Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: A Outra Mulher

Nota: filme exibido para os associados no último sábado (03/11/18) as 10h15min na sala Eduardo Hirtz.
Sinopse: Um homem tem uma fantasia com a nova namorada de seu melhor amigo. Ele está disposto a deixar a cautela de lado e realizar seus sonhos mais loucos.

A grande vantagem do cinema é poder distinguir fantasia de realidade de forma visual e utilizar isso à seu favor. A nova comédia francesa A Outra Mulher, é a mais nova representação sobre esse pensamento. O filme já inicia sua trama indo direto ao ponto: o reencontro inesperado de dois amigos, Daniel (Daniel Auteuil) e Patrick (Gérard Depardieu). Patrick menciona que precisa apresentar sua nova namorada à ele, e os dois então combinam um jantar. O problema que Daniel se apaixona perdidamente pela mulher do seu amigo e iniciando um verdadeiro dilema em seus pensamentos. 
O grande recurso utilizado em A Outra Mulher é a confusão entre realidade e imaginação. Parece não haver distinção entre o que é o pensamento de Daniel e o que de fato está acontecendo, pois a cada momento o cinéfilo é posto em dúvida. Contudo, o próprio protagonista muitas vezes se confunde e acaba deixando escapar pensamentos inadequados. A forma de driblar isso, obviamente, é com humor e funcionando perfeitamente. Daniel parece realmente sentir um amor à primeira vista pela jovem, indo mais nessa direção do que no fetichismo propriamente dito. 
A Outra Mulher é curto, mas consegue ter começo, meio e fim bastante bem definidos. Fique claro que é uma comédia francesa e arranca leves risos de quem o assiste. O jeito desengonçado de Auteuil se encaixou perfeitamente no papel, sendo mais fácil entender seu ponto de vista e suas motivações. De fato, o filme corre o risco de cair num estereótipo machista, e chega bem perto disso em alguns momentos. Contudo, o humor da paixão platônica faz com que o longa seja capaz de desviar muito bem dessa temática.



Nota: o filme segue em cartaz as 17h20min na sala Eduardo Hirtz. R. dos Andradas, 762 - Centro, Porto Alegre.

Siga o Clube de Cinema de Porto Alegre através das redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Nenhum comentário: