Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Cine Dica: 'AindaTemos a Imensidão da Noite' no Cinebancários

“AindaTemos a Imensidão da Noite”, novo filme de Gustavo Galvão, estreia no dia 5 de dezembro na sessão das 19h no CineBancários

Longa foi selecionado para os festivais de Brasília, para o Cine Esquema Novo e foi exibido na última Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A resistência de uma cantora e trompetista é testada no novo filme do diretor Gustavo Galvão. Rodado em Brasília e em Berlim, o drama Ainda Temos a Imensidão da Noite narra a saga de Karen (Ayla Gresta), que vê o esfacelamento de sua banda de rock e de suas relações numa realidade cada dia mais desoladora. Aos 27 anos, ela deixa Brasília para dar vazão à paixão pela música.
Na trama, o relacionamento dos membros da banda de Karen aos poucos se despedaça por culpa da perspectiva quase nula de sobreviver na cena alternativa brasiliense. Os músicos do grupo cedem a empregos na máquina burocrática da cidade. Porém, após Artur, o guitarrista, ir embora para Berlim, a protagonista tenta seguir os passos dele para buscar uma maneira de subsistir sem precisar se entregar a um trabalho que a mate por dentro.
Gustavo Galvão, realizador de “Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa” (2013) e “Nove Crônicas para um Coração aos Berros” (2012), promove as locações e o som à condição de personagens. Os protagonistas são músicos de verdade e formam uma banda montada especialmente para o filme, chamada Animal Interior. O quarteto liderado por Ayla Gresta criou a trilha do longa em parceria com outros dois compositores e as músicas tiveram a produção do guitarrista norte-americano Lee Ranaldo, um dos fundadores da icônica banda de indie rock Sonic Youth. O músico estará em São Paulo (dia 19/11) e em Porto Alegre (dia 22/11) para o lançamento do filme.
O diretor assina o roteiro ao lado da alemã Barbie Heusinger e da gaúcha Cristiane Oliveira (do premiado longa “Mulher do Pai”). A equipe técnica conta com o designer de produção alemão Tamo Kunz, que trabalhou com Fatih Akin em filmes renomados como “Em Pedaços”, “Contra a Parede” e, mais recentemente, “O Bar Luva Dourada”, e a consagrada produtora Sara Silveira, de “As Boas Maneiras” e “Cinema, Aspirinas e Urubus”.
O longa, que estreia no dia 5 de dezembro no CineBancários, às 19h, , foi selecionado para diversos festivais, ente eles o de Brasília e a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

AINDA TEMOS A IMENSIDÃO DA NOITE
Brasil, ficção, 98 min.
direção Gustavo Galvão
roteiro Gustavo Galvão, Barbie Heusinger e Cristiane Oliveira
elenco Ayla Gresta, Gustavo Halfeld, Steven Lange, Vanessa Gusmão, Hélio Miranda, Marat Descartes, Bidô Galvão, Fernando Teixeira, Clemente Nascimento e Pit Bukowski
direção de fotografia André Carvalheira
designer de produção Tamo Kunz
direção de arte Valeria Verba
montagem Marcius Barbieri
desenho de som Ricardo Reis, ABC
supervisão de som Miriam Biderman, ABC
mixagem Paulo Gama
trilha original Animal Interior (com composições de Munha da 7 e Nicolau Andrade)
produção da trilha original Lee Ranaldo
produção executiva Maria Ionescu, Daniela Marinho e Peter Ketnath
produção Sara Silveira e Gustavo Galvão
distribuição Pandora Filmes

SINOPSE
Cansada de lutar por um lugar ao sol com sua aguerrida banda de rock, onde é vocalista e trompetista, Karen decide ir embora de Brasília, cidade que seu avô ajudou a construir. Ela segue os passos do ex-parceiro de banda Artur, que tenta a sorte em Berlim. O convite parte de Martin, amigo alemão com quem fecham um triângulo imprevisível.


DIRETOR
Gustavo Galvão
Gustavo Galvão nasceu em Brasília (1976). Formado em Jornalismo na Universidade de Brasília, fez especialização em Cinema na Escuela Universitaria de Artes y Espectáculos (Madri, Espanha) e dirigiu sete curtas entre 2002 e 2008. Destaque para o premiado “A Vida ao Lado” (exibido em 25 festivais mundo afora, 2006), e “A Minha Maneira de Estar Sozinho” (seleção do Festival de Brasília/2008 e do Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse/2010). O primeiro longa como diretor e roteirista, “Nove Crônicas para um Coração aos Berros”, recebeu menção do júri da FIPRESCI no 31º Festival Internacional do Uruguai (Montevidéu, 2013) e foi distribuído para a América Latina na Netflix e no iTunes. O segundo longa, “Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa” (2013), recebeu prêmios de trilha sonora e ator e foi distribuído de modo independente, em 17 cidades pelo Brasil, em 2014. Com filmagens em Brasília e Berlim, “Ainda Temos a Imensidão da Noite” (2019) é o terceiro longa como diretor e roteirista de Galvão.

ELENCO
Ayla Gresta (Karen, trompetista e vocalista)
Artista multidisciplinar e arquiteta profissional formada pela Universidade de Brasília, estudou trompete na Escola Americana. Passou a focar mais na carreira musical logo após as filmagens de “Ainda Temos a Imensidão da Noite”, em 2017, quando formou o duo YPU com Gustavo Halfeld, onde atua como vocalista e trompetista. Desde então, já gravou com nomes como Rios Voadores, Aiure, O Tarot e César Saez.

Gustavo Halfeld (Artur, guitarrista)
Guitarrista de origem, é hoje um requisitado produtor musical. Só em 2019, produziu discos de Aiure, Abismo e Rios Voadores, além das gravações do guitarrista Yonatan Gat (ex-Pavement) com a tribo Wapichana, no Santuário dos Pajés (DF). Em paralelo, administra o selo Quadrado Mágico (em parceria com Miguel Galvão) e se dedica ao duo que integra com Ayla Gresta, o YPU, onde toca guitarra e sintetizador.

Hélio Miranda (Cícero, baterista)
Um dos bateristas mais ativos de Brasília, é integrante de cinco bandas marcantes da cena local: Rios Voadores (que lançou em junho seu segundo disco, “Rios Voadores na Era Sinistroyka”), Galopardo, Judas (com dois EPs lançados em 2019), Pupilla e Munha da 7 Top Trio. Com a banda Judas, Hélio participa, desde 2018, do musical “Tocador da Viola Envenenada”, com direção de Sérgio Maggio.

Vanessa Gusmão (Lara, baixista)
Nascida em Brasília e radicada em São Paulo desde 2010, é baixista na Der Baum, que acaba de lançar o segundo álbum, D.B. 26.04.93 – com participação de Carol Navarro da Supercombo e Cris Botarelli da Far from Alaska, entre outros. Desde 2019, também toca na cultuada banda Veronica Decide Morrer, composta por integrantes LGBTQI+. Em paralelo, Vanessa é editora de som para cinema e TV.

Também integram o filme atores premiados como Marat Descartes (“Mulher do Pai”, “Quando Eu Era Vivo” e “Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa”), Fernando Teixeira (“Aquarius”) e Bidô Galvão (uma das atrizes mais importantes da cena teatral brasiliense). Entre os atores alemães que estão no elenco, destacam-se Steven Lange (que faz o triângulo central com a personagem de Ayla Gresta e o de Gustavo Halfeld), Pit Bukowski (“The Command”, de Thomas Vinterberg) e Dirk Lange (“Touch me Not”, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2018). Outra atração é a participação especial de Clemente Nascimento, pioneiro do punk no Brasil, no papel de um delegado.

TRILHA SONORA
Lee Ranaldo (produtor musical)
Guitarrista, cantor e compositor, Lee é fundador de uma das maiores referências do rock alternativo norte-americano, o Sonic Youth – conjunto formado em Nova York, em 1981, também por Thurston Moore, Kim Gordon e, a partir de 1985, Steve Shelley. Integrou o grupo até sua dissolução, em 2011, participando de álbuns emblemáticos como “Daydream Nation” (1988) e “Goo” (1990). Um destaque na trajetória no cinema é a produção musical do longa “Não Estou Lá” (de Todd Haynes, 2007). Em 2016, Martin Scorsese lhe confiou a consultoria da série “Vinyl” (HBO).

Munha da 7 (compositor)
Iniciou a carreira em 1997, em Brasília. Focado em música experimental, fundou em 2002 o Satanique Samba Trio, projeto que ficou internacionalmente conhecido após nove discos e apresentações na Europa. É baixista do Munha da 7 Top Trio e do Jota Dale Combo, além de compositor de trilhas para cinema e teatro. Destaque para o espetáculo “Tecendo Volúpias” (prêmio Sesc de Teatro Candango, em 2017).

Nicolau Andrade (compositor)
Formado na Escola de Música de Brasília e na UniRio, tinha quase dez anos de carreira quando entrou no prestigiado curso de Bacharelado em Jazz do Conservatório Real de Haia, em 2009. Atua na cena de jazz e improvisação livre em Amsterdã e foi membro da Koninklijk Conservatorium Big-Band, entre 2012 e 2014. Ele mora, ainda hoje, em Haia, dedicando-se ao ensino de música e do trompete.

DISTRIBUIDORA
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho.
Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa e Gabriela Amaral Almeida.
Em 2019, a distribuidora criou o projeto Caixa de Pandora que visa programar filmes premiados, escolhidos através de uma cuidadosa curadoria para serem exibidos em salas comerciais da rede Cinépolis, em 20 cidades do Brasil.

Assessoria de Imprensa:
TROMBONE COMUNICA
Tel: 11 3253-6185

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331205

Nenhum comentário: