Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de março de 2020

Cine Dica: Sessão Comentada VOCE NÃO ESTAVA AQUI, de KEN LOACH, dia 03 março, ás 19h no CineBancários


No dia 03 de março, ás 19h, haverá uma Sessão Especial do último filme de Ken Loah, Voce Não estava aqui, quando será debatido a uberização das relaçoes de trabalho contemporâneas tratadas no filme. 

O debate terá a  presença dos convidados:
Luciane Toss -  Sócia-Fundadora da Consultoria Ó Mulheres!, vice-Presidenta da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas (Agetra), integra a Comissão de Relações do Trabalho e da Comissão Feminismo da ABRAT. É professora da FEMARGS e da Fundação do Ministério Público – FMP. Advogada em Direitos Sociais e Direitos Humanos e Mestre em Ciências Sociais (Unisinos), especialista em Direito Privado (Unisinos), em Nuevos Rectos de Derecho Público (Universidad de Burgos – UBU (ESP), em Derechos Humanos y Derecho del Trabajo (Universidad Castilla La Mancha de Toledo – UCLM (ESP) e em Direito do Trabalho e Previdência Social (Fundação Escola da Magistratura Trabalhista – FEMARGS).  Atualmente cursa especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas (Unisinos). 
Nanni Rios - Jorrnalista, livreira e produtora cultural, mora em Porto Alegre há 10 anos. Assina a curadoria de livros e atividades da Livraria Baleia, especializada em autoria feminista e nas temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos.  

Mediação: Roger lerina - Considerado um dos principais jornalistas culturais do Brasil, Roger Lerina é editor do site que leva sua marca, apresentador da Dicas de Quinta – uma coluna semanal de cultura no programa Sintonia da Rádio União FM, do podcast Cinema Falado na rádio Mínima, escreve uma coluna mensal no caderno Stilo do jornal NH e é repórter correspondente e comentarista de cinema do Canal Brasil (Globosat). Atua também como crítico de cinema, roteirista de eventos e projetos audiovisuais, curador de festivais de música e cinema, mestre de cerimônias em eventos e DJ nas (pouquíssimas) horas vagas, além de participar de júris em editais e premiações da área cultural. 

SOBRE O FILME:
SINOPSE: Ricky (Kris Hitchen) e a sua família lutam arduamente contra as dívidas desde o colapso financeiro de 2008. A certa altura, Ricky tem uma oportunidade de recuperar alguma independência financeira com um furgão novo em folha e a possibilidade de ter o seu próprio negócio, como motorista de entregas por conta própria. É um trabalho duro, mas, o emprego da mulher como cuidadora não é mais fácil. A família é forte, mas quando ambos são empurrados em sentidos diferentes, o ponto de ruptura torna-se iminente.

 “Você Não Estava Aqui” (Sorry We Missed You), novo longa de Ken Loach. O filme relata a exaustiva e difícil rotina de uma família que vive em Newcastle, numa Inglaterra ainda assolada pela crise econômica de 2008. Ricky, Abby e seus dois filhos não têm uma vida fácil. Enquanto Abby trabalha diligentemente cuidando de idosos, Ricky só consegue trabalhos mal remunerados. Sem muita perspectiva, o casal vê uma oportunidade real de melhoria de vida aparecer quando decidem vender o carro que possuem para que Rick possa comprar uma van e se tornar um motorista de entregas por conta própria.
Com roteiro assinado por Paul Laverty, parceiro de Loach há algum tempo e que também assinou o roteiro de “Eu, Daniel Blake”, Você Não Estava Aqui narra a história de um cidadão e sua família, abandonados por um sistema cuja estrutura e tônica empurram cada vez mais e de maneira voraz, para a precarização do trabalho.  
“Este sistema é sustentável? É sustentável recebermos nossas compras através de um homem que dirige uma van 14 horas por dia? Esse é um sistema melhor do que ir diretamente às lojas e conversar com o lojista? Realmente queremos um mundo em que as pessoas trabalhem sob tanta pressão, com efeitos colaterais em seus amigos e familiares? Esta não é a economia de mercado que falha, pelo contrário, é um desenvolvimento lógico, causado pela forte concorrência para reduzir custos e maximizar lucros. O mercado está interessado em ganhar dinheiro, e ambos não são compatíveis. Trabalhadores pobres, como Ricky, Abby e suas famílias, pagam o preço”, comenta o diretor, Ken Loach.
Com o olhar voltado para esses profissionais autônomos, submetidos a um método de trabalho desumano e ilusório, o diretor questiona um sistema posto de novas formas de exploração, em decorrência da economia de livre mercado. Em Você Não Estava Aqui, Ken Loach não pretende apenas abordar a exploração do trabalhador, mas também as consequências disso em escala micro, no quanto esse modus operandi do sistema econômico afeta a vida familiar e faz as relações pessoais não saírem ilesas.  
A exibição do longa no Festival de Cannes de 2019, onde concorria a Palma de Ouro, causou uma grande comoção, assim como quando foi exibido no Festival de San Sebastián (2019), onde levou o Prêmio do Público de Melhor Filme Europeu. Com produção assinada por Rebecca O’Brien, parceira de Loach de longa data, Você Não Estava Aqui marcou presença também em festivais como, Festival Internacional de Cinema de Toronto (2019), Festival Internacional de Cinema de Zurique (2019), Festival Internacional de Cinema de Athenas (2019), e mais recentemente, no Festival do Rio (2019), dentro da mostra Panorama do Cinema Mundial. 
INGRESSOS: À venda na Bilheteria do CineBancários, aberta sempre meia-hora antes de cada sessão. Informações: 34331205.

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331205

Nenhum comentário: