Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Cine Dica: Ciclo de musicais na Sala Multimídia

MUSICAIS CLÁSSICOS NA SALA MULTIMÍDIA DA CINEMATECA CAPITÓLIO
Venha cantar e dançar na Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio! A partir de terça-feira, 24 de janeiro, oito musicais clássicos ganham exibição, incluindo obras de Ernst Lubitsch, Vincente Minnelli, Stanley Donen e Bob Fosse. O valor único do ingresso para cada sessão é R$ 5,00. A lotação da Sala Multimídia é de 30 lugares. Exibições em DVD.


GRADE DE PROGRAMAÇÃO

O Tenente Sedutor
(The Smiling Lieutenant, 1931, 90 minutos)
Direção: Ernst Lubitsch


Adaptação apimentada da opereta Ein Walzertraum, de 1907. O Tenente Niki, da Guarda Real austríaca, está de serviço na Viena do século XIX, numa parada militar que saúda o Rei Adolf e a Princesa Anna, sua filha, do vizinho reino de Flausenshaum. Em dado momento, Niki sorri e pisca para a violinista Franzi, sua nova namorada, que estava no meio da multidão. Todavia, a Princesa Anna julga ser a destinatária da piscadela e se apaixona pelo tenente, que se vê obrigado a casar-se com ela para evitar um incidente internacional. Exibição em DVD.

Ama-me Esta Noite
(Love me Tonight, 1932, 90 minutos)
Direção: Rouben Mamoulian

Jeanette (Jeanette MacDonald) é uma princesa arrogante que vive enfurnada em um antigo castelo, e se sente entediada e sexualmente frustrada. Um dia o Visconde Gilbert de Vareze (Charles Ruggles) leva para o castelo o alfaiate Maurice ( Maurice Chevalier), a quem deve dinheiro, e o convida a passar um tempo com sua família. O pobre homem é apresentado como barão, e todos logo acreditam devido ao seu charme e sua postura aristocrática, só quem desconfia é Jeanette, mas a medida que eles se conhecem, o que antes era desconfiança se transforma em uma paixão ardente. O alfaiate está tão encantado pela princesa que chega a se esquecer da sua verdadeira posição social. Exibição em DVD.

Magnólia – O Barco das Ilusões
(Show Boat, 1936, 113 minutos)
Direção: James Whale

Num barco de espetáculos teatrais que desce o Mississippi, surgem problemas quando a filha do dono apaixona-se por ator e jogador. Paralelamente, mulata que esconde sua origem tem problemas com a lei racista. Exibição em DVD.

Agora Seremos Felizes
(Meet me in St. Louis, 1944, 113 minutos)
Direção: Vincente Minnelli

O local: St. Louis. O ano: 1903. Na família Smith, existem quatro lindas garotas, incluindo Esther, de 17 anos e a pequena Tootie. Esther acaba se apaixonando pelo vizinho récem-chegado, John, que não lhe dá muito atenção à princípio. As coisas mudam quando o Sr. Smith deve se mudar com sua família para Nova York, por causa de seu trabalho. Exibição em DVD.

Cantando na Chuva
(Singin' in the Rain, 1952, 104 minutos)
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly

Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público. As revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada. Exibição em DVD.

Cinderela em Paris
(Funny Face, 1957, 103 minutos)
Direção: Stanley Donen

Quando a importante editora de uma revista de moda (Kay Thompson) e seu principal fotógrafo Dick Avery (Fred Astaire) escolhem uma livraria para sua próxima sessão de fotos, Dick descobre o rosto encantador da balconista e filósofa amadora Jo Stockson (Audrey Hepburn). Em Paris, Jo logo se transforma em top model global... e acaba se apaixonando pelo fotógrafo que foi o primeiro a notar sua face luminosa e divertida. Exibição em DVD.

O Show Deve Continuar
(All That Jazz, 1979, 123 minutos)
Direção: Bob Fosse

Joe Gideon (Roy Scheider) é um diretor de cinema que vive uma bela vida de luxo e prazer. Após um enfarte, deve rever sua rotina, para o seu próprio bem. Mas, ao invés disso, ele continua levando a vida de antes, mesmo alertado dos males que isso pode lhe causar. Exibição em DVD.

Hair
(1979, 120 minutos)
Direção: Milos Forman

Um dia antes de alistar-se à Guerra do Vietnã, um jovem do interior faz amizade com um grupo de hippies urbanos que, dentre outras coisas, tentam lhe convencer sobre a inutilidade da guerra e o ajudam a conquistar uma moça da classe alta, pela qual se apaixonou. Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS
24 a 29 de janeiro de 2016

24 de janeiro (terça)
16h – O Tenente Sedutor
19h – Ama-Me Esta Noite

25 de janeiro (quarta)
16h – Cantando na Chuva
19h – O Show Deve Continuar

26 de janeiro (quinta)
16h – Magnólia - O Barco das Ilusões
19h – Agora Seremos Felizes

27 de janeiro (sexta)
16h – Hair
19h – Cinderela em Paris

28 de janeiro (sábado)
16h – Magnólia - O Barco das Ilusões
19h – Cantando na Chuva

29 de janeiro (domingo)
16h – Hair
19h – O Tenente Sedutor


A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos daPrefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS –FUNDACINE.

2 comentários:

Naiane Oliveira disse...

Eu quero aqui em Salvador tbm!! rs

Marcelo Castro Moraes disse...

Pois é Naiane, embora com todos os retrocessos que passamos atualmente, pelo menos aqui em Porto Alegre se importam com a cultura e nos proporcionam essa atividade. Não sei como está ai em Salvador, mas espero que vocês tenham um bom cardápio de opções cinematográficas.