Sinopse: Questionada
por sua mulher sobre a abordagem pedagógica que predente dar em sua Academia de
Musas, projeto com fundamentos clássicos de reforma do mundo pela poesia, um
professor de filologia fla da mítica figura das musas que inspiram escritores a
criar algo inexistente. O projeto pedagógico torna-se polêmico e situações
comandadas pelo desejo e pela palavra passam a acontecer.
Numa verdadeira mistura de ficção e
documentário, os debates vão gradualmente
surgindo nas aulas do protagonista, onde
começamos a identificar alguns de seus alunos. O cineasta José Luis
Guerín (A Cidade de Sylvia) está marcando a passagem das cenas com as datas em
que foram filmados, mas os personagens de uma forma mais tradicional que
aparecem, ou sendo cortado pelas aulas. Emanuela (Emanuela Forgetta) é o mais
participativa dos alunos. Um italiano como o professor que dá o seu pensamento
sobre as questões que surgem: se a poesia é uma forma de diálogo com os mortos,
se o "amor" é uma invenção dos poetas que tornam impossível sustentar
na vida real.
Para quem lidou pelo
lado mais difícil nessas áreas é Mireia (Mireia Iniesta), uma aluna de
espanhol, aonde vemos ela com seus dilemas românticos e questões pessoais. E é
a mais descrente Carolina (Carolina Llacher), uma bela de cabelos curtos que
rejeita algumas das limitações impostas pelo Pinto, particularmente aqueles
ligados aos formatos clássicos rima impostas pelo professor. Em paralelo, e
quando o filme está gradualmente se afastando da classe para ir para as salas
da Universidade e de lá para os bares e as casas dos protagonistas, vemos
conversas entre professor e meninas, e entre estas, as relações entre Pinto e
sua esposa Rosa (Rosa Delor Muns).
Rosa está começando a
abrir a porta para o que já deveria estar acontecendo. Tal como decorre o tom
das conversas entre o professor e seus alunos há uma relação entre eles, que
sempre parece prestes a quebrar formalmente. E Pinto assume que "o ensino
é seduzir", mas talvez não o suficiente para tranquilizar sua esposa,
também uma intelectual que percebe que há mais para jogar no ir e vir de Pinto
e seu discurso sobre lealdade, etc. Um professor viaja um fim de semana e
coloca as coisas ainda mais zona de dúvidas para as mulheres.
Mas o filme não só
procura descobrir se o sedutor professor veterano italiano é um galanteador
usando as suas aulas para meninas se fascinarem por sua presença, mas na
maioria das vezes, quando o filme está deixando a aula para se concentrar nas
vidas pessoais dos quatro protagonistas são as mulheres que conversam entre si
sobre seu relacionamento com particular classe, o conceito de "musa"
e como isso influencia as suas vidas diárias, incluindo suas diversas relações
com o professor e também de outros relacionamentos. Todas as mulheres são muito
lúcidas e inteligentes em suas abordagens teóricas, mas confusas
sentimentalmente.
Com estes materiais, Guerin
cria um retrato fascinante de um grupo que pode estender-se a muitos outros que
calmamente luta entre a clareza conceitual e aparente fragilidade emocional.
Desde o personagem que, teoricamente, não acredita em inveja ou fidelidade,
mas, em seguida, sofrer na carne e desarmado, até discussões sobre querer ir às
aulas para conversas privadas, sempre em algum tipo de limite, entre Professor
e sua "musa". Muitas dessas conversas individuais Guerin de o tiro de
fora de um pub, uma casa, um auto-geração de aviões carregados com reflexões e
ecos visuais, e uma beleza poderosa que contrasta com o registro de classe mais
tradicional.
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