Nos dias 09 e 10 de Julho eu estarei participando do FILME-ENSAIO: A experiência do cinema, criado pelo Cine Um e ministrado pelo documentarista, pesquisador, curador e docente Rafael Valles. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu irei fazer uma analise dos principais filmes que serão debatidos durante o curso.
O Homem da Câmera
(1929)
Sinopse: Um
documentário que mostra um dia normal, bastante típico. Um cinegrafista
(Michail Kaufman) filma um dia despretensioso na vida da cidade moderna:
Primeiro as ruas vazias ao amanhecer que vão gradualmente se enchendo, depois
os habitantes de Moscou, ou de outra cidade soviética no trabalho ou no lazer.
São as pessoas comuns mostrando a verdade da vida cotidiana.
As cenas
cinematográficas e as realidades filmadas seguem cursos paralelos. A nova
linguagem cinematográfica obriga o autor a intercalar os episódios filmados com
imagens do processo de filmagem, que também faz parte do cotidiano apanhado em
flagrante. Por isso, Dziga Vertov insiste em colocar em uma mesma cena um
operário polindo uma peça de metal e o operador configurando sua câmera.
Mostrando suas
técnicas, o cinema faz uma autoanálise. Editando o filme, Vertov compara o
processo de filmagem com o funcionamento de uma fábrica ou com o cuidado que se
tem pelas unhas. A mistura de alusões cria, no fim de contas, um quadro
objetivo: o cinema não é só uma arte, mas também um simples trabalho cotidiano.
Curiosamente, foi um filme que foi rodado durante três anos, para retratar uma
trama que se passa durante vinte quatro horas. Uma obra a frente do seu tempo.
Di Cavalcanti Di
Glauber (1977)
Sinopse: "Di
Cavalcanti Di Glauber", ou "Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de
Sua Última Quimera; Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira
Inseparável", é uma curta polêmica, quando o pintor brasileiro Emiliano Di
Cavalcanti morreu, Glauber Rocha foi ao funeral com uma câmera na mão e uma
idéia (discutível) na cabeça. Glauber filmou o enterro, o corpo no caixão,
enquanto a família de Di, aos berros, pedia para ele ir embora.
Um dos mais longos
casos de censura a uma obra de arte no Brasil teve início no dia 26 de outubro
de 1976. Ao saber da morte do pintor Di Cavalcanti, o cineasta Glauber Rocha
correu para o funeral, com a câmera na mão e a ideia na cabeça de homenagear o
amigo de longa data. O registro virou o curta Di-Glauber que, até hoje,
poucos brasileiros puderam assistir. O filme estreou juntamente com “Cabeças
cortadas”, em 11 de março de 1977, na Cinemateca do MAM, e logo após a primeira
sessão, a filha adotiva do pintor, Elizabeth Di Cavalcanti, iniciou sua batalha
para proibi-lo. Em 1979, a 7ª Vara Cível concedeu liminar a um mandado de
segurança impetrado por Elizabeth, vetando a exibição do filme. A decisão vale
até hoje, porém, 2004, um sobrinho do
cineasta disponibilizou o filme na internet.
O filme ganhou o
Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes, em 1977, antes que a Justiça
proibisse a exibição em território nacional. Clique aqui para assistir o curta.
Guernica (1950)
Sinopse: O bombardeio
da cidade de Guernica pela aviação nazista, em favor de Franco, é evocado
através do afresco de Picasso e de outras de suas obras.
Carta da Sibéria
(1957)
Sinopse: No caso de
Carta da Sibéria, Marker a princípio parece querer nos falar sobre esta vasta
região russa. Mas, aos poucos, vemos que suas intenções são mais téoricas e
reflexivas do que propriamente documentais.
O fogo que não se
apaga (1969)
Sinopse: O filme
encena as relações íntimas entre o napalm, a guerra como espetáculo
televisionado e a acumulação de capital.
Dirigido por Harun
Farocki, o filme explora em poucos minutos o horror que o napalm causou
durante a guerra do Vietnam, mas ao mesmo tempo é uma crítica aos meios
televisivos que tratavam o assunto como espetáculo. O filme pode ser visto como
uma experiência em laboratório, do qual iria crescer e servir de base para
outros filmes que viriam a surgir na década de 70 como O Franco Atirador que toca sobre o mesmo tema.
Clique aqui para assistir o curta metragem.
Mais informações sobre o
curso e interessados em se inscrever cliquem aqui.
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