Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: Parte 10

De 23 á 26 de Janeiro, estarei participando do curso Historia do Cinema de Horror, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, desse gênero que assusta, mas conquista!

HORROR E FICÇÃO: A PARANOIA DOS ANOS 50!

Neste especial de hoje, darei espaço a um assunto que eu escrevi bastante no ano passado que é sobre os filmes B. Feitos de baixo orçamento, ou no principio, relegados aos pequenos estúdios, os filmes B possui inúmeros clássicos que se tornaram obrigatórios ao longo da historia, e dentro desses filmes, rolou todo o tipo de gênero, tanto da ficção, como do horror.
Quando os filmes de terror entrarão em decadência (dos anos 40 aos 50), era também um reflexo do que o publico estava sentindo. Não havia mais porque sentir medo dos monstros da Universal, e sim em assuntos mais realistas como a Guerra Fria, Guerra nuclear, paranóias e invasões por terra ou pelo ar. Vendo esse cenário, os estúdios americanos logo trataram de levar esses assuntos para o cinema, em filmes como invasão de discos voadores, alienígenas, mutações que geravam grandes monstros e etc.
Os anos 50 foram fartos neste tipo de assunto, mas tudo e mais, eu falei nos especiais Filmes B que Amamos, que relacionava ao curso que seria feito no ano passado, mas que acabou não aconteceu.

Leiam tudo sobre esse período clicando aqui!


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: