Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Cine Dica: Das Cinzas Coração e Buster Keaton em cartaz (4 a 12 de outubro)



 ESPETÁCULO DAS CINZAS CORAÇÃO CELEBRA A ARTE DE BUSTER KEATON NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS



No período de 4 e 12 de outubro, o espetáculo Das Cinzas Coração, com direção de Jéferson Rachewsky, apresenta uma combinação de cinema e teatro, inspirando-se nas comédias cinematográficas dos anos 1920, especialmente nos filmes realizados por Buster Keaton e protagonizados por Sybil Seely, que serão projetados após a apresentação, com acompanhamento ao vivo do músico Arthur de Faria. O valor do ingresso é R$ 30,00, com meia entrada para estudantes, idosos e classe artística.
A mostra O Cinema de Ira Sachs e o longa-metragem Nico, 1988 seguem em exibição até o dia 12 de outubro.

DAS CINZAS CORAÇÃO
Cinemateca Capitólio Petrobras, Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê orgulhosamente apresentam... Das Cinzas Coração: uma comédia de circo-teatro sobre desigualdade de gênero que junta o charme do cinema mudo a técnicas de palhaço para contar, com graça e sensibilidade, um dia aparentemente cotidiano na vida de Aurora - jovem cheia de habilidades subestimadas, sufocada entre desejos adormecidos e sua realidade opressiva comum a tantas mulheres brasileiras. O espetáculo conta com uma trilha ao vivo de Arthur de Faria, como a feita pelos “pianeiros” da época. Espetáculo da Quimera Criações Artísticas em parceria com o Teatro Ateliê, contemplado pelo Prêmio FUNARTE Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2014. Após o espetáculo, há exibição com trilha ao vivo de um curta-metragem de Buster Keaton.

FICHA TÉCNICA Direção: Jéferson Rachewsky Atuação e dramaturgia: Valquíria Cardoso e Jéferson Rachewsky Trilha sonora: Arthur de Faria Concepção visual e figurinos: Valquíria Cardoso Cenografia e adereços: Alex Limberger, Diego Steffani e Valquíria Cardoso Criação de luz: Osvaldo Perrenoud Fotografia: Adriana Marchiori e Claiton Dornelles Arte gráfica: Jéferson Rachewsky Financiamento: Prêmio FUNARTE Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo

De 4 a 12 de OUTUBRO – 20H (*dia 08 não há sessão)
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras
Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico – Porto Alegre
Tempo total do espetáculo (apresentação + filme): 70 minutos
Valor: R$ 30,00, com meia entrada para estudantes, idosos e classe artística
Classificação etária: Livre

FILMES
UMA SEMANA
(One Week)
Estados Unidos, 1920, 25 minutos
Direção: Buster Keaton, Edward F. Cline
Exibição digital

Dentre os presentes recebidos por recém-casados, está uma casa portátil que pode ser montada facilmente em uma semana. Mas o rival do marido complica as coisas trocando o número das caixas que contém a futura casa.
Primeiro filme autoral de Keaton, Uma Semana mostra a total liberdade do diretor para desenvolver sua técnica, suas gags e seu estilo. Co-estrelado pela atriz Sybil Seely, a maior referência feminina do espetáculo Das Cinzas Coração.

O ENRASCADO
(Cops)
Estados Unidos, 1922, 18 minutos
Direção: Buster Keaton, Edward F. Cline
Exibição digital

O Enrascado é um filme de comédia de 1922 sobre um jovem que acidentalmente fica do lado ruim de todo o Departamento de Polícia de Los Angeles durante um desfile e é perseguido por toda a cidade. Outro grande clássico de Keaton, com várias cenas que misturam ação acrobática e humor nonsense em doses perfeitas.

O ESPANTALHO
(The Scarecrow)
Estados Unidos, 1920, 25 minutos
Direção: Buster Keaton, Edward F. Cline
Exibição digital
Keaton e Roberts partilham uma casa de campo cheia de dispositivos mecânicos para fazer a vida fácil, além disso, eles disputam a filha do fazendeiro. Buster Keaton e Sybil Seely se encontram novamente neste filme marcado por gags, perseguições, romance e soluções engenhosas extremamente criativas.

GRADE DE HORÁRIOS
4 a 12 de outubro de 2018

4 de outubro (quinta)
20h – Das Cinzas Coração + Uma Semana

5 de outubro (sexta)
14h – Melhores Amigos
16h – Nico 1988
20h – Das Cinzas Coração + O Enrascado

6 de outubro (sábado)
14h – O Amor é Estranho
16h – Nico 1988
20h – Das Cinzas Coração + O Espantalho

7 de outubro (domingo)
14h – Deixe a Luz Acesa (entrada franca)
16h – Nico 1988
20h – Das Cinzas Coração + Uma Semana

9 de outubro (terça)
14h – Melhores Amigos
16h – Nico 1988
20h – Das Cinzas Coração + O Enrascado

10 de outubro (quarta)
14h – O Amor é Estranho
16h – Nico 1988
20h – Das Cinzas Coração + O Espantalho

11 de outubro (quinta)
14h – Bom Dia
16h – Nico 1988
20h – Das Cinzas Coração + Uma Semana

12 de outubro (sexta)
14h – A Cruz dos Anos
16h – Nico 1988
20h – Das Cinzas Coração
21h – Sessão Especial de Casanova, de Alexandre Volkoff

Nenhum comentário: