Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 8 de dezembro de 2019

Cine Dica: 'Democracia em Vertigem' em destaque na Sala Redenção

Democracia em Vertigem

Considerado um dos dez melhores filmes do ano segundo o jornal The New York Times, o documentário Democracia em Vertigem (2019) integra a programação da semana de 9 a 13 de dezembro da Sala Redenção. O filme será exibido na quinta-feira, 12, às 19h, na sessão especial produzida pelo Cinema Universitária em parceria com a Sigma Cinema, coletivo que promove atividades de fomento do audiovisual independente brasileiro e que conecta a universidade com produções do campo dos direitos humanos. Democracia em Vertigem, dirigido pela realizadora do premiado Elena (2012), Petra Costa, conta a história da chegada e ascensão de Lula na presidência da República e mostra articulação do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. Segundo o jornal americano, o filme faz uma “análise cuidadosa dos eventos que levaram à eleição de Jair Bolsonaro, o presidente populista do Brasil. Este documentário angustiante é o filme mais assustador do ano”.
A Sala Redenção inaugura, na próxima quarta-feira, 11, a 1ª Mostra Fabico de Cinema. A sessão contempla uma seleção de curtas-metragens, realizados nos últimos quatro anos, na disciplina de mídias audiovisuais dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da UFRGS. A exibição, com curadoria da professora da disciplina, Miriam Rossini, e da bolsista Aline Rodrigues, tem a proposta de integrar os espaços da universidade e dar visibilidade às produções universitárias.
Na sessão mensal CineDhebate Diretos Humanos, a Sala Redenção exibe o drama americano Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), dirigido por Michel Gondry. O filme conta a história de Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet), um casal que durante anos tentou fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre, retirando de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude, Joel decide se submeter ao mesmo tratamento experimental, mas acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa. A sessão acontece na quarta-feira, às 19h.
A programação segue com a segunda edição da Mostra Animal, promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira, na Sala Redenção. A proposta da exibição é tornar o conhecimento acessível e proporcionar discussões relacionadas à exploração animal, a impactos socioambientais e à nutrição sem carne. Com obras nacionais e internacionais, como Planeat (2010) e Fantasmas na Nossa Máquina (2013), a mostra acontece entre os dias 09 e 10 de dezembro. Após a sessão haverá debate com especialista do tema.

Confira a programação completa no site oficial do site clicando aqui. 

Nenhum comentário: