Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Cine Dica: Sessão especial dia 15 de outubro no CineBancários

  DOCUMENTÁRIO ANAUÊ SERÁ EXIBIDO EM PORTO ALEGRE EM SESSÃO ESPECIAL NO DIA 15 DE OUTUBRO ÁS 19H NO CINEBANCÁRIOS
 "ANAUÊ!, o integralismo e o nazismo na região de Blumenau", documentário escrito e dirigido por Zeca Pires, discute as origens e as diferentes  faces do fascismo brasileiro.

O documentário "Anauê! - O Integralismo e o Nazismo na Região de  Blumenau", dirigido pelo cineasta catarinense Zeca Pires, será apresentado EM SESSÃO UNICA na cidade de Porto Alegre no dia 15 de outubro  (segunda-feira), às 19 horas no CineBancários. COM ENTRADA FRANCA. O diretor Zeca Pires, a  produtora executiva do filme Maria Emília, os montadores Giba Assis  Brasil e Jonatas Rubert , estarão presentes ao evento para  uma conversa com o público, depois da projeção

Anauê!

"Anauê", filme documentário de longa metragem, revê os tempos do  Integralismo e Nazismo na região de Blumenau, em Santa Catarina. Com  depoimentos de populares da região de Blumenau, historiadores, filósofos  e sociólogos, o filme, ao tratar da história passada, visita  enfaticamente o momento atual no Brasil e no mundo. São vários  depoimentos intercalados com imagens e filmes de arquivo cuja narrativa  em primeira pessoa (Édio Nunes faz a voz do diretor) conduz o espectador  a este polêmico tema. Fragmentos dos discursos de Getúlio Vargas e de  uma entrevista de Nereu Ramos são reproduzidos nas vozes de Gringo Starr  e Roberto Lacerda, respectivamente. O material de arquivo fonográfico em  "Anauê!" é riquíssimo com sonoridade da época.
Zeca Pires trabalhou durante anos na pesquisa deste documentário, e o  projeto, há alguns anos, passou pela consultoria de Eduardo Coutinho. O  cineasta  considera que este documentário, sobre o Integralismo e Nazismo  na Região de Blumenau, trás à luz uma discussão que não pode e não deve ficar sem provocação e considera pouco o que é encontrado na  historiografia oficial. Para Pires, as exibições realizadas em Blumenau foram surpreendentemente  muito boas e geraram interesses e discussões importantes bem como desdobramentos, ainda por se efetivar, como a exibição do documentário  para a rede de professores estaduais e municipais da região, com a  intenção de utilizar o documentário como aporte ao material didático. O filme foi realizado com a verba do prêmio Edital Cinema da Fundação  Catarinense de Cultura edição 2013/2014 (prêmio de R$ 120 mil). Zeca e  sua equipe viajaram às cidades do Vale do Itajaí e do Itapocu resgatando  depoimentos e mapeando acervo fotográfico, fílmico e fonográfico.  Portanto, o filme também se caracteriza por esta memória. O documentário tem, em sua equipe, profissionais experientes como Giba  Assis Brasil, que o montou junto com Jonatas Rupert; assessoria de  filosofia da Dra. Maria de Lourdes Borges, e também profissionais  estreantes, citando o diretor de fotografia Adenor Gouvea Filho e o  animador Érico Monteiro, reunião que o cineasta considera de imensa  riqueza de diálogo entre gerações.
Zeca Pires comenta que "As gerações atuais querem conhecer a história, e  o filme é um pequeno degrau para isso", e afirma que "Com o filme, quero  estimular a discussão sobre a importância do diálogo num momento em que  a intolerância cresce em todo o mundo".
Anauê! teve o seu lançamento nacional na abertura do FAM, em junho 2017 (Florianópolis Audiovisual Mercosul).

Links:

CINEBANCÁRIOS
Rua General Câmara, 424 – Centro
Fone 34331204

Nenhum comentário: