Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: FINAL

Se encerrou ontem o curso Historia do cinema de Horror, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. Durante quatro dias, outros amantes do cinema e eu, fomos levados ao conhecimento mais aprofundado sobre as raízes do horror do cinema. Da literatura, para as primeiras experimentações do cinematografo, do expressionismo alemão, para a era de ouro do cinema de horror da Universal e etc. Carlos Primati abriu a maquina do tempo e fomos ao passado, onde até muitos filmes desconhecidos, foram citados para enfim serem descobertos para uma nova geração cinéfila.
Boa parte do que Carlos nos falou eu já tinha uma base de conhecimento, pois ano passado, foi o ano em que mais assisti filmes de terror e me aprofundei mais ainda sobre os tempos do estúdio Hammer e Amicus, assim como o período do expressionismo, talvez o mais rico em termos de conteúdo. Mas sempre tem algo a mais para se aprender, como por exemplo, o farto cinema de horror de outros países como a Itália e França. E claro, não poderia ser deixado de lado o assunto sobre os limites éticos do horror, representado por um dos filmes mais polêmicos de todos os tempos, Holocausto Canibal, onde o assunto dominou meia hora final do curso e fechou com chave de Ouro.
Abaixo, acessem todos os links dos especiais com relação ao curso que eu fiz durante esse mês. E aguardem, pois especiais com relação às atividades do CENA UM irão vir mais por ai!


Partes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14


  Me Sigam no Facebook e Twitter:

3 comentários:

Rejane Bruck disse...

Deve ter sido bem interessante esse encontro!
Amo assistir filmes de horror e fico curiosa pra saber um pouco sobre eles.
Muito bom o post!
Bjs e bom final de semana!

ANTONIO NAHUD disse...

Gosto muito dessa sua série terror, Marcelo. Parabéns.

www.ocontadordeodisseias.blogspot.com

Marcelo Castro Moraes disse...

Valeu Rejane, Antonio,

E aguardem, pois irei participar de mais cursos, e com isso, darei destaque por aqui.

Aguardem