, 1955)
De Jean-Pierre Melville. Com Roger Duchesne, Isabelle Corey, Daniel Cauchy. Policial. 98´.
Bob, um velho gângster viciado em jogos de azar, está à beira da falência e decide roubar um cassino em Deauville. Tudo vai bem, até que a polícia toma conhecimento do plano. Exibição em DCP.

O SILÊNCIO DO MAR
Le Silence de la mer (França, 1949)
De Jean-Pierre Melville. Com  Howard Vernon, Nicole Stephane, Jean-Marie Robain.  Drama. 88´.
O tenente Werner von Ebrennac, um dos líderes da ofensiva nazista que invadiu e ocupou as terras francesas durante a Segunda Guerra Mundial, recebe uma casa, em um pequeno vilarejo, na qual pode ficar o tempo que quiser até o final do período da ocupação. Exibição em DCP com legendas em espanhol.

24 HORAS NA VIDA DE UM PALHAÇO
Vingt-quatre heures de la vie d’un clown (França, 1946).
De Jean-Pierre Melville. Com Béby,  Maïss. Documentário. 22´.
Um dia na vida dos palhaços Beby e Maïss, que durante o dia encontram inspiração para as piadas que irão contar no circo a noite. Exibição em DCP com legendas em espanhol.


SOB O NOME DE MELVILLE
Sous le nom de Melville  (França, 2008)
De Olivier Bohler. Documentário.  76´
Sob o nome de Melville retraça o percurso do cineasta durante a Segunda Guerra Mundial e o impacto que essa experiência pessoal da guerra e da resistência teve em toda a sua obra. Exibição em DCP.


GRADE DE HORÁRIOS (primeira semana)

03 a 08 de outubro de 2017

03 de outubro (terça)
18h – 24 Horas na Vida de um Palhaço + O Silêncio do Mar
20h – O Exército das Sombras

04 de outubro (quarta)
18h – Bob o Jogador
20h – O Círculo Vermelho

05 de outubro (quinta)
15h – O Lamento
18h – Leon Morin Padre
20h – Técnicas de um Delator

06 de outubro (sexta)
16h – Filha de Ninguém
18h – Sob o Nome de Melville
20h – Pré-estreia de Na Praia à Noite Sozinha

07 de outubro (sábado)
15h – O Lamento
18h - Leon Morin Padre
20h - O Círculo Vermelho
 
08 de outubro (domingo)
16h – Filha de Ninguém
18h - 24 Horas na Vida de um Palhaço + O Silêncio do Mar
20h - Bob o Jogador

Nenhum comentário: