Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: Parte 4

De 23 á 26 de Janeiro, estarei participando do curso Historia do Cinema de Horror, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, desse gênero que assusta, mas conquista!

Gabinete do Dr Caligari
Sinopse: Hipnotizado pelo maléfico Dr Caligari, sonâmbulo vai assassinando diversas pessoas, até se rebelar quando lhe é exigido que mate bela jovem.
Certa ocasião Tim Burton disse uma vez que se inspirava e muito no diretor Ed Wood nas suas criações, mas pelo visto, a filmografia de Wood não foi sua única inspiração. Assistindo recentemente o Gabinete do Dr. Caligari, percebo vários elementos visuais que sempre estiveram nos filmes de Burton. Pegue o filme Batman: O Retorno como maior exemplo, o Pingüim (Dany Devito) na visão de Burton, era idêntico a Caligari.
Marco do expressionismo alemão fascina até hoje pelos criativos cenários e pela brilhante iluminação, que remetem o filme a um belíssimo clima surrealista. Um clássico em todos os sentidos.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

3 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

O GABINET DO DR. CALIGARI é um filme mágico, visionário, alucinante. As atuações de Conrad Veidt e Werner Krauss são impressionantes, assustadoras. E o cenário? Imortal!

Cumprimentos cinéfilos e Feliz 2012!

O Falcão Maltês

Alex C.Maciel disse...

Aliás, é um daqueles filmes que não pode faltar na coleção de quem gosta de cinema. Desde sempre Burton tem essa inspiração, é só assistir ao 'Estranho mundo de Jack' e ver as 'maquiagens' pesadas nos personagens...

já falou algo sobre o expressionismo alemão???

Marcelo Castro Moraes disse...

O propio Gabinete é sobre o expressionismo alemão.