Nos dias 25 e 26 de
Junho eu estarei me encaminhando para minha 58ª participação nos cursos do Cine
Um. Na próxima aula o tema será Nouvelle Vague do Cinema Coreano que será ministrado pelo Doutor em Ciências
da Comunicação Josmar Reyes. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui
eu estarei postando sobre os filmes que eu assisti desse cinema inovador e
corajoso que estourou no início do século 21.
Sede de Sangue
Sinopse: Sang-hyeon
(Song Kang-ho) é um padre que se tornou voluntário de um projeto secreto de
desenvolvimento de vacinas. Seu intuito é ajudar a salvar vidas, ameaçadas por
um vírus mortal. Porém durante o experimento ele é infectado e morre. Quando recebe
uma transfusão de sangue de paradeiro desconhecido, ele volta à vida mas se
torna um vampiro. Sang-hyeon está agora dividido, entre o desejo carnal por
sangue e sua fé, que o impede de matar.
A mania Crepúsculo
deu origem há uma febre sem precedentes de filmes e livros de vampiros de uma
maneira jamais vista, mas como todo o gênero sempre existe os altos e baixos
como a própria saga Crepúsculo. Mas o vampirismo não fica somente restringido
nos EUA, sendo que na Suécia tivemos Deixe Ela Entrar, elogiado filme de terror
que ganharia posteriormente sua versão americana e para a surpresa de todos, um
filme de vampiro vindo da Coréia do Sul. Park Chan-wook, descoberto ao redor do
mundo graças a sua segunda parte de sua trilogia de vingança (Old Boy) acabou não
só sendo reconhecido lá fora como fez que o mundo voltasse para o cinema
Coreano e com isso outros títulos vieram a ser conferidos no ocidente como O
Hospedeiro e Mother: A procura da verdade. Aqui, Park faz sua visão do mundo
dos vampiros da sua maneira, mas sem ignorar as características convencionais
de um filme desse gênero. Contudo, espere todas as características do diretor,
como jogo de câmera, terror psicológico e muito, mas muito sangue. Para os fãs
de Crepúsculo acostumados com os vampiros bonzinhos, Sede de Sangue pode acabar
sendo um verdadeiro soco no estômago, mas serve como alivio para os fãs que
esperam um filme de vampiros com o mais puro terror e ao mesmo tempo de uma
forma totalmente original.
Zona de Risco
Sinopse: Na fronteira
das duas Coréias, dois soldados são assassinados misteriosamente. Responsável
por investigar o incidente, o Major Sophie E. Jean (Yeong-ae Lee) procura
provas que levem aos culpados. Durante a investigação, os depoimentos se
mostram inconsistentes e algo parece não se encaixar. A verdade é muito mais
simples e trágica do que o Major imagina.
O filme mais famoso
de Chan Wook Park sempre será Oldboy de
2003. Porém, antes do sucesso mundial, Park, também já tinha prestigio em seu
país, e por toda Ásia, graças à Zona de Risco. A trama mostra soldados da
fronteira entre Coréia do Norte e Sul, que cultivam uma amizade enorme,
independente de seus ideais, e de suas pátrias.
Mas em uma fatídica
noite de Outubro, dois soldados norte coreanos são mortos e abala a paz da
região. O mistério permanece. Uma suíça é encarregada de assumir o caso. Ela
trabalha para Forças dos Países Neutros.
Inteligente e ágil, o
filme prende atenção com seu suspense, ação e drama, que retrata a amizade
proibida de quatro soldados, que em meio ao clima tenso, conseguem se firmar em
uma bela amizade. A pergunta fica é: porque das guerras? Porque desse eterno
duelo entre as duas pátrias, que só foram separadas após a Guerra da Coréia? As
perguntas ficam no ar e nos faz refletir sobre esse grande vazio. Em meio ao
caos eles abriram uma brecha e uma esperança.
Primavera, Verão,
Outono, Inverno e... Primavera
Sinopse:Em um pequeno
monastério flutuante sobre um lago vivem um velho monge e seu jovem aprendiz.
Enquanto o menino explora os arredores, ele se deixa levar por seus instintos e
crueldades infantis. Porém, o mestre sempre está pronto para ensinar suas
lições, e mostra para o garoto que as consequências de pequenos atos podem
durar a vida toda.
Do cineasta Kim
Ki-duk, “Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera”, as estações do ano são uma metáfora para os
estágios, não só da vida, mas também de desenvolvimento humano: nascimento,
crescimento e declínio. Dois monges budistas, um mais velho que exerce a função
de mestre; e outro mais novo, jovem aprendiz, convivem em uma casa no meio de
um lago entre as montanhas. O filme é dividido em cinco partes de acordo com as
estações do ano, como destacado pelo título: há a primavera, o nascimento; o
verão, o despertar; o outono, o declínio; o inverno, a queda; e o renascimento
com a primavera, novamente. Na obra fica evidente o eterno retorno da situação
humana, mas em um plano metafísico, de constituição da essência humana nos seus
estágios de desenvolvimento.
Casa Vazia
Sinopse: Um jovem
vagabundo invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora.
Para pagar a estadia ele realiza pequenos consertos ou faz limpeza na casa. Ele
costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, trocando de casa constantemente. Até
que um dia encontra uma bela mulher em uma mansão, que assim como ele também
está tentando escapar da vida que leva.
O Cineasta Kim-Ki Duk chamou
a atenção mundial com seu filme anterior que eu citei acima. O mundo ficou
deslumbrado com a carga cheia de filosofia apresentada na relação entre mestre
e discípulo. Quando Casa Vazia foi lançado à expectativa era enorme e muitos
esperavam algo na mesma linha. De forma certeira e imprevisível, Kim-Ki Duk
tomou um rumo completamente diferente. Desta vez ele conta a história de
Hee-Jae (Hyun-kyoon Lee), um jovem que invade casas cujos donos estão viajando
e lá fica por algum tempo. Ele não rouba nada e, para compensar a
"hospedagem", procura algo dentro da casa que precise ser arrumado.
Certo dia, em uma das casas que ele invadiu, Hee-Jae presencia a bela modelo
Sun-hwa (Seung-yeon Lee) levar uma surra do marido. A partir daí se estabelece
uma forte relação entre os dois sem que eles troquem uma única palavra sequer.
A narrativa que o diretor imprime aqui não segue um padrão convencional. A
trama é, antes de tudo, romântica, porém, vem impregnada de poesia, de realismo
fantástico, de questões sobrenaturais. Parece uma salada que não combina bem
seus ingredientes, no entanto, tudo o sentido nesta belíssima historia de amor.
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