Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Cine Especial: Cinema Queer – Identidade e Diversidade: Parte 3


Nos dias 10 e 11 de Novembro eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre, onde participarei do curso Cinema Queer – Identidade e Diversidade, criado pelo Cine Um e ministrado pela professora de cinema Rosângela Fachel de Medeiros. Enquanto os dias da atividade não chegam eu por aqui irei destacar os principais filmes desse cinema ousado, diversificado e colorido. 

Mulholland Drive - Cidade dos Sonhos (2001)

Sinopse: Sinopse: Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.
Leia matéria completa clicando aqui. 

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Sinopse: Jack e Ennis se conheceram em Wyoming, no verão de 1963, quando foram trabalhar para um rancheiro que criava ovelhas. Naquele ambiente solitário nas montanhas, eles acabam tendo um rápido contato sexual. Quando o trabalho no rancho acaba, cada um segue seu caminho. Ambos casaram e vivem com suas respectivas esposas. Por muitos anos, não se veem até que um dia, eles começam a marcar encontros esporádicos e mantêm um caso amoroso durante uns vinte anos.

Ele foi o responsável por levar a temática gay abertamente para o maisntream de Hollywood. Nunca um filme com cenas de beijos e paixão arrebatadora entre duas pessoas havia chegado tão longe. O Segredo de Brokeback Mountain derrubou barreiras e mesmo tendo levado apenas três prêmios das oito indicações ao Oscar que concorreu (perdendo inclusive a de melhor filme, a que era favorito), é considerado por muitos o melhor e mais importante filme de 2005.
O quase silencioso e revolucionário filme do diretor Ang Lee pode ser sentido não somente no modo como foi abraçado pelo público e pela crítica, mas também na forma como serviu para neutralizar uma visão antiga de romances entre pessoas do mesmo sexo no cinema. Se antes era retratado apenas como paixões passageiras ou roteiros envoltos em doenças contagiosas, a partir dali a abertura foi instantânea. Mesmo em suas cenas mais fortes, Brokeback Mountain arrebatava. De acordo com Jake Gyllenhaal, que interpretou um dos protagonistas (Jack Twist), o tom político da obra era algo que preocupava Heath Ledger (seu colega de cena), era um assunto sensível a ser tratado a sério:

 “Ele era extraordinariamente sério a respeito dos aspectos políticos acerca do filme. Muitas vezes as pessoas quiseram se divertir e tirar sarro e ele era veemente sobre permanecer sério, até o ponto em que se recusava a ouvir qualquer piada a respeito do filme.”


 Tatuagem (2013)

Sinopse: ‎Recife 1978. Com a ditadura militar ainda atuante mas mostrando sinais de esgotamento um grupo de artistas provoca a moral estabelecida com seus espetáculos de cabaré ensaiando a resistência política a partir do deboche. Fininha um soldado de 18 anos do interior de Pernambuco se apaixona por Clécio dono de uma trupe anarquista.
Leia matéria completa clicando aqui. 

AZUL É A COR MAIS QUENTE (2013) 

Sinopse: Adele (Adle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux) sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos ela se entrega por completo a este amor secreto enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.
Leia matéria completa clicando aqui. 

Saiba mais sobre o curso clicando aqui. 

Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

2 comentários:

Leo Rib disse...

Desses aí o único que eu vi foi O Segredo de Brokeback Mountain.
Foi bom.

Marcelo Castro Moraes disse...

Recomendo os outros que são indispensáveis com relação ao assunto.