Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: Parte 4

De 23 á 26 de Janeiro, estarei participando do curso Historia do Cinema de Horror, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, desse gênero que assusta, mas conquista!

Gabinete do Dr Caligari
Sinopse: Hipnotizado pelo maléfico Dr Caligari, sonâmbulo vai assassinando diversas pessoas, até se rebelar quando lhe é exigido que mate bela jovem.
Certa ocasião Tim Burton disse uma vez que se inspirava e muito no diretor Ed Wood nas suas criações, mas pelo visto, a filmografia de Wood não foi sua única inspiração. Assistindo recentemente o Gabinete do Dr. Caligari, percebo vários elementos visuais que sempre estiveram nos filmes de Burton. Pegue o filme Batman: O Retorno como maior exemplo, o Pingüim (Dany Devito) na visão de Burton, era idêntico a Caligari.
Marco do expressionismo alemão fascina até hoje pelos criativos cenários e pela brilhante iluminação, que remetem o filme a um belíssimo clima surrealista. Um clássico em todos os sentidos.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

3 comentários:

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

O GABINET DO DR. CALIGARI é um filme mágico, visionário, alucinante. As atuações de Conrad Veidt e Werner Krauss são impressionantes, assustadoras. E o cenário? Imortal!

Cumprimentos cinéfilos e Feliz 2012!

O Falcão Maltês

Alex C.Maciel disse...

Aliás, é um daqueles filmes que não pode faltar na coleção de quem gosta de cinema. Desde sempre Burton tem essa inspiração, é só assistir ao 'Estranho mundo de Jack' e ver as 'maquiagens' pesadas nos personagens...

já falou algo sobre o expressionismo alemão???

Marcelo C,M disse...

O propio Gabinete é sobre o expressionismo alemão.