Sinopse: Telmo (Carlos
Alberto Riccelli), um diretor de teatro aposentado, foi membro da luta armada
durante a ditadura militar e chegou a ser preso por seis meses por conta disso.
Porém, ele não consegue se lembrar de nada desse período, além de alguns lapsos
momentâneos. Para tentar reativar sua memória e descobrir o que aconteceu, ele
decide criar uma peça de teatro. Contando com um jovem elenco de atores, Telmo
vai reconstruir a sua própria história.
No filme HOJE, a personagem
de Vera (Denise Fraga) está se mudando para um novo apartamento, já que conseguiu
através de uma indenização vinda do governo em decorrência do assassinato do
seu marido Luiz (César Troncoso) no tempo em que eram militantes. No decorrer
da obra, a personagem relembra o seu passado e enfrentando dolorosas lembranças
e fantasmas dos quais não consegue desvencilhar. Toda a trama se passa em um único
cenário, ou seja, o apartamento, do qual se torna uma espécie peça fundamental
para a trama.
Naquele filme, Tata Amaral
quis fazer uma trama da qual as lembranças de tempos difíceis como da ditadura
se tornassem algo dolorido e que dificilmente a pessoa consegue esquecer. Quem
vivenciou sabe o que eram aqueles tempos, mas que não se pode esquecer e que se
deve passar como fonte de informação para as novas gerações que mal sabem o que
realmente acontecia naquele período. Em Trago Comigo, a cineasta dá continuidade
de como se deve da melhor forma possível manter essa história viva e para servir
de alerta para que os erros do passado não se repitam em nosso presente.
Telmo (Carlos Alberto
Riccelli) é um ex militante e agora aposentado. Apaixonado pelo teatro decide adaptar
a sua vida de luta no palco, para que então, somente assim, não somente exorcize
as suas antigas dores, como também consiga lembrar-se de coisas que ele próprio
havia esquecido. Contudo, o fantasma de seu antigo amor do qual havia perdido
pode se tornar o seu calcanhar de Aquiles para realização de sua obra.
Assim como HOJE, boa parte
da trama se passa em um único cenário, ou seja, tudo ocorre dentro do teatro do
qual eles irão fazer a peça. Porém, mais do que vermos os personagens centrais
ensaiando para a peça, vemos também essas determinadas cenas cortarem para cenas
da peça já sendo encenada pra valer. Isso se cria um belo jogo de cena e
fazendo com que criamos um quebra cabeça mental, onde comparamos o antes e o
depois da cena já orquestrada para um possível público que for assistir.
O casamento entre cinema e
teatro não é exatamente novo para o cinema brasileiro autoral de hoje, já que
ano passado havia sido lançado o filme Orestes, de Rodrigo Siqueira, e que
tratava de temas semelhantes. Curiosamente, ambos possuem o teatro como pano de
fundo, dando a entender que essa arte, ou qualquer outra que preze, seja uma espécie
de escape para exorcizar os seus demônios pessoais. Outra semelhança é de ambos
serem ficção/documentário, já que aqui, a trama principal se entre corta entre depoimentos
de ex-militantes e de parentes de pessoas que ainda hoje se encontram
desaparecidos desde os anos de chumbo.
Interessante observar que,
embora ajam pessoas conhecedoras de história, é impressionante como ainda exista
pessoas do nosso mundo real que desconhecem as consequências daquele período e
até mesmo desejam o seu retorno. Pegamos, por exemplo, o personagem Miguel
Jarra (Felipe
Rocha), um ator, aparentemente, limitado de novelas, mas que deseja atuar na
peça. Porém, ele demonstra total desconhecimento da época da ditadura e não consegue
entrar no personagem, sendo justamente Telmo (Riccelli) quando ele era militante.
Embora seja coadjuvante, o
personagem de Felipe Rocha se torna bem interessante no decorrer da trama, já
que ele seria uma espécie crítica que a cineasta faz, não somente sobre a
geração atual desinformada, como também a geração de atores televisivos, que
nada mais são do que meros bonecos que fazem pose de galão. Contudo, o seu
personagem vai se transformando, principalmente quando descobre aos poucos o
que Telmo realmente passou. Quando chegamos ao final, percebemos uma
transformação completa de seu personagem e se distanciando da imagem do que ele
foi um dia no princípio do filme.
Claro que a verdadeira alma do
longa acaba sendo o próprio Telmo, sendo interpretado de uma forma convincente,
para não dizer inesperada, pelo ator Carlos Alberto Riccelli. De forma
eficiente, ele consegue passar para nós o fato de seu personagem carregar um
grande peso do mundo nas costas, principalmente quando se considera culpado
pela perda de um grande amor do seu passado. Riccelli transmite bem para nós,
tanto no olhar, como nas palavras e trejeitos, uma pessoa cheia de cicatriz
internas e que às vezes uma delas se reabre para lhe atormentar.
Em tempos em que
vemos na tv deputados conservadores que idolatram torturadores do tempo da
ditadura, filmes como Trago Comigo se tornam obras mais atuais do que nunca e obrigatório
para ser visto e revisto por pessoas que procuram os verdadeiros fatos de nossa
história.
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