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Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Nostalgia'

Sinopse: Após 40 anos longe de casa, Felice retorna ao lugar onde nasceu, no centro de Nápoles, e redescobre os lugares em que andava, os códigos do bairro e um passado que o devora.  

Atualmente vivemos em uma sociedade em que muitos tem aquela sensação nostálgica de tempos mais dourados e cujo alguns desejam revisitá-los. Porém, o passado guarda situações que guardam certos erros que não desejaríamos revê-los e cabe nós fugirmos deles ou então enfrentá-los. "Nostalgia" (2022) fala sobre retornar ao passado para rever as nossas cruzadas de um passado longincuo, mas que talvez tenha que enfrentar um alto preço.

Dirigido por Mario Martone e baseado na obra homônima do escritor italiano Ermanno Rea, no filme acompanhamos a história de Felice Lasco (Pierfrancesco Favino), um homem que, depois de passar quarenta anos longe de casa, dividindo seu tempo entre o Egito e o Líbano, decide retornar ao lugar onde nasceu: o bairro de Sanità, no centro de Nápoles, na Itália. Ao voltar para o local, Felice acaba redescobrindo os lugares que uma vez, há muito tempo, costumava andar, além de conhecer alguém que o ajudará a relembrar os antigos códigos do bairro, sendo completamente tomado por um passado que o devora.

Pierfrancesco Favino vem se tornando um rosto conhecido entre os cinéfilos gaúchos, principalmente para aqueles que frequentam as cinematecas do centro histórico de Porto Alegre. Filmes como "O Traidor" (2022), "Irmãos a Italiana" (2021), "O Colibri" (2023) foram alguns títulos que vieram para cá e fazendo com que muitos observassem de perto o seu talento. Aqui não é diferente, já que ele cria para o seu personagem alguém complexo, que guarda consigo um grande peso de culpa um tanto que desconhecido no início, mas que logo vai sendo desvendado.

Mario Martone nos passa uma curiosa transição entre o presente e o passado, sendo que ele acontece sem nenhum aviso, mas logo percebemos através de uma tela estreita, como se o passado fosse mais dourado, mas contendo algo apertado e que incomodasse o protagonista como um todo. No passado, conhecemos Oreste Spasiano, interpretado com intensidade no presente por Tommaso Ragno, do qual soube lidar com a violência das gangues juvenis do local, mas caminhando por um caminho sem volta e fazendo com que o protagonista fosse embora. A interligação de ambos acaba se tornando o ponto forte do filme como um todo, ao ponto que quando ambos finalmente se encontram face a face se torna o ponto alto do filme.

Até lá, Mario Martone capricha em uma direção perfeccionista, da qual sintetiza toda a beleza e o lado da história do bairro de Sanità, no centro de Nápoles. Curiosamente, ficamos nos perguntando se há realmente ou não esse conflito entre gangues e a própria igreja no mundo real, mas da qual nasceu como uma espécie de simbolismo com relação as guerras infinitas que perduram diversos pontos da história da Itália. Um belo exemplo disso é a cena em que é explorada as catacumbas do local e onde se revela inúmeros crânios de vidas perdidas no passado.

Acima de tudo, o filme foca na questão de que sempre existirá uma segunda chance para tudo, mesmo quando a causa aparenta ser completamente perdida. O encontro dos dois protagonistas sintetiza os dois lados de uma mesma moeda, mas da qual uma cairá de um lado e caberá quem sobrevivera neste conflito. O final pode soar uma desagradável surpresa para alguns, mas que soa verossímil para aqueles que acompanhavam a trama com os pés no chão.

"Nostalgia" fala sobre redescobrir as nossas próprias raízes, mas que nem todas serão agradáveis ao serem revisitadas como um todo.    


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