Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Cine Dica: COLETIVO CINESAPA APRESENTA FILME NO PROJETO RAROS

Par Perfeito. 

Na sexta-feira, 9 de agosto, às 20h, uma edição especial do Projeto Raros em parceria com o coletivo CINESAPA apresenta O Par Perfeito (Go Fish, 1994, 87 minutos), de Rose Troche. A sessão será apresentada por integrantes do coletivo de mulheres lésbicas que pesquisa e propõe programações relacionadas ao cinema e à lesbianidade. Exibição digital com legendas em português. Entrada franca.    

O Par Perfeito
(Go Fish)
Estados Unidos, 1994, 87 minutos
Direção: Rose Troche
Exibição digital com legendas em português
Sinopse: Comédia romântica independente inspirada nos filmes undergrounds dos anos 1960. Max é uma jovem lésbica descolada com dificuldades para encontrar um amor. Uma amiga a apresenta a Ely, que é o oposto de Max: mais velha, caseira e deselegante. Em meio à vida cotidiana e em seu grupo de amigas, uma atração surge entre Max e Ely. A sessão será apresentada pelo coletivo CINESAPA.

CINESAPA
Coletivo de mulheres lésbicas que pesquisa e propõe programações relacionadas a cinema e lesbianidade.  Criado no final de 2018, o coletivo nasceu da insatisfação com a falta de representatividade em produções audiovisuais e tem como objetivo promover a visibilidade e produção de obras que contemplem de forma plural a subjetividade das mulheres lésbicas, as suas relações e as lutas do cotidiano. Para o segundo semestre de 2019, serão promovidos diversos eventos focados nessa temática, como a 1ª Mostra CINESAPA, que acontecerá entre 22 e 25 de Agosto na Cinemateca Capitólio Petrobras, em Porto Alegre.
A primeira programação promovida pelo coletivo, em parceria com o Projeto Raros, é a exibição de Go Fish (O Par Perfeito), um filme estadunidense realizado e focado em lésbicas. É o primeiro filme da diretora Rose Troche e teve sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde levou o Teddy Award de melhor filme. A obra vai além do romance, contando uma história de amizade e companheirismo que aborda alguns conflitos dentro da comunidade lésbica. Após a exibição na Cinemateca Capitólio Petrobras, a programação continua no Glória Bar com a exibição, às 22h, do curta-metragem The 10 Rules: A Lesbian Survival Guide, seguida de uma roda de conversa sobre os dois filmes.

GRADE DE HORÁRIOS
9 a 14 de agosto de 2019

9 de agosto (sexta-feira)
14h – O Mistério de Picasso
15h30 – O Escândalo Clouzot
17h – Rafiki
18h30 – Fourteen
20h – Projeto Raros: O Par Perfeito, de Rose Troche

10 de agosto (sábado)
14h – Sessão Acessível: Ponto Zero
16h – As Diabólicas
18h30 – Fourteen
20h15 – Rafiki

11 de agosto (domingo)
14h – O Assassino Mora no 21
16h – O Salário do Medo
18h30 – Fourteen
20h15 – Rafiki

13 de agosto (terça-feira)
14h – As Diabólicas  
16h – O Mistério de Picasso
18h30 – Fourteen
20h15 – Rafiki

14 de agosto (quarta-feira)
14h – O Salário do Medo
16h30 – Fourteen
18h – Rafiki
19h30 – Xico Stockinger

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

Nenhum comentário: