Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Cine Dica: 1939 - O Ano de Ouro de Hollywood (10 a 22 de dezembro)

MOSTRA ESPECIAL DE ENCERRAMENTO DO ANO APRESENTA CLÁSSICOS HOLLYWOODIANOS REALIZADOS EM 1939
E o vento levou

A partir de terça-feira, 10 de dezembro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra 1939 – O Ano de Ouro de Hollywood. A programação especial de encerramento de 2019 exibe doze clássicos lançados no ano que marcou o apogeu da era dourada do cinema clássico norte-americano, em diálogo com a exposição A Era do Ouro do Cinema: anos 30 e 40, com curadoria de Alice Trusz, que segue em exibição na galeria da Cinemateca até o dia 20 de dezembro. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
Os principais gêneros hollywoodianos – romance, comédia, musical, drama histórico, faroeste, fantasia, aventura, policial, horror – estarão presentes na tela da Cinemateca Capitólio! Grandes estrelas do cinema – Cary Grant, Vivian Leigh, Laurence Olivier, Greta Garbo, James Cagney, Rita Hayworth, Humphrey Bogart, Jean Arthur, John Wayne, Maureen O'Hara, Henry Fonda,  Judy Garland, James Stewart, Claudette Colbert, Clark Gable, iluminarão a esquina da Rua Demétrio Ribeiro e a Avenida Borges de Medeiros!
A seleção apresenta obras eternas da história do cinema como ...E o Vento Levou e O Mágico de Oz, dirigidos por Victor Fleming, A Mulher Faz o Homem, de Frank Capra, O Morro dos Ventos Uivantes, de William Wyler e outras obras-primas célebres de nomes como Howard Hawks, Raoul Walsh e Ernst Lubitsch. A programação também inclui os três marcos lançados pelo mestre John Ford naquele ano: No Tempo das Diligências, Ao Rufar dos Tambores e A Mocidade de Lincoln.

FILMES  
...E o Vento Levou
(Gone with the Wind)
Estados Unidos, 1939, 241 minutos, HD
Direção: Victor Fleming
Scarlett O'Hara é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

O Morro dos Ventos Uivantes
(Wuthering Heights)
Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD
Direção: William Wyler
Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff (Laurence Olivier) torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, o rebelde nutre grande paixão por Cathy (Merle Oberon), irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar (David Niven). Adaptação do romance de Emily Brontë.

O Corcunda de Notre Dame
(The Hunchback of Notre Dame)
Estados Unidos, 1939, 116 minutos, HD
Direção: William Dieterle
No final do Século XV, o tocador de sino Quasimodo é eleito o Rei dos Bobos. A bela cigana Esmeralda não tem a necessária permissão para entrar em Paris e procura santuário em Notre Dame com o Arcebispo de Paris.

O Paraíso Infernal
(Only Angels Have Wings)
Estados Unidos, 1939, 121 minutos, HD
Direção: Howard Hawks
Em um pequeno aeroporto na América do Sul, Bonnie Lee (Jean Arthur) conhece um grupo de pilotos que se arriscam diariamente entre neblina e montanhas fazendo entregas pela região. O frio e distante líder dos aviadores, Geoff Carter (Cary Grant), chama especialmente sua atenção, mas para conquistá-lo Bonnie terá antes que afastar Judy MacPherson (Rita Hayworth) de seu caminho. Mais uma obra-prima de aviação de Howard Hawks.

Ninotchka
Estados Unidos, 1939, 110 minutos, HD
Direção: Ernst Lubitsch
Nina "Ninotchka" Ivanovna, uma diplomata russa pragmática, é enviada a Paris em uma missão de negócios oficial. Lá, ela se apaixona pelo guardião das joias de uma grã-duquesa, o conde Leon, um homem que representa tudo que ela deveria odiar.

O Mágico de Oz
(The Wizard of Oz)
Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD
Direção: Victor Fleming
Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem.

Heróis Esquecidos
(The Roaring Twenties)
Estados Unidos, 1939, 106 minutos, HD
Direção: Raoul Walsh
Eddie Bartlett é um veterano de guerra desempregado que se torna contrabandista de bebidas, trocando as batalhas por garrafas. Enquanto cresce seu império, Eddie enfrenta ameaças externas e internas, constantes batalhas territoriais, confrontos de gangues e traições.

A Mulher Faz o Homem
(Mr. Smith Goes To Washington)
Estados Unidos, 1939, 129 minutos, HD
Direção: Frank Capra
Jovem interiorano e idealista é eleito para o Senado e chega à capital americana cheio de sonhos e aspirações. Mas logo ele descobrirá os verdadeiros interesses que movimentam seus colegas de congresso.

Ao Rufar dos Tambores
(Drums Along the Mohawk)
Estados Unidos, 1939, 104 minutos, HD
Direção: John Ford
Jovem casal muda-se para um vale e começa a descobrir os percalços da vida a dois. Atacados continuamente por índios que estão sob o comando da tutela britânica, acabam obrigados a recomeçar seu lar em outro local. A chegada do filho, a vida coletiva com os demais refugiados, tudo é ameaçado por um novo ataque.

A Mocidade de Lincoln
(Young Mr. Lincoln)
Estados Unidos, 1939, 100 minutos, HD
Direção: John Ford
Os primeiros passos do jovem Abraham Lincoln: sua formação no Direito, a perda da primeira esposa e a difícil defesa dos irmãos Matt e Adam Clay, acusados de homicídio. John Ford dirige um dos filmes maiores da sua obra, e um dos mais pessoais. Para muitos, é mesmo a sua obra prima absoluta. Eisenstein referiu-se a ele como o filme que gostaria de ter feito.

No Tempo das Diligências
(Stagecoach)
Estados Unidos, 1939, 97 minutos, HD

Direção: John Ford
Um grupo de nove pessoas é obrigado a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo, cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid (John Wayne).

O Filho de Frankenstein
(Son of Frankenstein)
Estados Unidos, 1939, 100 minutos, HD
Direção: Rowland V. Lee
O cientista e médico Barão Wolf von Frankenstein, filho de Henry Frankenstein, acompanhado da esposa Elsa e do filho pequeno Peter, vão ao castelo da família num vilarejo remoto. Mas, ao chegar, percebe que os habitantes do local temem que ele recrie a criatura de seu pai.

GRADE DE HORÁRIOS
10 a 22 de dezembro de 2019

10 de dezembro (terça)
14h –  Ninotchka
16h – ...E o Vento Levou
20h – O Morro dos Ventos Uivantes

11 de dezembro (quarta)
14h – Heróis Esquecidos
16h – O Mágico de Oz
18h – O Filho de Frankenstein
20h – Sessão Abraccine: Miragem + Animal Direto

12 de dezembro (quinta)
14h – O Morro dos Ventos Uivantes
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – A Mulher Faz o Homem
20h – Diante dos Meus Olhos

13 de dezembro (sexta)
14h – A Mocidade de Lincoln
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – Paraíso Infernal
20h – Diante dos Meus Olhos

14 de dezembro (sábado)
14h – Heróis Esquecidos
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – O Corcunda de Notre Dame
20h – Diante dos Meus Olhos + debate com André Felix

15 de dezembro (domingo)
14h – Ninotchka
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – A Mulher Faz o Homem
20h – Diante dos Meus Olhos

17 de dezembro (terça)
14h – O Corcunda de Notre Dame
16h – A Cidade dos Piratas
17h30 – No Tempo das Diligências
20h – Diante dos Meus Olhos

18 de dezembro (quarta)
14h – Ao Rufar dos Tambores
16h – Diante dos Meus Olhos
18h – Mostra Unisinos de Cinema
20h – Mostra Unisinos de Cinema

19 de dezembro (quinta)
14h – O Corcunda do Notre Dame
16h – O Mágico de Oz  
18h – Mostra Unisinos de Cinema
20h – Mostra Unisinos de Cinema

20 de dezembro (sexta)
14h – O Morro dos Ventos Uivantes
16h – Heróis Esquecidos
18h – O Filho de Frankenstein
20h – Projeto Raros (divulgação em breve)

21 de dezembro (sábado)
14h – O Filho de Frankenstein
16h – ...E O Vento Levou
20h – Paraíso Infernal

22 de dezembro (domingo)
14h – No Tempo das Diligências
16h – A Mocidade de Lincoln
18h – Ao Rufar dos Tambores
20h – Sessão especial de encerramento do ano

Nenhum comentário: