Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Cine Curiosidade: Novo Instituto Olga Rabinovich lança prêmio inédito na Mostra



Por meio da doação de bolsas, financiamento de projetos e parcerias com instituições, o novo Instituto nasce para ser um agente catalisador da excelência do audiovisual brasileiro

O Brasil ganha o primeiro instituto filantrópico de apoio ao audiovisual. O Instituto Olga Rabinovich acredita que o trabalho dedicado ao amadurecimento dos projetos e a troca com profissionais experientes são fundamentais para a criação de grandes histórias contadas no audiovisual e no consequente engajamento do público espectador.“Ao longo de minha trajetória senti a necessidade de atuar de forma efetiva na transformação de algumas realidades no Brasil, país que recebeu minha família com tamanha generosidade”, Olga Rabinovich.
O novo Instituto vai atuar na formação e capacitação de profissionais, no apoio a roteiro e desenvolvimento de projetos e ainda na reflexão sobre como essas histórias podem chegar ao grande público. Como projeto piloto de lançamento, o novo Instituto vai premiar um roteirista com mentorias e uma bolsa de R$ 30 mil, pelo período de seis meses. A pré-estreia do Instituto ocorre durante a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O premiado será escolhido por uma comissão externa formada pela Mostra, entre os 20 projetos selecionados para o Encontro de Negócios do Mercado de Ideias Audiovisuais.
“A história do Instituto Olga Rabinovich no audiovisual começou há um ano, por meio da realização de 79 conversas com profissionais do meio, a fim de traçar um diagnóstico que permitisse identificar qual seria a melhor e mais eficiente atuação da instituição filantrópica”, afirma Joséphine Bourgois, diretora executiva da Instituição.

O posicionamento
- O Instituto Olga Rabinovich atuará como agente catalisador, a partir de uma visão sistêmica e integradora
- Será um doador de bolsas e apoiador de projetos (“grant-maker”)
- Mobilizará atores diversificados em torno de soluções desenhadas e operadas em parceria com eles

Projetos do Instituto Olga Rabinovich
O Instituto será lançado em janeiro de 2019 quando anunciará a gama completa de projetos que pretende apoiar. Neste momento, lança o primeiro projeto: a edição piloto do Programa de Apoio ao Roteiro e Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, que vai beneficiar quatro roteiristas com bolsa de seis meses (valor total de R$ 30 mil) e ainda mentorias com especialistas. O programa conta com a parceria de importantes instituições do cinema brasileiro, que serão responsáveis pela seleção dos roteiristas:

42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
O premiado será escolhido por uma comissão externa formada pela Mostra, entre os 20 projetos selecionados para o 1º Encontro de Negócios do Mercado de Ideias Audiovisuais. O anuncio do vencedor do Prêmio será feito no dia 27 de outubro de 2018.

Laboratório Novas Histórias/Programa Sesc e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros 2018
Anúncio do vencedor entre os projetos participantes da Edição 2018 do Laboratório Novas Histórias será feito durante o evento de premiação na Mostra Internacional de Cinema, no dia 27 de outubro de 2018.

BrLab
O projeto ganhador do Prêmio Aquisição Vitrine Filmes da 8ª edição do laboratório  BrLab de desenvolvimento de projetos audiovisuais (http://brlab.com.br/) foi escolhido como beneficiário do programa.

CENA 15
O Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes, o CENA 15, anunciará o projeto contemplado pelo Programa no evento de encerramento (pitching final), que será realizado no dia 15 de dezembro de 2018.

Sobre Olga Rabinovich
Brasileira com longa atuação no voluntariado, Olga Rabinovich fundou em 2018 o Instituto que leva seu nome, com a missão de apoiar de forma filantrópica profissionais, instituições e projetos em dois segmentos distintos: saúde e audiovisual.

Nenhum comentário: