ESTREIAS:
SUJEITO OCULTO
Brasil/ 2021/Ficção/ 110min.
Direção: LEO FALCÃO
O filme foi o vencedor do FANTASPOA 2022, festival de filme de gênero e foi comparado com filmes como O Sexto Sentido e A Vila pela crítica que viu o filme.
Sinopse: Para escapar de um bloqueio criativo, Max, um famoso romancista, muda-se para uma casa perto de uma pequena, isolada e estranha vila. Logo, muitas ideias começam a surgir, mas não da maneira que o escritor esperava. À medida que aumenta a sensação de estar em contato com histórias (e não com pessoas), ele percebe o misterioso aparecimento de páginas em sua escrivaninha, aparentemente escritas pelo antigo morador da casa. Isso é o suficiente para fazer Max levantar dúvidas sobre sua criatividade, sua sanidade e até mesmo sua existência.
Elenco Gustavo Falcão, Marcos Breda, Tony Tornado
QUEM TEM MEDO?
Brasil/ Documentário/ 2022/ 71 min.
Direção - Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr.'
Sinopse - A ascensão da extrema direita no Brasil a partir da perspectiva de artistas e suas obras censuradas. A partir de suas vozes, é composto um mosaico das consequências nefastas da ascensão do fascismo em nosso país.
CONTINUAÇÃO:
LIBELU – ABAIXO A DITADURA
Brasil/ Documentário/2020/90min.
Direção:Diógenes Muniz.
Sinopse: A luta estudantil foi muito importante como processo de resistência ao regime militar que governou o Brasil a ferro e fogo durante 21 anos. Liberdade e Luta foram tendências abraçadas como estandartes que, uma vez fundidas, criaram a LIBELU, adjetivo que se tornou sinônimo de radicalidade. Fruto de quatro anos de pesquisa, o filme narra a trajetória da controversa tendência estudantil Liberdade e Luta, em que militaram figuras
como o cientista político Demétrio Magnoli, o ex-ministro Antonio Palocci, o crítico gastronômico Josimar Melo, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca e a jornalista Laura Capriglione. Criador dos termos "petralha" e "esquerdopata", Reinaldo Azevedo é outra figura que se aproximou da radical Libelu durante a vida universitária.
SESSÃO ESPECIAL GRATUITA DIA 16 DE AGOSTO ÁS 19H:
Exibição do filme UM POETA NA AMAZONIA, com a presença do diretor franco espanhol, José Huerta, seguida de debate com a participação do diretor e dos convidados Edson Luiz André de Sousa, psicanalista, Enéas de Souza, critico de cinema e psicanalista e Maria Brum Rieck psicanalista.
Documentário/ 82min
Inspirado no conturbado processo eleitoral brasileiro de 2018, o filme Un poète en Amazonie ou Um poeta na Amazônia, em tradução livre, acompanha o trabalho de um poeta acreano que propôs a literatura e poesia como forma de rebater o violento ambiente que dominou as redes sociais no período que fragmentou a sociedade brasileira. O poeta acreano César Felix, foi o protagonista do longa. Já conhecido por trabalhos anteriores, o historiador formado em Santa Catarina faz passeios pela floresta e visita cenários como o "Café com Poesia", espaço criado por Felix em Rio Branco.
HORÁRIOS DE 11 A 17/8 (não há sessões nas segundas feiras)
Dias 11, 12, 13, 14 e 17/8:
15h : LIBELU – ABAIXO A DITADURA
17h: QUEM TEM MEDO?
19h: SUJEITO OCULTO
Dia 16/8:
15h : LIBELU – ABAIXO A DITADURA
17h: QUEM TEM MEDO?
19h: UM POETA NA AMAZONIA (SESSÃO COM DEBATE E ENTRADA FRANCA)
Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
CINEBANCÁRIOS
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário