Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Nosso Sonho'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 01/10/23

Sinopse: cinebiografia de Claudinho e Buchecha, dupla de maior sucesso do funk melody nacional em todos os tempos e ícone máximo do gênero na música popular brasileira. 

Nunca me interessei muito pelo funk, mesmo eu tendo crescido nos anos noventa quando a mesma disparava nas rádios e fazia o seu devido sucesso nos programas de tv. Porém, certa vez eu estava viajando para Nova Petrópolis e meus colegas estavam ouvindo rádio e da qual estava tocando funk. Foi a partir daquele momento que eu comecei a prestar mais atenção na letra, sendo que as canções nada mais eram do que a realidade que estes jovens conviviam na periferia.

São músicas que vai desde a pobreza, falta de emprego, preconceito, sexo e a luta perante um sistema que somente serve para mastigá-los. Com o tempo comecei a respeitar mais esse tipo de música e o que fez me relembrar de Claudinho e Buchecha, a dupla de funk mais famosa do Brasil e que fez parte da cultura pop brasileira dos anos noventa. Eis então que chega "Nosso Sonho" (2023), cinebiografia que reconstitui os fatos dessa dupla improvável, mas que logo obteriam o grande sucesso em meio aos percalços.

Dirigido por Eduardo Albergaria, o filme é uma reconstituição sobre a história da famosa dupla de cantores brasileiros Claudinho e Buchecha (interpretados, respectivamente, por Lucas Penteado e Juan Paiva). A trama é narrada a partir do ponto de vista de Buchecha e mostra como a amizade entre os dois - que começou ainda na infância - se transformou em um poderoso combustível para a superação de desafios e diversas conquistas do duo, incluindo o status de maiores fenômenos do funk melody nacional de todos os tempos. O título da produção presta uma homenagem a uma das canções mais conhecidas do grupo, lançada em 1996. Partindo de uma comunidade em Niterói, no Rio de Janeiro, a dupla conquistou o Brasil a partir de ritmo, poesia e músicas envolventes.

Como eu sou mais envolvido com relação ao universo do cinema eu fiquei até mesmo surpreso com relação ao destino trágico de Claudinho que morreu precocemente em um acidente de carro. O filme, portanto, começa com Buchecha sozinho e tendo uma sensação de desconforto, como se algo de ruim está prestes acontecer. O filme logo retorna ao passado, onde mostra como eles se conheceram e formando assim uma bela amizade para dizer o mínimo.

São dois lados da mesma moeda, da qual são distintas, mas que precisam uma da outra. Enquanto Claudinho era força da natureza em termos de persistência, Buchecha era alguém que possuía um talento por dentro, mas que precisava de alguém para puxá-lo para fora e assim nascer alguém que iria muito além do que se imaginava. Esse entrave era justificado com a presença do pai, interpretado com intensidade pelo ator Nando Cunha, cujo talento não despertou quando devia, se entregando a na bebida e fazendo disso um teste para que Buchecha soubesse ou não futuramente saber perdoá-lo pela sua fraqueza.

Com uma reconstituição de época cuidadosa, o filme remete os tempos de mudança em que o Brasil estava passando, desde a mudanças do governo como também a explosão do politicamente incorreto, mas do qual o mesmo dava mais liberdade para os artistas passarem a mensagem sobre o que conviviam. O funk. por sua vez, foi visto como algo negativo para os conservadores, mas fazendo um público sair do morro e começar a dançar através das músicas que faziam para eles todo o sentido. A dupla, portanto, serviu para quebrar um sistema camuflado pelo lado conservador e fazendo com que muitas classes enxergassem essas pessoas com outros olhos.

Embora com algumas pinceladas aqui e ali para dar maior apelo dramático, o filme obtém um ar mais verossímil graças a dupla de atores que se vê a vontade interpretando os respectivos cantores. Lucas Penteado, por exemplo, imprimi uma aura forte ao interpretar Claudinho, ao ponto de fazer da sua imagem uma espécie de predestinado ao ajudar Bochecha em não somente seguir no ramo da música, como também insistir para que o seu amigo faça as pazes com o seu pai como um todo. Portanto, ao vermos Claudinho saindo de cena em um determinado show, não só sabemos o que irá acontecer em seguida, como também nos passa a entender que a sua missão foi cumprida.

"Nosso Sonho" é sobre a vida e a superação de jovens que estavam predestinados a serem um dos maiores cantores do funk brasileiro e cuja suas jornadas facilmente nos conquista de imediato. 

    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: