Sinopse: Década de 90. Um grupo de oito monges franceses vive em um mosteiro localizado no alto de uma montanha na Argélia. Liderados por Christian (Lambert Wilson), eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade muçulmana local. O exército oferece proteção contra as ameaças que surgem, mas os monges a recusam. Preferem levar sua vida de forma simples, dando continuidade à sua missão independente do que vier a acontecer com eles.
Vencedor do grande prêmio do Júri em Cannes, Homens e Deuses revisita o assassinato de oito monges do mosteiro cristão Tibhirine. Para os informados, fica já claro o destino deles, mas até lá, é interessante a química dos personagens uns com os outros e o filme rende espaço para uma boa construção de personalidade de cada um dos protagonistas.
A mensagem que passa o filme, é que a fé move montanhas, mesmo que por vezes a situação soe inevitável. É um filme contemplativo, em cada cena que passa, com alguns momentos de tensão onde os personagens se sentem encurralados e nada podem fazer, a não ser abraçar a sua fé (a cena do helicóptero é um belo exemplo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário