Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Cine Dica: A Cidade dos Piratas, Legalidade, Os Pássaros de Massachusetts e Paulo Sacramento (14 a 20 de novembro)

A CIDADE DOS PIRATAS E LEGALIDADE EM EXIBIÇÃO NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS OS PÁSSAROS DE MASSACHUSETTS E O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO EM DEBATE
Cidade dos Piratas

De 14 a 17 de novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra, e Legalidade, de Zeca Brito, duas das produções gaúchas mais elogiadas do ano. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos. Na sexta-feira, 15 de novembro, às 19h30, o diretor Bruno de Oliveira conversa com o público após a exibição de seu primeiro longa-metragem, Os Pássaros de Massachusetts.
No domingo, 17 de novembro, às 18h, o diretor Paulo Sacramento participa de um debate após a exibição da cópia remasterizada do documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. As duas sessões comentadas fazem parte da mostra Brasil Contemporâneo.

FILMES

A CIDADE DOS PIRATAS
Brasil, 2018, 85 minutos, DCP
Direção: Otto Guerra
Distribuição: Lança Filmes
Qual o sentido de fazer um longa-metragem sobre Piratas que navegam pelo Rio Tietê atrás de vítimas para saquear e torturar quando, entre a ideia de fazê-lo até a consumação do fato, passam-se décadas, o mundo entra no século XXI e o Brasil se vê diante de um enredo que supera qualquer ficção? Há um bom e grande motivo: o projeto escrito a partir desses personagens foi finalmente viabilizado. Em meio a isso, Laerte, o autor da história, assume sua troca de gênero, começa a renegar seus antigos personagens, os Piratas do Tietê, e a criar outras narrativas interessantes. O Diretor do filme, perdido com essa nova realidade e decidido a ser fiel aos seus caprichos após se ver diante da morte, resolve contar seu drama misturando-se à trama, criando um caótico labirinto entre a ficção e a vida real.

LEGALIDADE
Brasil, 2019, 120 minutos, DCP
Direção: Zeca Brito
Distribuição: Boulevard Filmes
Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país.

OS PÁSSAROS DE MASSACHUSETTS
Brasil, 2019, 85 minutos, DCP
Direção: Bruno de Oliveira
Durante um inverno na cidade de Porto Alegre, Sofia, Fernanda e Bruno se conhecem.

O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO
Brasil, 2003, 123 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Utilizando as técnicas aprendidas em um curso de filmagem ministrado dentro do presídio, os detentos encarcerados no maior centro de detenção da América Latina documentam seu cotidiano, registrando as condições precárias nas quais sobrevivem.

GRADE DE HORÁRIOS
14 a 20 de novembro de 2019

14 de novembro (quinta-feira)
14h – A Cidade dos Piratas
16h – Legalidade
18h – O Olho e a Faca
20h – Vermelha

15 de novembro (sexta-feira)
14h – A Cidade dos Piratas
16h – Legalidade
18h – Vermelha
19h30 – Os Pássaros de Massachusetts + debate com Bruno de Oliveira

16 de novembro (sábado)
14h – Sessão Acessível: Benzinho
16h – Legalidade
18h – Seus Olhos e Seus Ossos
20h – O Olho e a Faca

17 de novembro (domingo)
14h – A Cidade dos Piratas
16h – Legalidade
18h – O Prisioneiro da Grade de Ferro + debate com Paulo Sacramento

19 de novembro (terça-feira)
19h30 – Viral  + debate com Ian SBF (V Sul Audiovisual Market)

20 de novembro (quarta-feira)
18h – Os Pássaros de Massachusetts
20h – Riocorrente

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

Nenhum comentário: