Se ocorrer tudo certo o curso
será nesse final de semana. Participem comigo e conheçam um pouco por aqui
sobre a obra desse grande cineasta.
A Fúria (1936)
Sinopse:Joe acaba
sendo confundido com um criminoso e acaba preso injustamente, acusado de sequestrar a própria noiva. Na prisão sofre com a intolerância e selvageria dos
outros presos.
Num misto de romance,
thriller psicológico de vingança e courtroom drama, em Fúria vemos uma vítima a
transformar-se, ao procurar vingança pelas consequências que as falsas
acusações trouxeram à sua vida. Uma obra com um grande poder ainda hoje, onde
assistimos à força negativa que um grupo pode exercer na situação individual de
cada um. O final pode ter sido manipulado pelos estúdios de Hollywood, e pode
quebrar o ritmo das intenções fabulosas de Fritz Lang, mas felizmente, não
estraga todo o brilhantismo e genialidade desta sensacional fita.
Vive-se Uma Vez
(1937)
Sinopse: O
ex-delinquente juvenil Eddie Taylor (Fonda) sai da prisão graças aos esforços
da noiva, Joan (Sidney), secretaria da Defensoria Pública. Mas o preconceito
social é mais forte e Eddie é demitido do emprego e condenado à cadeira
elétrica por um crime que não cometeu.
Boa parte da força do
longa está mesmo em sua condução. Lang não perde ritmo, talvez ajudado pela
curta duração (algo em torno de 80 minutos), que não deixa a correria do
roteiro ficar entediante. Os traços remanescentes do Expressionismo se fazem
presentes em algumas cenas, como de Eddie em sua ‘gaiola’ aguardando a execução
e os guardas na guarita de segurança vistos por baixo, além de todo o clima
sombrio e nebuloso do pátio da prisão na hora da fuga, a melhor cena do filme,
ao lado da primorosa sequência da explosão das bombas no assalto ao banco.
Os Carrascos também
Morrem (1943)
Sinopse: Brian
Donlevy é um médico tcheco membro da resistência que assassina o carrasco do
título. A Gestapo reage e abre uma grande caçada ao responsável, que inclui a
partir de certo ponto a execução de cidadãos tchecos a cada hora.
Em maio de 1942, em
Praga, antiga Checo-Eslováquia, foi assassinado o reichsprotektor, Reinhard
Heydrich, imposto ao país pela invasão e ocupação procedidas pela Alemanha
nazista. As consequências desse atentado constituem o assunto do filme Os
Carrascos Também Morrem de Fritz Lang. Ou seja, o incidente nem
estava assimilado e esclarecido, nem interna e muito menos externamente, e já
se transformara em tema fílmico do outro lado do Atlântico.Por se tratar de
ocorrência histórica, o compromisso do cineasta não se restringe aos aspectos
humanos e estéticos da realização. Além deles, e concomitantemente com eles,
incide a fidelidade aos fatos. Por infringência a esses requisitos, quase
todos, para não se dizer todos, os filmes “históricos” de qualquer procedência
só o são parcialmente.
Almas Perversas
(1945)
Sinopse: Um homem na
crise da meia idade se aproxima de uma mulher mais nova, e o noivo dela a
convence a enganá-lo de forma que ambos consigam um pouco da suposta fortuna
dele.
Almas Perversas é um
dos representantes mais genuínos e complexos do cinema noir, além de um dos
melhores filmes a abordar a descida ao inferno promovida pela própria
ignorância humana. O jogo de verdades e mentiras desenhado através da inserção
de uma femme fatale no cotidiano de um cidadão comum, aliás, não apenas vive
para ocupar uma das principais posições da lista de grandes filmes do cinema
noir.
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