Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate - Baraka: Um Mundo Além das Palavras

Sinopse: O filme mostra várias paisagens, igrejas, ruínas, cerimônias religiosas e cidades, numa busca para que cada quadro consiga capturar a grande pulsação da humanidade nas atividades diárias.   


Quando James Cameron lançou o seu grandioso "Avatar" (2009) ele queria nos passar a ideia de que aquele mundo fantástico pertencia há um único ser, ou precisamente o planeta do qual os alienígenas e os outros seres vivos viviam. A obra nada mais era do que uma metáfora sobre o nosso próprio planeta, do qual se encontra ligado a todas as formas de vida e alinhado com os avanços e a insanidade do homem que vive nela. Em 1992, o documentário "Baraka - O Mundo Além das Palavras" surpreendeu o mundo através de um olhar pessoal do cineasta Ron Fricke, mas que sintetiza a real beleza do nosso planeta e alinhada com o melhor e o pior da humanidade da qual se encontra.

Sem nenhuma narração, o realizador inicia a sua obra nos brindando com belas paisagens do que pode ser as montanhas do Chile. Não há informação na tela quando começa as cenas sobre os locais e, portanto, cabe um certo conhecimento sobre as localidades, porém, isso é o que menos importa quando a obra avança. Ao todo, o documentário foi filmado em um total de 23 países e das quais as cenas se misturam e formando assim um único grande nervo pulsante desse grande mundo.

Das imensas paisagens testemunhamos as grandes civilizações antigas como, por exemplo, a antiga Roma que hoje se encontra em ruínas, ou do antigo Egito que ainda se mantém intacto com as suas surpreendentes Pirâmides e que pertenciam antigamente entre as grandes maravilhas do mundo. Há, portanto, um paralelo das antigas cidades com as atuais, das quais as mesmas se encontram super lotadas por milhares de pessoas, que jamais param de se movimentarem e simplesmente não veem mais o tempo passar ou tão pouco enxergar a sua realidade aos poucos definhar.

Desse cenário em que o sistema faz do ser humano uma engrenagem para fazer funcionar outras engrenagens concluímos que cada vez mais o mesmo se encontra em estado de alienação, se tornando a peça de um grande relógio e perdendo aos poucos o que lhe faziam verdadeiramente humanos. Não há como não se chocar, por exemplo, nas cenas em que nos mostra o que acontece com os pintinhos que a pouco tempo nasceram, sendo marcados e levados para o futuro abatedouro. Curiosamente, os próprios seres humanos são marcados a partir do momento quando atravessam as roletas para os seus respectivos trabalhos, mas que diferente das pequenas aves, acabam perdendo as suas vidas no momento em que se entregam por completa ao sistema poderoso do capitalismo.

Das grandes cidades com os seus arranha céus testemunhamos também as mais diversas favelas pelo mundo, onde a miséria transborda como um todo e levando uma grande parcela da humanidade para um futuro indefinido. Culturas e crenças andam de mãos dadas quando vemos diversas cerimonias ao redor do mundo e cujo o ápice se encontra em uma simbólica cena em que se passa na Índia, em que a pobreza se faz presente, mas não impedindo que aquele povo se banhe nas águas, praticam as suas oferendas e entregam os seus mortos para as profundezas. O tempo, por fim, destrói tudo, mas sempre havendo um novo começo neste grande globo azul.

"Baraka - Um Mundo Além das Palavras" é um surpreendente documentário em que as suas diversas imagens valem por mil palavras e que nos revela a grandiosidade de nossa grande mãe terra. 


Onde Assistir: Youtube

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: