Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cine Dica: Pérolas de Clint Eastwood na Sala P. F. Gastal

MOSTRA “CLINT EASTWOOD – O GEMINIANO QUE NÓS AMAMOS” APRESENTA OBRAS MENOS CONHECIDAS DO MESTRE AMERICANO

Entre os dias 14 e 19 de junho, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta o ciclo Clint Eastwood – O Geminiano Que Nós Amamos, com um panorama de obras importantes e menos populares de um dos nomes mais talentosos da história do cinema. Com projeção digital e várias exibições em alta definição, a mostra é uma parceria com a distribuidora MPLC e a locadora E O Vídeo Levou.
Entre os destaques da mostra, estão o tenso primeiro longa-metragem de Clint, Perversa Paixão, sobre a obsessão amorosa; sua apropriação sombria do polêmico policial Dirty Harry, Impacto Fulminante; o melancólico retrato de um cantor apaixonado pela música, A Última Canção; e o seu primeiro faroeste como diretor, o violento O Estranho Sem Nome. Também ganham exibição a obra-prima Um Mundo Perfeito, reconhecido por muitos fãs como seu grande filme, e o subestimado Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal. Duas das atuações mais marcantes de sua trajetória, O Estranho que Nós Amamos, de Don Siegel, e O Último Golpe, de Michael Cimino, completam a programação.
 
 
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
 
 
Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal
(Midnight In The Garden Of Good And Evil, 1997, 155 minutos)
 
John Kelso (John Cusack), um escritor e jornalista de Nova York, vai até Savannah, Geórgia, para cobrir a festa de natal de Jim Williams (Kevin Spacey), um noveau-riche (segundo ele mesmo) que se tornou a pessoa mais importante da cidade. Durante a festa na casa do milionário Kelso, sem ter noções de certos fatos, presencia uma briga entre o anfitrião e Billy (Jude Law), que parecia não ter tido grandes conseqüências. Mas, um pouco mais tarde, ele fica sabendo que Jim matara Billy, com quem tinha uma ligação íntima. Deste momento em diante tudo em Savannah passa a girar em torno do julgamento e Jim, que alega legítima defesa, espera usar seu prestígio e poder para ser absolvido, mas parece que tanto a defesa quanto a acusação decidiram mascarar a verdade de todas as formas, para terem um veredicto favorável. Exibição em HD.

Um Mundo Perfeito
(A Perfect World, 1993, 137 minutos)

Nos anos 60, presidiário sequestra criança como refém, após fugir de sua sentença. Segue para o Alaska, terra onde seu pai foi morar, para um acerto de contas com o passado. Porém, com o tempo, cria uma amizade com o menino, que também desconhecia a presença de uma figura paterna. Enquanto são perseguidos por um veterano policial, os dois compartilham emoções que lhes eram desconhecidas. Exibição em HD.

Impacto Fulminante
(Sudden Impact, 1983, 115 minutos)

Harry Callahan (Clint Eastwood) é um policial de São Francisco que é criticado por seu método, no qual mata diversos criminosos em seu trabalho. Assim é mandado em uma missão na Califórnia, enquanto a situação se acalma. Entretanto lá uma artista, Jennifer Spencer (Sondra Locke) foi atacada sexualmente juntamente com a irmã, que enloqueceu. Assim ela jura vingança e começa a eliminar os homens que a violentaram, fazendo com que Callahan tenha que evitar que ela continue matando. Exibição em DVD.

A Última Canção
(Honkytonk Man, 1982, 118 minutos)

Na década de 30, durante a terrível depressão americana, somente uma coisa era capaz de garantir a sobrevivência de um homem: seus sonhos. Red Stovall (Clint Eastwood), um apaixonado pela música e pelo Whisky, decidiu correr as estradas empoeiradas atrás de uma chance para se tornar um grande cantor country. Junto com seu fiel sobrinho (Kile Eastwood), cuja função era manter longe de problemas, eles seguiram de Oklahoma até Nashville vivendo aventuras e decepções em nome de seus sonhos. Exibição em HD.

O Último Golpe
(Thunderbolt and Lightfoot, 1974, 110 minutos)
Direção: Michael Cimino

Sete anos após um assalto a banco, um experiente ladrão que se disfarçava de sacerdote religioso se reúne com um companheiro mais jovem e irreverente, reencontrando seu antigo grupo para organizar um novo e audacioso golpe. Exibição em HD.

O Estranho Sem Nome
(High Plains Drifter, 1973, 105 minutos)

Eastwood interpreta um estranho misterioso que surge das escaldantes areias do deserto e cavalga decidido para amedrontada cidade do Lago. Após cometer vários crimes em vinte minutos, o Estranho é contratado pela cidade para protegê-la de três pistoleiros fugidos da prisão. Exibição em blu-ray.


Perversa Paixão
(Play Misty For Me, 1972, 102 minutos)

Dave (Clint Eastwood) é um locutor paquerador que perdeu a namorada (Donna Mills) por causa de suas traições. Na cidade de Carmel ele vive sua rotina de passeios noturnos pelo circuito de bares e cantadas picantes dirigidas às ouvintes que escutam as cinco horas diárias de seu programa. Certo dia, ele sai como uma fã (Jessica Walter) e na sequência um romance se inicia, apesar dele deixar claro para ela que não gostaria de nada sério. Quando a ex-namorada retorna para a cidade, Dave pensa em mudar de vida e tornar-se fiel, mas Evelyn não está disposta a perder essa disputa amorosa e revela-se mais perigosa e imprevisível do que ele poderia imaginar. Exibição em blu-ray.  

O Estranho que Nós Amamos
(The Beguiled, 1971, 100 minutos)
Direção: Don Siegel

Clint Eastwood e Geraldine Page estrelam este tenso drama psicológico sobre amor e traição. Durante a Guerra Civil Americana, um soldado da União ferido é abrigado pela diretora e pelas estudantes de um colégio para garotas no Sul do país. Enquanto sua saúde melhora, seu desejo aumenta. Contudo, poderia ele confiar que estas mulheres do inimigo não iriam entregá-lo? Exibição em blu-ray.  


GRADE DE PROGRAMAÇÃO
14 a 19 de junho de 2016

14 de junho (terça)
15h – Perversa Paixão
17h – A Última Canção
19h – Um Mundo Perfeito

15 de junho (quarta)
15h – O Estranho que Nós Amamos
17h – O Estranho Sem Nome
19h – Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal

16 de junho (quinta)
15h – Impacto Fulminante
17h – A Última Canção
19h30 – Lançamento do documentário Olhos Fechados Pro Azar, com a banda Dingo Bells

17 de junho (sexta)
15h – O Estranho Sem Nome
17h – Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal
20h – Projeto Raros (O Relatório, de Abbas Kiarostami + debate com Ivonete Pinto)

18 de junho (sábado)
17h – O Último Golpe
19h – Impacto Fulminante

19 de junho (domingo)
15h – Perversa Paixão
17h – O Estranho que Nós Amamos
19h – Um Mundo Perfeito
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

Nenhum comentário: