CineDHebate em Direitos Humanos
A série
Cinedhebate: Documentários é um excelente meio para chamar
a atenção quanto às violações cometidas aos direitos humanos, e para
dar visibilidade a pessoas esquecidas ou à margem da sociedade. Como se
originaram, então, os documentários? Como eles
ganharam esse poder universalmente difundido e reconhecido? O impacto
da imagem cinematográfica é maior porque
mostra uma situação do mundo ao invés de descrevê-la. O Cinedhebate; Documentários
oferecerá uma seleção quintaessencial sobre o documentarismo
cinematográfico com filmes mudos da década de 20, do período do segundo
cinema (1916-1930).
O ciclo será uma verdadeira experiência cinematográfica, porque
possibilitaremos "todo o prazer de se ver a imagem sem som [...] a
imagem pura" (De Faria, ano, p. 59).
Exibiremos filmes silenciosos, que não foram produzidos originalmente com trilha sonora.
Giancarla Brunetto e
Nykolas Friedrich Von Peters Correia Motta
Coordenação e curadoria
*FARIA, Otavio de. Significação do Far-West. Ministério da Educação e Saúde: Rio de Janeiro, 1952.
Um Homem com uma Câmera
(Chelovek s kinoapparatom, URSS, 1929, 68 min) dir. Dziga Vertov
27 de julho- quarta-feira – 19h
Um homem anda pela cidade com uma câmera no ombro, registando a vida urbana com uma montagem visionária.Tânia Cardoso de Cardoso
Departamento de Difusão Cultural
Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário
tania.cardoso@difusaocultural.
www.difusaocultural.ufrgs.br
www.salaredencao.com
(51) 3308-3933
Nenhum comentário:
Postar um comentário