PROJETO ACADEMIA DAS MUSAS ESTUDA OBRA DE AGNIESZKA HOLLAND
No sábado, 4 de junho, às 10h30, o projeto
Academia das Musas, grupo de pesquisa dedicado ao cinema realizado por mulheres, estuda na
Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) a obra da polonesa
Agnieszka Holland, a partir do filme Uma Mulher Solteira, de 1981.
Sobre Agnieszka Holland
texto de Carla Oliveira, integrante do grupo de pesquisa Academia das Musas
A Agnieszka Holland é a mais conhecida das cineastas polonesas, embora não a pioneira. Ela nasceu em Varsóvia, em 1948, filha de
pai judeu e mãe católica. Teve uma formação católica.
Seu
pai era membro do Partido e foi envolvido em falsas acusações, o que o
levou a cometer suicídio quando em custódia (SIC). Episódio
esse marcante na vida de Agnieszka, que diz que, devido a esse passado
familiar, nunca foi aceita na emblemática Escola de Lodz, a mais
importante escola de cinema polonesa. Acabou estudando na também mítica
FAMU, a escola de cinema de Praga, na antiga Tchecoslováquia.
Diz que há no seu cinema oscilação entre o pathos polonês e a
civilidade tcheca e refere como influências, dentre os cineastas
tchecoslovacos, de Evald Schorm, Jan Nemec e Ivan Passer.
No período em que estudou na FAMU, foi politicamente engajada,
participando das manifestações da Primavera de Praga. Fez na FAMU seu
primeiro curta, Jesus Christ's Sin, uma adaptação de um conto do Babel.
Retornando
à Polônia, em 1971, começou a trabalhar com os cineastas Krzysztof
Zanussi e Andrzej Wajda, como assistente de direção
e roteirista, respectivamente. Escreveu vários roteiros para o Wajda,
considerado o seu mentor. Dentre esses, o de O Homem de Mármore, início
da trilogia do Wajda sobre o Solidariedade, movimento sindical com o
qual a Agnieszka se envolveu.
Após
dirigir alguns outros curtas, seu primeiro longa-metragem
foi Provincial Actors (1978), um alegórico drama sobre os bastidores de
uma trupe teatral. Em 1980, lança Febre, um longa sobre os
revolucionários poloneses da virada do século XIX para o XX.
Uma
Mulher Solteira, de 1981, foi realizado para a TV e narra a história de
uma mulher de meia-idade, Irena, que mora com seu filho
nos arredores de Wroclaw e se envolve com Jacek, um aposentado por
invalidez. O retrato desesperado da vida dessas pessoas à margem da
sociedade levou à censura e banimento do filme. É um filme típico, assim
como Provincial Actors, da corrente de cinema polonês
denominada Cinema de Ansiedade Moral, caracterizada por abordar os
aspectos psicológicos das pessoas comuns vivendo sob o regime
socialista. Personnel e Escolha Cega do Krzysztof Kieslowski, Camouflage
e Iluminação do Krzysztof Zanussi e O Homem de Mármore
do Wajda também são considerados como filmes dessa corrente de Cinema
de Ansiedade Moral.
O Kieslowski também foi, além de amigo, uma parceria criativa da
Agnieszka, mantida mesmo no exílio. A Agnieszka é roteirista do A
Liberdade é Azul. Durante esses primeiros anos de carreira na Polônia,
Agnieszka Holland também trabalhou como atriz. O
principal filme no qual atuou (não como protagonista, a protagonista é a
Krystyna Janda, premiada em Cannes) é o impressionante O
Interrogatório, do Ryszard Bugajski, filmado em 1981, mas também banido e
lançado apenas em 1989, com a abertura do leste. Trajetória
semelhante ao Uma Mulher Solteira da Agnieszka.
Seu
exílio, com emigração inicialmente para a França, foi em 1981, por
ocasião da declaração de lei marcial na Polônia. Da sua carreira
internacional, destacam-se os filmes indicados ao Oscar -Colheita
Amarga (1985), Filhos da Guerra (1990) e Na Escuridão (2012) -, assim
como as produções da Warner - Olivier, Olivier (1992) e Jardim Secreto
(1993). Atualmente, também dirige séries para a TV
americana (O Bebê de Rosemary, The Killing, The Wire, episódios do
House of Cards...).
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133 www.salapfgastal.blogspot.com
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133 www.salapfgastal.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário