"O Estranho Mundo de Jack" (1993), um stop motion de norte-americano de 1993, do gênero fantasia musical, dirigido por Henry Selick, produzido e co-escrito por Tim Burton. Conta a história de Jack Skellington da “Cidade do Halloween” que abre um portal para a “Cidade do Natal”. Danny Elfman escreveu as músicas da banda sonora, desde a voz de Jack, bem como de outros personagens. O elenco de voz principal inclui Chris Sarandon, Catherine O’Hara, William Hickey, Ken Page e Glenn Shadix.
A génese do filme começa a partir de um poema criado por Tim Burton quando era um animador da Disney no início dos anos de 1980. Com o sucesso de Vincent em 1982, a Disney começou a considerar O Estranho Mundo de Jack como um tema em curto ou como um especial de televisão em 30 minutos. Ao longo dos anos, as ideias de Burton regressaram novamente ao projeto, e em 1990, Burton e a Disney fizeram um acordo de desenvolvimento.
A produção começou em julho de 1991 em São Francisco. A Walt Disney Pictures decidiu lançar o filme sob nome da Touchstone Pictures devido ao pensamento que o resultado final seria “muito obscuro e assustador para as crianças”. Ao longo dos anos, tem sido visto como um sucesso crítico e financeiro, resultando num investimento pela Disney em sua publicação no formato Disney Digital 3-D desde 2006.
A primeira vez que eu tive conhecimento sobre esse filme foi na saudosa revista Herói, pois não me lembro se o filme chegou aqui nos cinemas, mas na época estava disponível em VHS. Embora seja dirigido por Henry Selick o filme pertence ao Tim Burton de corpo e alma, já que os cenários, fotografia e trama bizarra tudo lembra o que o realizador fez ao longo dos anos. Na época, ele só não se sentou na cadeira de diretor porque estava ocupado dirigindo "Batman - O Retorno" (1992), sendo que ambos em comum a trama foca o simbolismo do Natal e sendo algo que faz parte da filmografia do realizador, pois basta nos lembrarmos de "Edward Mãos de Tesoura" (1990).
Ao longo dos anos o filme se tornou um clássico instantâneo, sendo que pode ser muito bem-visto tanto na data do halloween como também no dia de Natal. Fora as diversas referências aos cinemas de horror expressionista que Burton sempre impregnou em seus filmes, a obra também possui diversas pitadas de referências clássicas dos filmes natalinos de antigamente, como no caso de "Rudolph - A Rena do Nariz Vermelho" (1964). O filme hoje é tão querido pelo público que não é muito difícil de ver camisetas, bolsas e calçados com estampa do filme e provando que sobreviveu muito bem ao teste do tempo.
"O Estranho Mundo de Jack" é um dos mais divertidos e cultuados filmes de Tim Burton e cujo seu olhar expressionista se casou muito bem com a magia e fantasia do Natal em si de forma imediata.
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário