Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 04 A 10 DE AGOSTO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

O Acontecimento


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – GAROTA INFLAMÁVEL Assista o trailer aqui.

(Stillstehen – Alemanha/Itália, 2020, 90min). Direção de Elisa Mishto, com Katharina Schüttler, Martin Wuttke, Natalia Belitski. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Julie é uma garota mimada e inteligente que tem um jeito muito particular de protestar: não fazer nada – nem estudar, nem ter amigos, nem trabalhar. Já Agnes é uma enfermeira casada e mãe de uma filha que tenta levar a vida da maneira mais correta possível. Quando as duas se conhecem, ambas experimentam novos limites para seus respectivos mundos.


*NÃO HAVERÁ SESSÃO NO SÁBADO, DIA 6.*


17h – O ACONTECIMENTO Assista o trailer aqui.

(L´Événement – França, 2021, 100min). Direção de Audrey Diwan, com Anamaria Vartolomei, Kacey Mottet Klein, Luàna Bajrami. Zeta Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Adaptado do romance homônimo de Annie Ernaux, o roteiro conta o drama de Anne, uma estudante promissora que engravida. O ano é 1963 e ela decide abortar, pronta para fazer qualquer coisa para se livrar do bebê e ser dona de seu próprio corpo e de seu futuro. Mas ela se envolve sozinha em uma corrida contra o tempo, desafiando a lei. Vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021.


19h – A COLMEIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 105min). Direção de Gilson Vargas, com Andressa Matos (Mayla), Janaina Pelizzon (Bertha), João Pedro Prates (Christoffer), Martina Fröhlich. Lança Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: A trama é ambientada nos anos da Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes eram proibidos de falar alemão no sul do Brasil. Devido às ameaças do governo, uma atmosfera de desconfiança paira nas cidades e nos campos. Neste cenário, a família de Bertha e Werner tenta seguir sua rotina, mas os seus filhos gêmeos Mayla e Christoffer não concordam com as visões dos adultos. Christoffer prefere vagar pelas matas, enquanto Mayla luta para fugir da colônia.


*NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA E NA QUARTA, DIAS 9 E 10.*


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – PARADISE – UMA NOVA VIDA Assista o trailer aqui.

(Paradise - Una Nuova Vita - Itália/Eslovênia, 2020, 90min). Direção de Davide Del Degan, com Vincenzo Nemolato, Giovanni Calcagno. Arteplex Filmes, 14 anos. Comédia.

Sinopse: Calogero entra para o programa de proteção a testemunhas depois de presenciar um assassinato da máfia na Sicília. Com outra identidade, ele vai viver uma temporada em uma aldeia situada nos Alpes italianos, mas não se anima muito com a cultural local. Para piorar a situação, o assassino que Calogero denunciou virou informante e foi beneficiado pelo mesmo programa – e na mesma aldeia.


16h15 – UM HERÓI Assista o trailer aqui.

(Ghahreman - Irã/França, 2021, 125min). Direção de Asghar Farhadi, com Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadrorafaii. Califórnia Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Rahim resolve usar uma licença de dois dias da cadeia para tentar convencer o seu credor a perdoar a dívida que o levou à prisão. Parte da negociação envolve uma bolsa com algumas moedas de ouro, mas o plano dá errado e Rahim tenta encontrar o verdadeiro dono deste pequeno tesouro – o que acaba gerando uma resposta positiva da opinião pública. Mas a situação toma outros rumos e envolve toda a família de Rahim numa verdadeira teia de notícias falsas.


18h30 – ILUSÕES PERDIDAS Assista o trailer aqui.

(Illusions Perdues – França, 2021, 150min). Direção de Xavier Giannoli, com Benjamin Voisin, Cécile de France, Vincent Lacoste. California Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Adaptado da obra de Honoré de Balzac, o filme é ambientado no século XIX e segue o jovem poeta Lucien na sua busca pela fama. Ele sai de um pequeno vilarejo do interior da França e vai viver em Paris, onde conta com ajuda de sua amante para encontrar um editor. Mas ele logo percebe que o mundo da arte é pautado por mentiras e subornos e, apesar de ser contra este sistema, decide jogar com as regras. O longa concorreu no Festival de Veneza 2021.


*NÃO HAVERÁ SESSÃO NA SEXTA E NO SÁBADO, DIAS 5 E 6.*


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


15h30 – SAPATO 36 Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 75min). Documentário de Petrônio Lorena.

Sinopse: Rodado em Recife, o filme apresenta o futebol de várzea praticado no bairro de Santo Amaro. Sonhos, realidades e sentimentos de árbitros, jogadores e jogadoras dividem a bola com as lembranças de famosos nomes que passaram pelo bairro, como Mauro Shampoo e o tetra campeão mundial Ricardo Rocha.


FESTIVAU DE C4NN3S


TERÇA, DIA 09, ÀS 19h.

PENSAMENTO SELVAGEM – MÚSICA DE SELVAGEM

(Brasil, 2022, 60min). Vídeo do músico Pedro Pastoriz, com apresentação comentada pelo próprio artista, Arthur Decloedt e Maria Cau Levy.


PROGRAMAÇÃO DE 05 A 06 DE AGOSTO DE 2022

FESTIVAL CINEMATECA PAULO AMORIM APRESENTA:

TRÊS FILMES COM FERNANDO ALVES PINTO


ENTRADA FRANCA

SEXTA, DIA 05, SALA EDUARDO HIRTZ

19h – PARA MINHA AMADA MORTA

(Brasil, 2016, 115min). Direção de Aly Muritiba, com Fernando Alves Pinto, Mayana Neiva. 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois da morte da esposa, Fernando torna-se um homem introspectivo e cria sozinho o filho Daniel. Todas as noites, o viúvo "revive" a presença da esposa enquanto organiza seus pertences. Mas, um dia, uma fita VHS traz algumas dúvidas sobre a relação entre os dois – e Fernando decide investigar a verdade por trás das imagens.


SÁBADO, DIA 06, SALA PAULO AMORIM *SESSÃO ACESSÍVEL*

Exibição com recursos de acessibilidade, incluindo legendas, audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais)


14h – LEGALIDADE

(Brasil, 2019, 120min). Direção de Zeca Brito, com Leonardo Machado, Cleo Pires, Fernando Alves Pinto. Boulevard Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em agosto de 1961, o governador Leonel Brizola contou com o apoio da população gaúcha e liderou um movimento que garantiu a posse de João Goulart como presidente do Brasil, após a renúncia de Jânio Quadros. Toda esta estratégia, ambientada no Palácio Piratini, foi acompanhada de perto pela sedutora jornalista Cecilia Ruiz, correspondente do Washington Post, ao mesmo tempo, os irmãos Luis Carlos e Tonho disputam o amor de Cecilia.


SÁBADO, DIA 06, SALA EDUARDO HIRTZ


19h – ANAHY DE LAS MISIONES

(Brasil, 1997, 110min). Direção de Sergio Silva, com Araci Esteves, Dira Paes, Marcos Palmeira, Fernando Alves Pinto. 14 anos, Drama.

Sinopse: Uma mulher luta pela sobrevivência de sua família durante a Revolução Farroupilha, o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul. Arrastando um velho carroção sem bois, Anahy e seus filhos enfrentam a guerra, a morte e o medo.


PROGRAMAÇÃO DE 09 A 14 DE AGOSTO DE 2022

FESTIVAL CINEMATECA PAULO AMORIM APRESENTA:

MOSTRA “A PRÓXIMA ESTAÇÃO DE TABAJARA RUAS”


ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO:


DIA 9 DE AGOSTO (TERÇA), 19h.

Estreia de “A Próxima Estação de Tabajara Ruas”, com direção de Boca Migotto; e lançamento do projeto de longa-metragem “Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez”


DIA 10 DE AGOSTO (QUARTA), 19h.

Exibição dos filmes:

“A Próxima e Estação de Tabajara Ruas”

“Netto e o Domador de Cavalos” (exibição em DVD)


DIA 11 DE AGOSTO (QUINTA), 19h.

Exibição do filme:

“Netto Perde sua Alma” (exibição em DVD)


DIA 12 DE AGOSTO (SEXTA), 19h.

Exibição dos filmes:

“A Próxima Estação de Tabajara Ruas”

“A Cabeça de Gumercindo Saraiva”


DIA 13 DE AGOSTO (SÁBADO), 19h.

Exibição do filme:

“Os Senhores da Guerra”


DIA 14 DE AGOSTO (DOMINGO), 19h.

Exibição dos filmes:

“A Próxima Estação de Tabajara Ruas”

“Brizola – Tempos de Luta”


Sinopses:


A PRÓXIMA ESTAÇÃO DE TABAJARA RUAS

(Brasil, 2022, 33min). Direção de Boca Migotto. Documentário.

Sinopse: Prestes a completar 80 anos, o escritor e cineasta Tabajara Ruas entra em pré-produção para realizar o sexto longa-metragem, adaptação de seu livro “Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez”, escrito em 1990. O cenário ideal para as filmagens é Uruguaiana, cidade natal de Tabajara. No entanto, o trem que já não passa pela ponte internacional entre o Brasil e a Argentina desafia o cineasta a encontrar novas paisagens que permitam levar ao cinema as reminiscências literárias da sua infância.


PERSEGUIÇÃO E CERCO A JUVÊNCIO GUTIERREZ

Projeto de longa-metragem de Tabajara Ruas premiado pelo edital Produção de Cinema 2018/FSA, pelo BRDE e pela BBDTVM. Adiado em função da pandemia, o projeto será rodado entre setembro e outubro em Porto Alegre e Cacequi, RS.

Sinopse: O filme é baseado no livro homônimo de Ruas, considerado um dos 35 melhores romances brasileiros de todos os tempos e, o personagem Juvêncio Gutierrez, um dos 20 personagens imortais da literatura gaúcha.


NETTO E O DOMADOR DE CAVALOS

(Brasil, 2010, 95min). Direção de Tabajara Ruas. Ficção.

Sinopse: No início da Guerra dos Farrapos, o general Antonio de Souza Netto descobre que um antigo parceiro, Índio Torres, está preso. Para libertá-lo, envolve-se com escravos rebelados. Entre eles está o Negrinho, considerado o melhor ginete da fronteira.


NETTO PERDE SUA ALMA

(Brasil, 2001, 105min). Direção de Beto Souza e Tabajara Ruas. Ficção.

Sinopse: Ferido na guerra do Paraguai, o general brasileiro Antônio de Souza Netto (1803 – 1866) se recupera em um Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Durante a internação, ele relembra suas participações na guerra, os companheiros de batalha e o período em que viveu no exílio no Uruguai.


A CABEÇA DE GUMERCINDO SARAIVA

(Brasil, 2018, 95min). Direção de Tabajara Ruas. Ficção.

Sinopse: Nos meses finais da Revolução Federalista, em 1895, o exército republicano comemora a morte de Gumercindo Saraiva, um dos principais líderes dos maragatos. Para completar a conquista, o major Ramiro viaja a Porto Alegre com a missão de entregar a cabeça do morto para o governador.


OS SENHORES DA GUERRA

(Brasil, 2016, 113min). Direção de Tabajara Ruas. Ficção.

Sinopse: Julio e Carlos são irmãos e grande amigos. Mas são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Julio é prefeito de Santa Maria e está com os primeiros, enquanto Carlos é revolucionário e maragato. O filme é adaptado do romance homônimo de José Antonio Severo (1942 – 2021), que se baseou em um episódio verídico da história do Rio Grande do Sul.


BRIZOLA - TEMPOS DE LUTA

(Brasil, 2007, 90min). Direção de Tabajara Ruas e Rogério Brasil Ferrari. Documentário.

Sinopse: O filme recupera a trajetória de Leonel de Moura Brizola, gaúcho que se tornou um dos principais nomes da política nacional, com participação nos principais acontecimentos políticos e sociais do país.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Nenhum comentário: