Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Cine Dica: LIBERDADE É UMA GRANDE PALAVRA, de Guillermo Rocamora , estreia no CineBancários no dia 19 de dezembro na sessão das 17h


Ano de Produção 2018
País de Produção URUGUAI/BRASIL
Gênero DOCUMENTÁRIO
Festival Categoria Ano
IDFA Mostra Competiva 2018
É TUDO VERDADE Competição Latino Americana 2019
Em LIBERDADE É UMA GRANDE PALAVRA , que estreia no CineBancários no dia 19 de dezembro, às 17h, depois de treze anos em Guantánamo, Mohammed é libertado e tranferido para o Uruguai. Tem uma segunda oportunidade; começar uma vida em liberdade em um lugar desconhecido. Mas "liberdade" é uma palavra grande com um significado muito complexo.

Sinopse: Mohammed passou 13 anos no campo de detenção na Base Militar Americana de Guantánamo, onde foi submetido à fome, à tortura e à humilhação. Aos 38 anos, este dtento palestino tem a chance de uma escolha : ficar em Guantánamo ou começar uma nova vida no Uruguai, o único país que lhe abriu as portas. Lá ele teria teria casa e um auxílio financeiro do governo por dois anos, mas passado esse período estaria por conta própria.
Seguimos Mohammed, um homem calmo e muito devoto, neste recomeço. Da chegada em sua nova pátria até o final do período de dois anos de apoio do governo.  Ele estuda espanhol, aprende a dirigir, reza, faz cursos, entra em contato com sua família palestina e, junto com sua esposa uruguaia, enfrenta o desafio da nova vida.
Mohammed lida com a burocracia local e, mesmo em silêncio, seus olhos dizem tudo. Em alguns momentos, nós o ouvimos em off relembrando os dolorosos anos em Guantánamo. Mas nunca perdemos o foco na nova vida, na busca por trabalho… Mas quem o aceitará?
“Liberdade é uma Grande Palavra” mostra como a  vontade de recomeçar pode ser sufocada pela realidade, levando à sensação de impotência e revelando a complexidade da vida depois de Guantánamo.  


Elenco
Mohammed Taha Matan
Ficha Técnica (Equipe)
Direção: Guillermo Rocamora
Argumento: Guillermo Rocamora e Santiago López
Roteiro: Guillermo Rocamora
Direção de Fotografia: Andrés Boero Madrid e Guillermo Rocamora
Som Direto: Andrés Castro, Fabián Oliver, Hernán Gonzales, Pablo de Vargas e Rafael Alvarez
Montagem: Victoria Lammers, Guillermo Madeiro e Juan Ignacio Fernández
Desenho de Som: Rafael Alvarez
Música Original: Diogo Poças
Produção Executiva: Santiago López, Carla Ponte e Daniel Méndez
Coprodução: Matias Mariani, Carla Ponte, Juliana Funaro e Renata Wolter
Produção Associada: Daniel Méndez
Produção: Diego Robino e Santiago López

Bio Diretor(es)
Guillermo Rocamora nasceu no Uruguai em 1981. Estudou Ciências da Comunicação na Universidade da República e Roteiro na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba. Ele também participou da oficina literária do autor Mario Levrero. Guillermo foi assistente de produção no longa-metragem "Uísque" de Juan Pablo Rebella e segundo assistente de direção em "La Perrera" de Manolo Nieto. Em 2004 escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem de ficção "Conexiones" e, em 2007, este junto com Javier Palleiro, codiretor do curta-metragem "Buen Viaje" (seleção Oficial de Cannes 2018). Em 2013 Guillermo escreveu e dirigiu o documentário "La esencia de Carolina Herrera de Báez" para o Discovery Channel. Em 2014 dirigiu uma série de documentários sobre o traficante colombiano Pablo Escobar para a Fusion TV (EUA). Dirigiu o documentário "Liberdade  é uma Grande Palavra" selecionado para o IDFA 2018. No momento encontra-se captando recursos para seu próximo projeto de ficção.

Bio Produtora(s)
A Oriental Features é uma produtora com vasta experiência, longas-metragens, séries de TV e serviços de produção. Entre as nossas produções mais destacadas estão "El Motoarrebatador" (Seleção Oficial - Quinzena dos Diretores. Cannes 2018), "El Otro Hermano" (2017) e "Severina" (2017).
Prestamos serviços de produção para clientes como: HBO, Netflix, FOX, K&S Films, Recursos RT, Discovery Channel, entre outros.
Durante a última década, a PRIMO FILMES se dedicou a criar conteúdo comprometido, de relevância social e altamente atraente. Isso resultou em uma filmografia reconhecida internacionalmente que é inovadora tanto na narração quanto no artesanato visual. Seu primeiro longa-metragem, "O Cheiro do Ralo, foi um dos filmes independentes mais bem-sucedidos de todos os tempos entre a crítica pública e brasileira. Teve sua estréia internacional no Sundance Film Festival. Desde então, Primo produziu filmes que participaram da maioria dos principais festivais internacionais de cinema, como Cannes (Semana da Crítica e Quinzena dos Apaziguadores), Locarno, Berlim e Toronto, e que foram exibidos em grandes canais como HBO, Netflix. , Turner, Discovery, Globosat, Disney, entre outros. 

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331205

Nenhum comentário: