Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Cine Dica: O Melhor do Cinema Russo em Porto Alegre

Porto Alegre recebe a 5ª Edição da Mostra Mosfilm de Cinema Russo
Ciclo acontece de 5 a 18 de dezembro com entrada franca

De 5 a 18 de dezembro, Porto Alegre receberá 12 longas metragens do cinema soviético e russo, quase todos inéditos no Brasil. As produções, de períodos e estilos variados, fazem parte da programação da Mostra Mosfilm, que chega à sua 5ª edição, com sessões às 19 horas, na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (Casa de Cultura Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736).
Produções de várias décadas serão exibidas na mostra, e a diversidade de gêneros também chama a atenção na curadoria. Entre os destaques da programação estão "A Balada do Soldado", clássico de Grigori Chukhray, a ficção científica "Stalker", de Andrei Tarkovsky, e "A Prisioneira do Cáucaso", de Leonid Gayday, uma das mais populares comédias russas de todos os tempos. Os três filmes passaram, recentemente, por cuidadosos processos de restauração no Mosfilm, o que também aconteceu com mais 5 dos 12 filmes da Mostra.
Outra novidade é a exibição de um balé, a versão de "Spartacus" de Yury Grigorovich, de 1975, com o Balé Bolshoi. Karen Shakhnazarov, diretor geral do Mosfilm, também tem filme na programação deste ano, o drama "O Mensageiro", de 1986. O filme mais recente da seleção é a comédia "Aluga-se uma Casa com Todos os Inconvenientes", de Vera Storozheva, de 2016.
A Mostra é uma realização do CPC-UMES Filmes, UGES e UMESPA e do Estúdio Mosfilm, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim e o Instituto Estadual de Cinema do RS.
Apoio: Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia (Rossotrudnichestvo), Embaixada da Federação da Rússia na República Federativa do Brasil e Sputnik Cultural.

PROGRAMAÇÃO:

05/12 – QUINTA – 19H
A BALADA DO SOLDADO
1959 / P&B / 88 MIN / GUERRA
Direção: Grigori Chukhray
Elenco: Vladimir Ivashov, Zhanna Prokhorenko, Antonina Maksimova e Nikolai Kryuchkov
Sinopse: Durante a 2ª Guerra, o soldado Alyosha destrói dois tanques alemães. Ao invés de uma medalha, pede uma licença para visitar a mãe. Na jornada, o jovem compartilha com o povo os sacrifícios da vida na retaguarda. Premiado nos festivais de Cannes, São Francisco, Londres e Milão.

06/12 – SEXTA – 19H
STALKER
1979 / COR / 162 MIN / FICÇÃO CIENTÍFICA
Direção: Andrei Tarkovsky
Elenco: Aleksandr Kaidanovsky, Anatoly Solonitsyn, Nikolai Grinko, Alisa Freyndlikh
Sinopse: Num futuro indefinido, um guia (stalker) conduz dois homens conhecidos como Escritor e Professor a uma área proibida, a "Zona". Dentro dela há uma usina desativada com um aposento que possui a propriedade de realizar os desejos de quem entrar nele. Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes (1980).

07/12 – SÁBADO – 19H
A PRISIONEIRA DO CÁUCASO
1966 / COR / 80 MIN / COMÉDIA
Direção: Leonid Gayday
Elenco: Aleksandr Demyanenko, Natalya Varley, Yury Nikulin, Vladimir Etush
Sinopse: Em viagem de pesquisa ao folclore do Cáucaso, o jovem estudante Shurik se apaixona pela atlética, belíssima e politizada Nina. Mas a garota é sequestrada pelo homem mais poderoso da região, que planeja impor a ela um casamento arranjado. Mais uma comédia em que Gayday ultrapassou a marca dos 76,4 milhões de ingressos vendidos.

08/12 – DOMINGO – 19H
AMIGOS VERDADEIROS
1954 / COR / 100 MIN / COMÉDIA
Direção: Mikhail Kalatozov
Elenco: Vassily Merkurev, Boris Chirkov, Aleksandr Borisov e Liliya Gritsenko
Sinopse: Era uma vez três garotos que moravam em um subúrbio de Moscou. Borka tornou-se um famoso cirurgião; Sashka, professor de pecuária; e Vaska, doutor em arquitetura. Lembrando-se da promessa dada um ao outro quando crianças, eles partem em uma jangada pelo rio Volga e passam por muitas aventuras.

10/12 – TERÇA – 19H
O COMUNISTA
1957 / COR / 110 MIN / DRAMA
Direção: Yuli Raizman
Elenco: Evgeny Urbansky, Sofya Pavlova, Evgeny Shutov e Boris Smirnov
Sinopse: Realizado para marcar o 40º Aniversário da Revolução, o filme mostra a curta, mas brilhante vida de Vassily Gubanov, seu trabalho honesto e consciencioso na construção de uma grande central elétrica em Zagora, durante a Guerra Civil. Sem perceber, ele vai realizando os feitos que o tornarão um herói postumamente. Menção Honrosa no Festival de Veneza.

11/12 – QUARTA – 19H
SPARTACUS
1975 / COR / 93 MIN / BALÉ
Direção: Yury Grigorovich
Elenco: Vladimir Vassilev, Natalya Bessmertnova, Maris Liepa, Nina Timofeeva
Sinopse: Na Roma Antiga, Spartacus, um soldado trácio, é capturado por Crasso com sua esposa Frígia. Forçado a lutar como gladiador e matar um de seus amigos, ele planeja um levante sem precedentes. “Spartacus” é uma das mais famosas obras de Khachaturian. Composto em 1954, é considerado um dos maiores balés do repertório do Bolshoi.

12/12 – QUINTA – 19H
RAPAZIADA!
1981 / COR / 92 MIN / DRAMA
Direção: Iskra Babich
Elenco: Aleksandr Mikhaylov, Pyotr Glebov, Irina Ivanova, Mikhail Buzylyov-Kretso e Pyotr Krylov
Sinopse: Pavel está servindo o Exército quando recebe carta da mãe, dizendo que Nastya o traía. Ele decide não retornar à sua cidade natal. Treze anos depois, descobre que a mãe se enganara. Nastya morrera, deixando três filhos órfãos. A mais velha é também filha de Pavel. O que fazer? Menção Honrosa no 32º Festival de Berlim.

13/12 – SEXTA – 19H
ELES LUTARAM PELA PÁTRIA
1975 / COR / 157 MIN / GUERRA
Direção: Serguei Bondarchuk
Elenco: Vassily Shukshin, Vyacheslav Tikhonov, Serguei Bondarchuk e Yury Nikulin
Sinopse: Reconstituição dos três dias de retirada de um regimento do Exército Vermelho em direção à Stalingrado, sob a ótica de três soldados de origens diferentes — um engenheiro agrônomo, um mecânico e um mineiro. Baseado em romance do Nobel de literatura Mikhail Sholokhov, foi indicado à Palma de Ouro de 1975.

14/12 – SÁBADO – 19H
ALUGA-SE UMA CASA COM TODOS OS INCONVENIENTES
2016 / COR / 90 MIN / COMÉDIA
Direção: Vera Storozheva
Elenco: Victoria Isakova, Irina Pegova, Nina Dvorzhetskaya e Svetlana Khodchenkova
Sinopse: Corretor ambicioso aluga a mesma casa para várias famílias. Depois de algumas situações embaraçosas as coisas parecem estar caminhando bem, quando o proprietário do imóvel retorna de uma viagem sem saber que o amigo a quem ele emprestara a casa a tinha alugado.

15/12 – DOMINGO – 19H
A FLOR DE PEDRA
1946 / COR / 81 MIN / AVENTURA
Direção: Aleksandr Ptushko
Elenco: Vladimir Druzhnikov, Ekaterina Derevschikova, Tamara Makarova e Mikhail Troyanovsky
Sinopse: Mestre da animação e efeitos especiais, Aleksandr Ptushko realizou em 1946 um dos mais instigantes filmes fantásticos da história do cinema, contando a fábula de um artesão que se dispõe a sacrificar tudo pela perfeição técnica de sua arte.

17/12 – TERÇA – 19H
VOLGA-VOLGA
1938 / P&B / 104 MIN / COMÉDIA MUSICAL
Direção: Grigori Aleksandrov
Elenco: Lyubov Orlova, Igor Ilinsky, Andrei Tutyshkin e Vladimir Volodin
Sinopse: Acompanhados por um burocrata que pretende utilizá-los em proveito de sua ascensão, dois grupos de artistas amadores deixam a aldeia em que vivem e vão participar de um concurso de talentos em Moscou. Terceiro musical estrelado por Lyubov Orlova, com direção de Grigori Aleksandrov e música de Isaak Dunaevsky.

18/12 – QUARTA – 19H
O MENSAGEIRO
1986 / COR / 89 MIN / DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov
Elenco: Fyodor Dunaevsky, Anastasya Nemolyaeva, Oleg Basilashvili e Inna Churikova
Sinopse: Vivendo durante a era Gorbachev numa sociedade à deriva, rapaz sem noção consegue emprego de office boy. Através de uma das entregas, ele conhece o professor Kuznetzov e sua filha Katya. Para irritar o professor, ele afirma ter engravidado Katya. Para sua surpresa, ela confirma a sua história.

Nenhum comentário: