Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'O Debate'

Sinopse. Paula e Marcos acabaram de se separar depois de 20 anos juntos. Ele é editor-chefe de um telejornal e ela uma apresentadora de televisão. Eles têm opiniões divergentes, mas continuam amigos e parceiros de trabalho. 

Nos últimos três anos a realidade brasileira tem sido tão complexa que com certeza renderia uma série com diversas temporadas. Porém, imagine cada um tendo que conviver com a essa realidade e ao mesmo tempo tendo que administrar a sua própria vida e que, querendo ou não, os rumos do país acabam por afetar o seu dia a dia. "O Debate" (2022) é uma comédia brasileira inteligente sobre como os rumos do mundo em volta atinge a vida das pessoas e sendo que elas precisam tomar uma providência para seguir por uma nova estrada desta cruzada.

Dirigido por Caio Blat e com roteiro de Guel Arraes e Jorge Furtado, o filme conta a história de Paula e Marcos, interpretados pelos atores Paulo Betti e Débora Bloch, que acabaram de se separar depois de 20 anos juntos. Ele é editor-chefe de um telejornal e ela uma apresentadora de televisão. Eles têm opiniões divergentes, mas continuam amigos e parceiros de trabalho. Mas apesar disso, o relacionamento de respeito entre eles não impede que eles tenham visões distintas sobre como devem conduzir a edição dos melhores momentos do debate que a TV vai exibir - e que pode interferir na escolha de centenas de milhares de eleitores indecisos.

O roteiro elaborado por Arraes e Furtado consegue transitar entre os elementos de ficção protagonizados pelo casal central com os eventos verídicos que ocorreram nos últimos três anos no país, desde a questão do desgoverno Bolsonaro como também o surgimento da Covid-19. Se dividindo entre os afazeres jornalísticos com a vida pessoal de casados, os protagonistas centrais estão sempre dialogando em cena, cujos os assuntos políticos são os mesmos que nós ouvimos e discutimos ao longo de todo esse tempo. Isso faz com que nos identifiquemos com o casal, pois determinadas palavras que Paula lança, por exemplo, contra o Presidente são aquelas mesmas que nós disparamos todos os dias, pois motivos é que o não faltam e a lista foi se alongando ao longo do tempo.

Tanto Paulo Betti como Débora Bloch estão bem em seus respectivos papeis, pois ambos possuem uma veia quase cômica nas cenas em que eles discutem diversos assuntos sobre o universo político, mas surpreendendo até mesmo nas cenas quando se exige um apelo mais dramático. Voltando entre o passado e o presente, o roteiro dá o espaço necessário para que ambos os interpretes consigam criar as mais diversas camadas de interpretação sobre determinadas atitudes que os seus personagens praticam em determinados momentos da trama e fazendo criar dentro de nós um pequeno conflito se devemos ou não torcermos para que eles fiquem juntos. Uma vez conseguindo essa façanha o resultado da fictícia, ou não, eleição política acaba ficando em segundo plano, pois desejamos que ambos fiquem bem ao final de tudo mesmo em meio aos escombros.

Assim como no nosso mundo real, o resultado das eleições fica em aberto, fazendo com que tiremos as nossas próprias conclusões sobre o destino do país e de como o casal central terá que conviver pelos próximos quatro anos. Logicamente, é uma lição que os realizadores querem nos passar nesta reta final antes da nossa real eleição, pois independente do que aconteça tudo o que nos resta é mantermos unidos perante um futuro indefinido, porém, talvez não tão nebulosos como nós tememos.

"O Debate" fala sobre um casal gente como a gente, que enfrenta as adversidades destes tempos complexos brasileiros e que tentam sobreviver para manter o que tinham de mais precioso em um passado mais dourado.   

NOTA: O filme estreia dia 25 de Agosto. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: