Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Cine Dica: Mostra Cinesapa (22 a 25 de agosto)

MOSTRA CINESAPA APRESENTA FILMES E PROMOVE DEBATES NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
SAPATÃO, CÂMERA, AÇÃO!     

De 22 a 25 de agosto, a Cinemateca Capitólio Petrobras recebe a mostra CINESAPA. A programação apresenta filmes inéditos na cidade e uma série de debates sobre lesbianidade e cinema.  O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
A programação destaca importantes documentários, como Sapatão, Câmera, Ação!, de Caroline Berler e Lesbian Avengers Eat Fire, Too, de Janet Baus e Su Friedrich; ficções que apresentam a subjetividade de mulheres lésbicas em diferentes etapas da vida, como Tempestade na Estrada, de Thom Fitzgerald, e 2 Garotas In Love, de Maria Maggenti, e curtas-metragens contemporâneos, como Tamagotchi, de Fernanda Reis, e  Segredo dos Lírios, de Brunna Kirsch e Cris Aldreyn.

CINESAPA
Coletivo de mulheres lésbicas que pesquisa e propõe programações relacionadas a cinema e lesbianidade. Criado no final de 2018, o coletivo nasceu da insatisfação com a falta de representatividade em produções audiovisuais e tem como objetivo promover a visibilidade e produção de obras que contemplem de forma plural a subjetividade das mulheres lésbicas, as suas relações e as lutas do cotidiano.

PROGRAMAÇÃO
22 de agosto (quinta-feira) – 19h30
       
TAMAGOTCHI              
Brasil, 2019, 22 minutos, digital - Ficção             
Direção: Fernanda  Reis 
Sinopse: Laura (Iris Farias) decide desligar a internet e olhar o mundo ao seu redor. Ela logo conhece Agatha (Ana Girardello) e as duas se apaixonam. Quase como se tudo estivesse programado para acontecer.       

SAPATÃO, CÂMERA, AÇÃO!             
(DYKES, CAMERA, ACTION!)
Estados Unidos,
2018, 58 minutos, digital – Documentário
Legendas em português              
Direção: Caroline Berler          
Sinopse: Dykes, Camera, Action! conta com nomes de cineastas renomadas para compartilhar suas histórias de vida e para falar sobre como expressam suas identidades como lésbicas nos filmes.  
debate sobre lésbicas no cinema com Fernanda Reis (diretora do Tamagotchi), Pam Hauber (produtora) e Lívia Pasqual (diretora de fotografia)

23 de agosto (sexta-feira) – 19h30

TEMPESTADE NA ESTRADA
(CLOUDBURST)
Estados Unidos, 2011, 93 minutos, digital - Ficção
Legendas em português
Direção: Thom Fitzgerald
Sinopse: Stella (Olympia Dukakis) e Dotty (Brenda Fricker),
estão juntas há 31 anos. Após a neta de Dot decidir colocá-la em um asilo para idosos, elas decidem embarcar em uma viagem de carro para o Canadá para se casar.  Debate sobre lesbianidade na maturidade e atuação – participantes a confirmar. 

24 de agosto (sábado) – 19h30

2 GAROTAS IN LOVE
(THE INCREDIBLY TRUE STORY OF 2 GIRLS IN LOVE)
Estados Unidos, 1995, 94 minutos, digital - Ficção 
Legendas em português
Direção: Maria Maggenti
Sinopse: Randy Dean (Lauren Holloman) e Evie (Nicole Ari Parker), se apaixonam apesar de suas diferenças e juntas passam por descobertas, preconceito e dilemas de um jovem casal lésbico. 

25 de agosto (domingo) – 19h30

SEGREDO DOS LÍRIOS
Brasil, 2012, 16min, digital, Doc.
Direção: Brunna Kirsch, Cris Aldreyn
Sinopse: O amor de mães
por suas filhas lésbicas em três casos de superação das expectativas conservadoras da sociedade.

LESBIAN AVENGERS EAT FIRE, TOO
Estados Unidos, 1993, 56 minutos, digital - Doc.
Legendas em português
Direção: Janet Baus, Su Friedrich
Sinopse: O Lesbian Avengers é um grupo de ativistas
fundado em 1992 para lutar pelos direitos e a visibilidade lésbica. Conhecido por suas estratégias para chamar atenção para a causa, como flyers de recrutamento e até mesmo engolir fogo. debate sobre ativismo lésbico - participantes a confirmar

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

Nenhum comentário: