Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 8 de dezembro de 2019

Cine Dica: André Félix, Sessão Abraccine e A Cidade dos Piratas (10 a 22 de dezembro)

  DOCUMENTÁRIO SOBRE A CENA CULTURAL CAPIXABA DOS ANOS 1960 EM DEBATE  SESSÃO ABRACCINE APRESENTA FILMES DE FLORA DIAS E DANIEL LENTINI ÚLTIMAS EXIBIÇÕES DE A CIDADE DOS PIRATAS
Cidade dos Piratas 

No sábado, 14 de dezembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio apresenta a sessão comentada do filme Diante dos Meus Olhos (2018, 81 minutos), com a presença do diretor André Félix. A mediação será feita pela produtora Alice Castiel. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos. O documentário aborda a história da cena cultural capixaba do final dos anos 1960, tendo a banda Os Mamíferos como principal fio condutor.
Diante dos Meus Olhos, primeiro longa-metragem do diretor André Félix, estreou internacionalmente no Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai e no Olhar de Cinema de Curitiba, ambos no ano de 2018. A Cidade dos Piratas, a grande obra-prima de Otto Guerra, ganha as últimas exibições do ano até o dia 17 de dezembro.

SESSÃO ABRACCINE
Na quarta-feira, 11 de dezembro, às 20h, os filmes de curta e média-metragem Miragem (dirigido por Flora Dias) e Animal Indireto (dirigido por Daniel Lentini) serão exibidos em sessão dupla na quinta edição Sessão Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). A sessão será comentada por integrantes da associação. Entrada franca.
Tendo como ponto de partida as demandas psicológicas dos dois realizadores/protagonistas e colocando em debate questões importantes ligadas às psicopatologias e aos transtornos psicológicos, MIRAGEM e ANIMAL INDIRETO aproximam-se também por utilizarem o documentário como espaço de experimentação da linguagem, arriscando articular palavra, performance e imagem em experiências multissensoriais, além de configurar também o cinema como possibilidade de ferramenta terapêutica e de reinvenção. Em MIRAGEM, Flora Dias filma sua mãe e a atriz Gilda Nomacce num registro que intersecciona memórias e invenções, como que num ritual ou tentativa de transformar o que não se quer mais para si em filme. Já em ANIMAL INDIRETO, o diretor Daniel Lentini se põe em questão após um severo ataque de pânico numa sala de cinema e ser diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Na intenção de usar o cinema como válvula de escape, ele viaja para filmar cenas no Brasil, em Cuba e no Haiti.

FILMES

DIANTE DOS MEUS OLHOS
Brasil, 2018, 82 minutos, DCP
Direção: André Félix
Muitos dizem que a passagem dos Mamíferos se assemelha a um meteoro: rápido, luminoso e intenso. E parte disso se explica pela inovação das composições e arranjos musicais, pelo uso de máscaras, adereços e fantasias, e por uma atitude libertária dentro e fora dos palcos. Formada por Afonso Abreu, Mário Ruy e Marco Antônio Grijó, a banda participou ativamente da criação da paisagem cultural daquele período histórico no Espírito Santo, mergulhando de forma intensa no sonho coletivo dos anos 60 e 70. Recentemente a importância dos Mamíferos, preservada em gravações e imagens de arquivo, tem sido reconhecida por jornalistas e pesquisadores. A banda mereceu matéria de capa do jornal O Estado de S. Paulo no dia 20 de novembro de 2011.

GRADE DE HORÁRIOS
10 a 22 de dezembro de 2019

10 de dezembro (terça)
14h –  Ninotchka
16h – ...E o Vento Levou
20h – O Morro dos Ventos Uivantes

11 de dezembro (quarta)
14h – Heróis Esquecidos
16h – O Mágico de Oz
18h – O Filho de Frankenstein
20h – Sessão Abraccine: Miragem + Animal Direto

12 de dezembro (quinta)
14h – O Morro dos Ventos Uivantes
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – A Mulher Faz o Homem
20h – Diante dos Meus Olhos

13 de dezembro (sexta)
14h – A Mocidade de Lincoln
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – Paraíso Infernal
20h – Diante dos Meus Olhos

14 de dezembro (sábado)
14h – Heróis Esquecidos
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – O Corcunda de Notre Dame
20h – Diante dos Meus Olhos + debate com André Felix

15 de dezembro (domingo)
14h – Ninotchka
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – A Mulher Faz o Homem
20h – Diante dos Meus Olhos

17 de dezembro (terça)
14h – O Corcunda de Notre Dame
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – No Tempo das Diligências
20h – Diante dos Meus Olhos

18 de dezembro (quarta)
14h – Ao Rufar dos Tambores
16h – Diante dos Meus Olhos
18h – Mostra Unisinos de Cinema
20h – Mostra Unisinos de Cinema

19 de dezembro (quinta)
14h – O Corcunda do Notre Dame
16h – O Mágico de Oz  
18h – Mostra Unisinos de Cinema
20h – Mostra Unisinos de Cinema

20 de dezembro (sexta)
14h – O Morro dos Ventos Uivantes
16h – Heróis Esquecidos
18h – O Filho de Frankenstein
20h – Projeto Raros (divulgação em breve)

21 de dezembro (sábado)
14h – O Filho de Frankenstein
16h – ...E O Vento Levou
20h – Paraíso Infernal

22 de dezembro (domingo)
14h – No Tempo das Diligências
16h – A Mocidade de Lincoln
18h – Ao Rufar dos Tambores
20h – Sessão especial de encerramento do ano: Vitalina Varela, de Pedro Costa.

Nenhum comentário: